O Malefício (2023) – O emprego de Beatriz

O novo sócio da SegurVida.

Por causa de um erro em uma cotização que custou bastante dinheiro para a empresa, Beatriz perdeu o seu emprego – mesmo que ela trabalhe na empresa há anos, seja uma funcionária exemplar, tenha feito de tudo para corrigir seu erro e tenha conseguido outros vários clientes para “suprir” a perda… ainda assim, Beatriz foi friamente demitida por conta de um único erro, e nós sabemos que, na maioria das vezes, é assim mesmo que acontece na vida real: as empresas não se importam com ninguém. Beatriz, no entanto, tem uma esperança: no evento que vai ser realizado com o novo sócio da SegurVida, ela pretende conversar com alguém e pedir uma nova oportunidade… e as coisas acabam saindo muito melhor do que ela esperava, para o desespero de Álvaro.

Álvaro está lidando com ciúmes constantes em relação a Enrique de Martino. Quando ele aparece para buscar Beatriz para o evento, Juanito comenta a respeito das últimas vezes em que Enrique esteve ali: quando apareceu para lhe dar um presente, por exemplo, ou quando “trouxe um restaurante para dentro de casa”. E isso já faz com que Álvaro fique espumando. Já comentei em outras ocasiões, mas a verdade é que Beatriz está numa situação complicada: Enrique está obcecado, e ele tem valores que destoam gravemente dos seus; por outro lado, Álvaro também é possessivo, ciumento e tóxico; Beatriz estaria muito melhor se ficasse sozinha, isso sim. O tom de agressividade e cobrança na voz de Álvaro quando ele fala com Beatriz são angustiantes de se ver.

Isso que ele nem sabe o quanto a tia e Vicky estão empurrando Beatriz pro Enrique!

A grande ironia é que Álvaro sai de casa furioso e morrendo de ciúmes de Enrique de Martino, e quando eles chegam no evento da empresa, eles descobrem que o novo sócio é quem? O próprio Enrique de Martino! Foi bem satisfatório ver a expressão que tomou conta do rosto de Álvaro, que mistura incredulidade, insegurança e raiva, enquanto Beatriz está sorridente e até um pouco encantada enquanto Enrique faz o seu discurso em um palanque. Assim que o discurso chega ao fim, o nojento do Álvaro se volta contra Beatriz, a acusando de ter mentido para ele e de saber o tempo todo sobre isso (?), e Beatriz garante que não sabia de nada, mas que se ele não acredita nela, então o problema é dele… e ela tem uma amiga que a defende lindamente!

Assim que desce do palco, Enrique parte imediatamente para a mesa de Beatriz para cumprimentá-la, e esse é um momento MARAVILHOSO. Álvaro está com o desprezo e a insegurança estampados no rosto, enquanto Enrique tenta esconder seu deboche, mas não a confiança. E vai ficando ainda melhor quando Enrique pergunta se “aquela é sua mesa” para Beatriz e ela diz que não tem mesa, porque ela foi demitida naquela manhã e está ali para pedir uma nova oportunidade… dissimuladíssimo, o chefe que a demitiu de uma maneira tão humilhante, grosseira e irrevogável, tenta alegar que “tudo foi um mal-entendido”, e eu amo que Beatriz não o deixa se safar tão fácil, falando firmemente como ele foi claro quando a demitiu.

Para completar a ironia, o chefe de Beatriz, alegando ainda que foi um mal-entendido, diz que “ele cometeu um erro e todo mundo pode cometer um erro”, e Beatriz tampouco deixa isso passar, e comenta que foi exatamente isso que ela disse para ele naquela manhã, mas ele dissera que “existem erros que têm consequências”. Toda a situação acaba sendo divertida, e é muito bom ver a vitória de Beatriz, que acaba sendo convidada por Enrique para se juntar a ele em outra mesa, dizendo que “ele a quer ouvir sobre o que ela tem a dizer a respeito da empresa, e como pode melhorá-la nessa nova fase”. Beatriz até teme que Enrique tenha feito isso tudo só por ela, e não quer se sentir em dívida, mas ele garante que fez um bom negócio e, de quebra, ainda a ajudou…

E confia nela.

Quando retorna para a sua mesa original, Beatriz encontra um Álvaro ainda mais furioso – que não leva em consideração o que a amiga de Beatriz dissera, sobre como essa atitude dele só vai afastá-la, e a culpa será dele, não de Enrique. Cheio de acusações, julgamentos e cobranças (e comentários ácidos e desnecessários), Álvaro está cavando a própria cova… conforme Beatriz se encanta por Enrique, ela se desencanta de Álvaro na mesma velocidade, e poderia ser diferente se ele não fosse um completo babaca escroto. Amo que quando Álvaro tenta se desculpar e dizer que “só está agindo assim porque está louco de ciúmes”, Beatriz diz que não merece que ele a trate assim, e abre a porta de casa para que ele vá embora… o “namoro” deles está com os dias contados.

E, no que depender de Vicky e da tia, Beatriz tem mesmo que dar uma chance a Enrique de Martino – e elas querem usar a festa de aniversário de Juanito para que eles se aproximem… afinal de contas, Enrique dissera que viria à festa se fosse convidado, e o Juanito quer que ele venha… basta que Beatriz o convite, certo? Curiosa (e, novamente, irônica) a maneira como a tia diz à Beatriz, quando ela conta sobre tudo o que aconteceu no evento, que Enrique “sempre aparece quando ela precisa” e diz que “ele é um anjo na sua vida”. Quer dizer, EU ADOREI AS NUANCES DESSE DIÁLOGO! Será que um dia Beatriz vai ficar sabendo de todos os segredos de Enrique de Martino? Se esse for o caso, provavelmente será apenas depois que ela já estiver muito envolvida…

Ela e Juanito. O sucessor.

O trabalho de Beatriz no dia seguinte parece quase outro lugar – várias mudanças foram feitas prontamente por Enrique, que colocou uma linha direta para que ela possa conversar com ele, por exemplo, e uma espécie de “garçom” que está ali para atender a todo e qualquer pedido seu. Álvaro, por sua vez, segue cada vez mais furioso e cada vez mais grosseiro, dizendo a Beatriz que “todas as mudanças que Enrique fez foi para agradá-la”, o que não é mentira, é claro, mas o problema está na maneira como Álvaro fala isso e como se volta contra Beatriz… na verdade, ela não é o tipo de mulher que se impressiona com dinheiro: seu afeto não pode ser comprado. Mas Enrique está jogando bem, mostrando constantemente que ele se importa e lhe dando atenção.

E é assim que ele vai conquistá-la.

 

Para mais postagens de “O Malefício”, clique aqui.
Para as demais produções da “Fábrica de Sonhos”, visite a nossa página.

 

Comentários