Doctor Who (3ª Temporada, 1966) – Arco 027: The War Machines

“Doctor Who is required”

Conclusão de temporada, uma “despedida” inesperada e a apresentação de dois novos companions, que serão os primeiros a passar por uma “regeneração” do Doctor. Com roteiro de Ian Stuart Black e direção de Michael Ferguson, “The War Machines” é o décimo e último arco da terceira temporada de “Doctor Who” e foi exibido originalmente entre 25 de junho e 16 de julho de 1966, em quatro partes. Dessa vez, a TARDIS aterrissa novamente em Londres, e a história tem um pouquinho de discussão de Inteligência Artificial quando o Doctor fica sabendo da WOTAN, uma máquina que pode pensar sozinha, e o seu iminente lançamento parece empolgar muito alguns cientistas, enquanto preocupa muito alguns outros… e se ela decidir que não precisa mais de humanos?

Rapidamente, descobrimos que a WOTAN está mesmo “controlando” alguns humanos, que ela consegue “hipnotizar” com um barulho alto, e esses mesmos humano se tornam incapazes de perceber o tamanho do problema que estão anunciando quando eles mesmos dizem que WOTAN vai assumir a liderança e “definir o futuro da humanidade” nos próximos dias: quem vai viver e servir às máquinas para sempre e quem vai ser definitivamente eliminado. E, para acabar com a humanidade, WOTAN encomendou uma série de máquinas de guerra que, a meu ver, me lembram muito os Daleks – como se fossem protótipos deles ou algo assim. E eu acho que essa é justamente para ser a “brincadeira”, já que os Daleks foram, inclusive, citados pelo Doctor no início do arco.

E Dodo nunca os conheceu.

Nem conhecerá.

Toda a história de Dodo Chaplet, infelizmente, chega ao fim bruscamente, sem uma despedida decente – e ela participa apenas dos dois primeiros episódios de “The War Machines”. É a Dodo quem conhece Polly e Ben primeiro, quando ela “sai para curtir a noite de Londres”, e ela acaba sendo “capturada” e se tornando uma das servas de WOTAN, e suas instruções são simples: ela deve levar o Doctor para a máquina – “Doctor Who is required. Bring him here”. Dodo até consegue fazer com que o Doctor faça uma ligação para o Professor Brett e a WOTAN tenta controlá-lo a partir daí, mas acaba não funcionando com ele e, com isso, Dodo meio que “se entrega”. Tudo o que o Doctor faz é hipnotizá-la, dizer que ela dormirá por 48h e acordará melhor, e então a deixa levarem para outro lugar…

E nós nunca mais vemos a Dodo.

Assim, o episódio se preocupa em apresentar e a começar a desenvolver Ben e Polly, e eu acho que os dois tem carisma e potencial para serem ótimos companions, porque eles são jovens, destemidos e inteligentes. Polly acaba sendo controlada pela WOTAN, assim como a Dodo, enquanto o Ben acaba por descobrir toda a operação – quando ele tenta escapar levando a Polly com ele, no entanto, ele acaba sendo preso como um “espião”, porque ele não deveria ter visto nada daqueles testes com as máquinas de guerra sem estar hipnotizado ele mesmo… quando Ben consegue escapar, ele procura exasperadamente pelo Doctor, para contar que Polly “é uma deles agora” e tudo o que ele viu no depósito onde a máquina está sendo testada… e eles pretendem destruir Londres.

Uma das coisas mais legais é que Ben consegue “escapar” do depósito em parte porque Polly o deixa… ainda que ela esteja hipnotizada e sendo controlada pela WOTAN como tantos outros humanos, também existe uma parte dela que ainda se lembra de quem ela é, e sua própria vontade “escapa” através do controle alheio, e ela protege o Ben, porque ele é seu amigo, afinal de contas! É essa força que se espera de um companion em “Doctor Who”. Ben, por sua vez, é uma boa dupla para o Doctor, e eles partem em uma verdadeira guerra contra as máquinas que estão destruindo Londres e aquela que deve realmente ser detida, segundo o Doctor: a WOTAN. Afinal de contas, eles não sabem quantas máquinas de guerra podem estar espalhadas por Londres…

Mas ele sabe quem está por trás de tudo.

O episódio traz algumas sequências interessantes de ação, bastante da cidade de Londres, e uma confusão e destruição que rende um anúncio no rádio pedindo que as pessoas fiquem em casa e, em hipótese alguma, tentem enfrentar os robôs que estão atacando. É o Doctor, curiosamente, quem pensa em uma “armadilha” para prender uma das máquinas da WOTAN, que ele pretende reprogramar e enviar de volta para a WOTAN, para que a Inteligência Artificial seja devidamente destruída e, então, toda essa história possa ter fim… é bom o argumento de que tudo começou no laboratório do Professor Brett, e tudo vai acabar lá novamente. Com mais um tanto de ação que é bem-vinda, o plano do Doctor acaba funcionando e salvando a Terra novamente.

E, então, ele ruma à TARDIS, para poder partir – e, enquanto ele espera por Dodo, Ben e Polly vêm correndo com um recado que é supostamente dela, anunciando que ela decidiu ficar em Londres, mas manda o seu amor a ele… o Doctor reage um pouco surpreso, um pouco inconformado, e eu fico muito triste que a Dodo tenha saído dessa maneira tão abrupta, sem uma despedida real, tudo porque a atriz foi demitida no meio do arco e os roteiristas não quiseram se dar ao trabalho de dar-lhe um bom final. Eu gostava da Dodo! Mas “Doctor Who” é uma série de ciclos, sempre foi… e eu estou empolgado para ver como será ter Ben e Polly a bordo da TARDIS, ainda mais porque eles acabam se tornando parte da tripulação meio que “por acaso”.

Foi um fim de temporada instigante…

Que venha a quarta!

 

Para mais postagens sobre o Primeiro Doctor, clique aqui.

Para todas as publicações sobre “Doctor Who”, clique aqui.

 

Comentários