Anti Reset – Chapter 9: Are you mine or not?

A partida de Ever 9.

Bem típico de penúltimo episódio de BL, hein? “Anti Reset” chega ao seu nono episódio trazendo dor e sofrimento para seus protagonistas, e discussões que não foram levadas com suficiente seriedade durante a série para serem levantadas agora, mas eu preciso assistir ao último episódio para tecer críticas de fato… de todo modo, nos preparamos para nos despedir de Yi-Ping e de Ever 9 pouco depois de Yi-Ping se convencer de que tudo estava bem: Ever 9 tinha “dado problema” há pouco tempo, passara uns dias no laboratório para “reparos”, mas estava de volta na sua companhia, com uma série de desejos a serem realizados, e disposto a fazer com que Yi-Ping conhecesse suas “outras funções”. Portanto, ele não estava preparado para dizer adeus.

Mas Ever 9 estava “se despedindo” desde que retornara, na verdade. Ele sabia que mais cedo ou mais tarde ele teria que ir embora, e só queria ter as memórias mais bonitas possíveis antes de ter que partir. O meu “problema” com “Anti Reset” é que a série nunca se preocupou de verdade com a dualidade humano x inteligência artificial, sempre apresentando Ever 9 praticamente como um humano – não havia quase nada em seu comportamento que o diferenciasse de fato de um ser humano, com sentimentos e emoções, a não ser o fato de que sabíamos, pelo roteiro, que se tratava de um robô experimental que tinha sido enviado para a casa de Yi-Ping para ajudá-lo com o braço machucado e, quem sabe, nas suas relações com as pessoas…

Pensando de uma maneira estritamente racional, e eu sei que há quem vá discordar de mim nesse momento, o que o tio de Yi-Ping diz não está errado. Sendo Ever 9 uma inteligência artificial, ele foi pré-programado para sentir e para reagir como o faz, e Yi-Ping não deveria estar apaixonado por ele… e também faz sentido o que o tio fala sobre como ele nunca se apaixonou de verdade por alguém, então o que ele está sentindo é, na verdade, uma projeção. Mas, como eu disse, esse nunca foi de verdade o foco da série, que desenvolveu um Ever 9 bastante humano e o romance entre ele e Yi-Ping como desenvolveria um romance entre dois humanos que tivessem se conhecido com um jovem indo ajudar um professor com o braço machucado e tudo o mais.

Aprendi a aceitar a fantasia da série, no entanto. Eu sei que não se trata de uma ficção científica, e ela não se propôs a isso – o dilema final, no entanto, revolve todo em torno de “Ever 9 não ser uma pessoa de verdade”. Tendo entendido isso depois da conversa com o tio de Yi-Ping, Ever 9 se prepara para partir, para o desespero de Yi-Ping, ainda que isso também lhe doa profundamente (já que Ever 9 SEMPRE foi um “robô” capaz de sentir de verdade). Ever 9 vai se afastando sem que Yi-Ping o entenda (ele se perguntando se “fez algo de errado” e por que Ever 9 o acha “entediante”), enquanto vai “apagando” a sua existência da vida de Yi-Ping, tirando fotos do porta-retratos por exemplo e dolorosamente queimando uma das fotos mais bonitas dos dois juntos…

Então, quando Yi-Ping finalmente retorna para casa, entendendo um pouco melhor as coisas depois da conversa com o tio, Ever 9 o está esperando com as malas prontas – e com um contrato de verdade, que nunca foi assinado, e a confissão de que ele “o enganou” e “passou dos limites” com aquele beijo logo na sua chegada, e foi isso o que tornou a relação deles confusa… mas, antes de partir, ele agradece a Yi-Ping por ter lhe dado “uma experiência humana”. Chorando, Yi-Ping o abraça e pede para que ele não vá embora, porque quer passar o resto de sua vida com ele… pouco depois, tudo o que sabemos é que alguma coisa deu muito errada, e provavelmente é alguma sobrecarga do sistema de Ever 9, tentando processar todas aquelas emoções.

Sentir que “tem” que partir e não o querer, e saber que isso está doendo em Yi-Ping e ele não quer que ele vá… isso é demais para o sistema de Ever 9, que “quebra”, exatamente como ele alertara Yi-Ping que podia acontecer – e ele justamente não queria que Yi-Ping o visse dessa forma. Agora, nos preparamos para o último episódio de “Anti Reset”, que promete intensidade e lágrimas, e não sei bem o que esperar. Apesar do drama desse penúltimo episódio (típico do gênero, na verdade), eu não acho que “Anti Reset” foi uma série construída para um final triste (mas eu posso estar enganado, é claro). Vamos apenas ver como as coisas acontecerão para permitir que esse romance, mesmo com todos os seus empecilhos, encontre uma maneira de florescer.

 

Para mais postagens de “Anti Reset”, clique aqui.
Também visite nossa página: Reviews de BLs

 

Comentários