Unknown – Episode 5: Is missing you a habit or destiny?

“Você já sabe que eu gosto de homens?”

Um episódio importantíssimo, e que vem antes de um momento de ainda mais sofrimento na vida de Zhi Yuan – embora eu acredite que a sua vida tem sido de um sofrimento sem tamanho há anos! O fato de o Yuan estar apaixonado por Wei Qian é algo que ele carrega consigo há muito tempo, e que é profundamente doloroso porque ele está em uma posição na qual ele está vendo o Wei Qian o tempo todo, ele pode abraçá-lo, pode cuidar dele, pode passar a mão no seu cabelo, pode até dormir com ele durante a noite, mas algo como ele imagina na viagem de acampamento não acontece, de fato, entre eles, porque Wei Qian não o vê dessa maneira… é o típico problema do “tão perto e, ao mesmo tempo, tão longe”, e é algo que se torna um verdadeiro martírio.

Eu sabia que aquela cena do quase beijo no fim do episódio passado não era real… muitos anos de BL nos ensinaram a prever esse tipo de coisa, e fica ainda mais claro quando Wei Qian responde ao beijo de Yuan sem hesitação. Ainda que o beijo tenha sido apenas fruto da imaginação de Yuan, a viagem ainda traz um diálogo importante no qual Yuan pergunta se “ele já sabe que ele gosta de garotos”, e é bom ouvi-lo dizer isso. É angustiante, no entanto, ver a maneira como Qian reage a isso, especialmente porque ele tem falas que parecem ser preconceituosas, e que talvez sejam apenas uma maneira de proteger Yuan e não querer que ele sofra, mas ainda assim são problemáticas. Quando ele pergunta se “Yuan já pensou bem sobre isso”, ele dá a entender que ele tem “escolha”.

E ele não tem.

Ser gay não é uma escolha.

Aquela conversa machuca Yuan de diferentes maneiras. Teria machucado mesmo que Yuan estivesse apaixonado por um colega de faculdade ou qualquer outra pessoa, e machuca ainda mais sendo que Yuan está irremediavelmente apaixonado por Qian. E, ainda assim, Yuan é o fofo de sempre na maneira protetora como ele cuida de Qian quando nem mesmo Qian cuida de si mesmo. Ele insiste para que ele vá dormir e tire uma pausa do trabalho, ele faz com que ele tome remédio, e ele dorme ao seu lado, o abraçando durante a noite – o que acaba gerando um problema, eventualmente, porque San Pang os vê dormindo juntos, acha estranho e começa a se perguntar se Wei Qian não é “o tal cara por quem Yuan está apaixonado”. E passa o episódio todo nisso.

De maneira bem invasiva, por sinal.

Achei bacana a explicação de Wei Qian sobre por que não podia impedir Yuan de dormir abraçado com ele naquela noite, porque não quer que Yuan sinta que ele o está afastando agora que ele contou que é gay, e não quer que ele se sinta excluído ou rejeitado, como ele já vai se sentir por parte da sociedade… e esse é um detalhe que mostra que talvez a fala anterior de Wei Qian não seja fruto de preconceito mesmo. De todo modo, ele se recusa a enxergar que San Pang pode ter razão, e eu acho que o San Pang podia até ter falado de sua desconfiança para Qian, mas ele poderia ter deixado por isso mesmo – ao invés de ficar se intrometendo da maneira mais absurda possível, indo falar com a Lili, por exemplo, ou fazendo perguntas estranhas no trabalho.

Yuan está para passar um fim de semana fora fazendo alguma espécie de treinamento, mas, antes de partir, ele passa no escritório de Wei Qian para fazer uma visita, para forçá-lo a descansar nem que seja por cinco minutos, para fazer com que ele tome os remédios que precisa tomar, e para pedir que os seus colegas de trabalho cuidem dele em sua ausência… o que é a atitude de sempre de Yuan, vivendo em função de Qian e cuidando dele – de uma maneira que talvez não seja nem saudável, porque Yuan também precisa viver para si mesmo. Me pergunto como será, para ambos, quando Yuan partir para algum outro país para fazer o seu intercâmbio, sobre o qual já ouvimos falar em um diálogo recente entre Wei Qian e Zhi Yuan. Talvez seja importante para ambos.

Quando retorna, Yuan se depara com uma notícia nada legal – parece que ele e Lili estão prestes a ganhar uma cunhada. Ou talvez San Pang só esteja desesperado para que isso aconteça. Não sabia que eu ia desgostar do personagem de San Pang, mas ele estava insuportável nesse episódio! Ele percebeu que Yuan está apaixonado por Qian, se meteu em um assunto que não era seu, e faz toda aquela cena para deliberadamente machucar o Yuan, sabendo que, se ele está mesmo apaixonado por Qian, ele vai ficar muito triste com essa notícia de “cunhada”. E, para completar, ele vai até o quarto de Yuan para perguntar se Qian é “o cara por quem ele está apaixonado”, mas essa é uma conversa que fica para o próximo episódio… e o próximo episódio promete sofrimento.

Chegaremos, enfim, ao momento que iniciou “Unknown”.

E saberemos as consequências dele.

 

Para mais postagens de “Unknown”, clique aqui.
Visite também a nossa página: Reviews de BLs

 

Comentários