Raven’s Home (A Casa da Raven) 6x09 – What Had Happened Was…

Juneteenth.

Exibido originalmente em 18 de junho de 2023, “What Had Happened Was…” é o nono episódio da sexta temporada de “Raven’s Home”, e é um daqueles episódios cujo valor vão além da comédia. Não é um episódio particularmente engraçado (acho que nenhuma das histórias funciona realmente muito bem como comédia, mesmo quando tenta), mas é um episódio que traz um assunto importantíssimo através de um dilema que a Alice enfrenta por causa de um teste vindouro… ao responder prontamente que a “escravidão acabou nos Estados Unidos com a Declaração da Emancipação em 1863”, a resposta que é tida como “certa”, Alice ignora uma parte da história dos afro-americanos escravizados que não foram todos emancipados mesmo em 1863.

Há alguns momentos em que “Raven’s Home” se dedica a levantar temas raciais de uma maneira consciente e importante, especialmente tendo em vista o seu público-alvo, e eu acho que isso precisa ser valorizado! Na temporada passada, tivemos um arco sobre racismo com a trama toda do carro de Booker, e foi angustiante, mas real e pertinente. Agora, Victor explica para Alice a respeito de “Juneteenth”, e toda a luta que se seguiu à Declaração da Emancipação em alguns estados dos Estados Unidos – e Alice é consciente o suficiente para se recusar a dar a resposta “padrão” para uma pergunta que ela considera ultrapassada, porque sabe que muita gente ignorando a história vai fazer com que ela seja esquecida eventualmente… o episódio faz um trabalho lindíssimo.

Como comédia, no entanto, eu acho que funciona pouco. Não achei realmente engraçada nenhuma cena de Alice, nem mesmo a sequência a la “Missão Impossível”. Tem as reações da professora, a garota que leva tudo de maneira bastante literal, a rivalidade eterna entre Alice e Dylan, o pesadelo que a Alice tem antes de despertar e ficar conversando com a Tasha sobre o que fazer no dia seguinte, no teste… mas nada que funcione de verdade e nos faça rir. E a Raven acaba passando o episódio bem apagada, sem ter uma história realmente própria (sério, CADÊ O REALITY SHOW DA RAVEN?!), e percebemos como ela faz falta em destaque. De todo modo, é um episódio muito bom e com uma temática interessante, eu só queria ter me divertido mais mesmo.

Por fim, temos o Booker e toda aquela história do anuário – e a frase que a Cami escreveu sobre ele. Como o namoro do Booker e da Cami nunca foi realmente um dos meus plots favoritos, não é um grande destaque para mim nem nada, mas eu gosto do fato de “Raven’s Home” ter dado algum contexto para o término aparentemente “abrupto” deles, e eu acho que foi muito bem colocado em cena com a conversa dos dois presos no elevador em paralelo com como foi a conversa do dia em que eles terminaram… a montagem ficou muito boa, de fato! Neil e Ivy também acabam ganhando papéis “secundários” nesse episódio, mas entregam um ou outro bom momento com o pedido de desculpas, com comentários sobre o anuário ou reações ao elevador travado.

 

Para mais postagens de Raven’s Home, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários