[Season Finale] Avatar: The Last Airbender 1x08 – Legends

“The world needs you. I need you”

Com um episódio grandioso e impactante, “Avatar: The Last Airbender” chega ao fim e, para mim, o saldo final é positivo. Eu não acho que seja a melhor série do ano, tampouco acho que seja um live-action tão competente e carismático quanto “One Piece”, de 2023, mas é uma produção muito bonita, com roteiro competente e que abre portas para se explorar mais desse mundo, o que quer dizer que eu estou torcendo muito por uma segunda temporada. “Legends” começa já no meio da ação, porque nós sabemos que a Nação do Fogo está pronta para atacar Agna Qel’a, na Tribo da Água do Norte, e eles precisam se proteger como puderem… gostei muito do ritmo desse episódio final, gostei do que foi escolhido como clímax da temporada, e do desfecho com encaminhamentos futuros…

Também é muito bom ver como tudo o que Katara fez no episódio anterior, quando desafiou Pakku, gera resultados, porque as mulheres são finalmente autorizadas a lutar para defender Agna Qel’a, e Katara é colocada para liderar um grupo de aprendizes que a chamam de “Mestre Katara”, um posto que ela precisará assumir oficialmente quando começar a treinar o futuro Avatar na dobra de água… e enquanto a luta da Nação do Fogo contra a Tribo da Água se desenvolve, Zhao tem um plano muito mais elaborado e muito mais perigoso, que coloca em risco o próprio equilíbrio do mundo: ele pretende aproveitar a noite em que os espíritos do oceano e da lua aparecerão no mundo de forma material para DESTRUIR O ESPÍRITO DA LUA – e, consequentemente, acabar com todos os dobradores de água.

O próprio Iroh tenta impedir as ações de Zhao, porque sabe o que isso representaria para o mundo e sabe que nem mesmo o Lorde Ozai ia querer isso, enquanto o Avatar Kuruk alerta Aang do que está por vir, qual é o plano de Zhao… e como Aang precisa correr contra o tempo e tentar evitar esse estrago, Katara fica para trás para enfrentar Zuko em uma das minhas cenas favoritas de toda a temporada de “Avatar: The Last Airbender”. QUE SEQUÊNCIA DE AÇÃO MARAVILHOSA! É muito bom ver o quanto Katara avançou como dobradora de água, e as coisas que ela consegue fazer durante aquela batalha, batendo de frente com um dobrador de fogo treinado, é incrível! Eu poderia passar muito tempo tranquilamente assistindo à luta daqueles dois!

Mas outras coisas estão em jogo… Aang e Iroh, juntos, tentam impedir Zhao, e por um segundo eu achei que eles conseguiriam, mas Zhao mata o Espírito da Lua – e, então, o mundo se transforma e o caos emerge. O desequilíbrio toma conta, os dobradores de água perdem seus poderes e enfraquecem, e várias mortes acontecem durante a guerra, enquanto mais uma raça inteira de dobradores está prestes a ser exterminada… e, sem o Espírito da Lua, não há qualquer esperança para os dobradores de água. É aí que Aang, em Estado Avatar, resolve se sacrificar, entregando-se ao espírito do oceano para que ele canalize a sua fúria através dele e acesse todo o poder do Avatar… afinal de contas, Aang passou muito tempo acreditando que aquele não é seu mundo nem seu lugar.

“There is no Aang anymore”

“There is no Avatar. Not anymore”

O Espírito do Oceano, a verdadeira ira encarnada numa forma que me lembra o Godzilla, ataca indiscriminadamente quem estiver à sua frente, enquanto Katara tenta chamar Aang de volta, em uma cena que é surpreendentemente bonita… em paralelo, Sokka acaba “dando uma ideia” involuntariamente para a Princesa Yue, que percebe que ela foi trazida de volta à vida há muito tempo e que, portanto, existe parte do Espírito da Lua dentro dela – ela é a chave para o retorno do Espírito da Lua e do equilíbrio no mundo, mas ela vai ter que se sacrificar por isso. Embora o Sokka se desespere e diga “Não!” (não comprei esse “romance”, me desculpem), não há como ou por que impedi-la… o seu sacrifício é a única coisa que vai literalmente SALVAR O MUNDO e os dobradores de água.

Gosto muito do paralelo da Princesa Yue se sacrificando para trazer a Lua de volta, ao mesmo tempo em que Katara está tentando falar com o Aang, porque acredita que, de alguma maneira, ele ainda está lá dentro – a maneira como ela é sincera em suas palavras, como manda ele “parar de ser idiota”, porque ele não é só o Avatar, mas também é sua família… esse é o seu mundo, essa é a sua casa e eles são a sua família. Então, ela solta aquela frase impactante, verdadeira e bonita, na qual ela diz que “o mundo precisa dele; que ela precisa dele”. Assim, com o retorno da Lua graças à Princesa Yue e com as palavras sinceras de Katara, Aang está de volta. Ainda temos muito a ver a respeito do Aang, e é necessário ver a sua evolução, mas acho que ele desempenha um papel interessante nesse primeiro Finale.

“Avatar: The Last Airbender” tem muito potencial.

Zuko também protagoniza cenas muito boas nesse último episódio – e ele termina sendo o meu personagem favorito em toda a temporada! Além de sua luta contra Katara, também tem o momento em que ele enfrenta Zhao e algumas verdades dolorosas vêm à tona, e ele descobre que toda a missão dada pelo seu pai de caçar o Avatar e retornar para casa era, na verdade, uma farsa, e que ele só estava sendo usado como “motivação” para a irmã, Azula, mas o Lorde Ozai talvez nunca tenha pretendido de verdade aceitá-lo de volta. Isso o atinge profundamente, e é uma cena grandiosa, que é apenas o começo de um novo desenvolvimento de Zuko. Os últimos minutos do episódio definem algumas coisas que serão exploradas em uma segunda temporada, mas isso fica para depois…

 

Para mais episódios de “Avatar: The Last Airbender”, clique aqui.

 

Comentários