Malhação 2004 – A perícia de Fabrício

Facilmente manipulável.

Posso dizer? O Fabrício não se ajuda, daí fica difícil… a sua memória continua voltando aos poucos – recentemente, ele se lembrou que foi empurrado lá de cima do estaleiro, por exemplo, embora não se lembre quem foi que o empurrou –, mas ele se deixa manipular com uma facilidade absurda por Natasha, que lhe convence de que ele pode estar confuso e que essa é uma acusação muito grave para ele sair fazendo desse jeito. Como inicialmente, apesar das insistências de Natasha para que “Fabrício não diga nada antes de consultá-la”, ele parece determinado a contar toda a verdade no seu depoimento, Natasha e Catraca percebem que só existe uma coisa que eles podem fazê-lo: impedir que ele deponha. E, para isso, ele não pode passar na perícia médica.

Então, Catraca, que está desesperado para manter o Fabrício calado porque sabe que ele está ferrado se Fabrício contar o que lembrou (“Que saco! Que que esse menino foi sair do coma?”), pensa em um plano simples: eles precisam embaralhar a cabeça de Fabrício, enlouquecê-lo para que ele seja reprovado na perícia e, portanto, não possa depor, e Natasha entra nesse jogo com ele. Primeiro, por exemplo, Natasha liga e marca um encontro para estudar com Fabrício no Giga, mas, no dia seguinte, chega no colégio dando bronca em Fabrício por “ele ter dado um bolo”, dizendo que “passou o dia todo esperando por ele no clube”. São pequenas coisas como essa que, ao se acumularem, vão deixar o Fabrício extremamente confuso e duvidando da própria memória.

Depois, Natasha aproveita que Fabrício sai da sala no final da aula para tomar um remédio, antes que o Pasqualete fale sobre uma prova dos capítulos 14 e 15 na semana seguinte, e troca os números no quadro para 12 e 13, o que certamente deixaria Fabrício extremamente confuso quando o professor garantisse que era 14 e 15 e toda a sala estivesse de prova de que esses foram os números que ele escreveu no quadro… depois, Catraca chama Fabrício para um ensaio, mas quando ele aparece no ensaio da Vagabanda, Gustavo fica assustado e pergunta se ele não se lembra do problema que deu da última vez que ele apareceu por ali, e quando Fabrício diz que “Catraca o convidou”, Catraca desmente e Natasha o apoia, dizendo que Catraca não disse nada e perguntando o que está acontecendo com ele…

Então, a dúvida é devidamente plantada. Fabrício começa a questionar sua própria memória, se sente confuso, preocupado, e não tem certeza de que está pronto para a perícia e para o depoimento, e é interessante como “Malhação” nos apresenta duas cenas breves de Fabrício com Murilo, que são totalmente o oposto das cenas dele com a Vagabanda: Murilo é bacana, dá toda a força que Fabrício precisa, e percebemos que, se ele estivesse por perto de pessoas boas como o Murilo e a Letícia, ambos dispostos a ser seu amigo e ajudar, ele não estaria passando por todos esses problemas, mas ele se deixa enganar pela Vagabanda… ainda assim, graças aos conselhos de Murilo, Fabrício vai à perícia e se sai muito bem – tanto que ele vai poder depor em breve.

Agora, Catraca precisa convencê-lo a não dizer a verdade, então. Fabrício diz que vai dizer a verdade, que foi empurrado, mas não se lembra por quem, mas Natasha o impede, porque sabe que tem um controle imenso sobre ele, e Fabrício é excessivamente inocente e burro para cair em seu joguinho. Primeiro, Natasha tenta convencê-lo a não dizer que foi empurrado, e como nada está surtindo muito efeito, ela beija Fabrício novamente e muda para uma voz suave, pedindo que ele mantenha a história de que tropeçou no tênis “por ela”. E Fabrício cai direitinho na armadilha… logo em seguida, quando o Murilo pergunta como foi que ele caiu lá de cima, ele conta a mesma história de que tropeçou no tênis, mesmo que, no fundo, ela não faça tanto sentido.

Fabrício vai seguir mentindo.

 

Para mais postagens de “Malhação 2004”, clique aqui.

 

Comentários