Sítio do Picapau Amarelo – Sétima Temporada (2007)

Novidades!

A última temporada do “Sítio do Picapau Amarelo” na Rede Globo, exibida entre 09 de abril e 07 de dezembro de 2007 em 165 capítulos, retorna para o formato abandonado nas duas temporadas anteriores: novamente separado em histórias, a temporada de 2007 volta-se mais uma vez para a adaptação dos livros originais, embora com liberdade o suficiente para alterá-los, até porque já é um universo estabelecido que não retoma, em tela, os eventos do Reino das Águas Claras, por exemplo. A temporada foi, talvez, um baque para quem estava acompanhando o “Sítio do Picapau Amarelo” desde 2001, porque temos uma completa reformulação tanto no visual da temporada quanto no elenco, com a intérprete da bonequinha de pano sendo trocada pela primeira vez nessa versão.

E eu vou já deixar minha opinião: eu gosto bastante dessa temporada. Não é necessariamente a minha favorita, mas eu não cheguei a assisti-la na TV na época de sua exibição, o que talvez alterasse minha percepção… assistindo à temporada pela primeira vez agora, como adulto, eu vejo várias qualidades nessa versão! Eu gosto do visual exageradamente colorido (embora o visual rural da temporada de 2006 ainda seja o meu favorito!), e eu realmente acho que a Tatyane Goulart entrega uma atuação impecável como a Emília, a Marquesa de Rabicó, assim que ela se encontra dentro da personagem… há um quê na sua voz, postura e forma de agir que me remete imediatamente à Reny de Oliveira, que interpretou a Emília entre 1978 e 1982, e ela é incrível!

Graças à Emília de Tatyane Goulart, a temporada já me parece muito boa! Outro acerto para mim é a Bete Mendes como Dona Benta, porque eu acho que ela transmite demais essa vibe responsável, mas carinhosa que a personagem exige (assim como o fez como a Dona Ana, em “A Casa das Sete Mulheres”, poucos anos antes). Também estão no elenco: Raquel de Queiroz, como Narizinho; Vitor Mayer, como Pedrinho; Kiko Mascarenhas, como o Visconde de Sabugosa; Rosa Marya Colin, como Tia Nastácia; Gésio Amadeu como o Tio Barnabé; Fabrício Boliveira como o Saci; e, é claro, Solange Couto, dividindo opiniões como a nova versão da Cuca! A bruxa causa estranheza por ser a primeira vez que a personagem não tem uma fantasia de jacaré, mas a Solange Couto é ótima!

Não é uma temporada perfeita, mas eu acredito realmente que os acertos são mais expressivos que os erros… o que é um Rabicó de quem eu não gosto muito perto de uma Emília que eu amo? Também é dada bastante atenção a um enredo no Arraial dos Tucanos, que conta com o Delegado Lupicínio, que é um lobisomem e não sabe; o Xing Ling, assistente do delegado por quem a Iara se apaixona; o Elias e o Libério brigando constantemente por causa de Minerva, a dona da pensão; e o falso Barão de Tremembé e a Minerva, dois golpistas que querem muito se dar bem. Particularmente, eu acho que algumas coisas muito boas saem das tramas do Arraial (gosto de quase todos os personagens), e é muito melhor do que o Coronel Teodorico ou a Dona Joaninha.

A temporada consiste de 6 histórias: “O Saci Contra-Ataca”, com 25 capítulos, é inspirada no livro “O Saci” e “Reinações de Narizinho”; “As Invenções do Visconde”, com 20 capítulos, é inspirada no livro “O Poço do Visconde”, com um quê de “Serões de Dona Benta” e, quem sabe, “Reinações de Narizinho” também; “O Adorável Abominável”, com 25 capítulos, é predominantemente inspirada no livro “Caçadas de Pedrinho”; “A Nova Reforma da Natureza”, com 20 capítulos, é, como o título sugere, inspirado nas duas partes de “A Reforma da Natureza”; “Quem Quiser Que Conte Outra”, com 40 capítulos, é inspirada no livro “O Picapau Amarelo”; e, por fim, “O Anjinho da Asa Quebrada”, com 35 capítulos, que é inspirado em “Viagem ao Céu”.

Eu acho que a temporada de 2007 do “Sítio do Picapau Amarelo” tem algumas EXCELENTES histórias. Infelizmente, eu acho que “O Anjinho da Asa Quebrada” é uma história bastante inexpressiva para ser a finalização da temporada, mas, antes dela, acompanhamos histórias como “O Adorável Abominável” e “Quem Quiser Que Conte Outra”, que são as minhas duas favoritas. Em uma delas, o “Quindim” é substituído pelo Fofim, e causa medo por sua aparência, até encontrar uma casa no Sítio de Dona Benta e no Circo de Escavalinho; em outra, os personagens do Mundo Encantado, em uma revolta contra os mandos e desmandos da Dona Carochinha, se mudam para as propriedades ao redor do Sítio do Picapau Amarelo, em busca de refúgio político.

Acredito que a temporada tem um clima e um ritmo muito gostosos! Com um visual sempre muito bonito e cheio de cores, o elenco se empenha em entregar algo bacana, que acaba sendo estranhamente nostálgico, por trazer de volta a separação em histórias e por nos levar de volta às histórias mais clássicas do “Sítio do Picapau Amarelo”, mesmo que sejam novas visões sobre os livros originais nos quais os personagens apareceram pela primeira vez! Infelizmente, essa é a temporada que marca o fim dessa segunda adaptação da Rede Globo, mas eu descobri um carinho bem especial por ela enquanto assistia agora, e acho que muitas vezes ela é tratada com muita dureza pelos fãs dos elencos e estilos anteriores. É uma temporada bem competente, na verdade!

Eu me diverti assistindo! E senti que era, sim, o “Sítio do Picapau Amarelo”!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários