Alma Gêmea (2005)

“Carne e unha… alma gêmea”

Depois de dois grandes sucessos de época para o horário das seis – “O Cravo e a Rosa”, em 2000, e “Chocolate com Pimenta”, em 2003 –, Walcyr Carrasco estava pronto para fazer história novamente e entregar mais uma grande novela em 2005, dessa vez com a também aclamada “Alma Gêmea”. E QUE NOVELA MARAVILHOSA! Com uma temática espírita e um romance que supera até mesmo a morte, a novela traz um pouco de tudo o que adoramos nas obras de Walcyr Carrasco, como o humor físico e descabido, um pouquinho de absurdo muito bem-vindo, uma vilã ambiciosa e capaz de qualquer coisa e, é claro, uma galeria de personagens cativantes… não tem como não amar “Alma Gêmea”, e ela foi um verdadeiro e merecido sucesso em sua exibição original!

Exibida entre 20 de junho de 2005 e 11 de março de 2006, em um total de 227 capítulos, “Alma Gêmea” foi um grande sucesso de público e crítica, e registrou números marcantes de audiência, com uma média geral de 39 pontos, a maior da década de 2000, com o último capítulo tendo uma média de 53 pontos e picos de 56 (e números similares em um capítulo em que Mirna e Cristina protagonizam uma aguardada cena!). O sucesso retornou ao Vale a Pena Ver de Novo em 2009 e ganhou, também, uma exibição recente, em 2022, no Canal Viva. Agora, a novela está prestes a retornar para a telinha da Rede Globo, a partir do dia 29 de abril de 2024, em sua segunda reprise no Vale a Pena Ver de Novo, quase 15 anos depois de ter estado na TV aberta pela última vez.

“Alma Gêmea” se passa em Roseiral, e conta a história de amor entre Rafael e Luna – ele, um botânico inspirado que adora o ofício que vem de família e cria novas variedades de rosas; ela, uma bailarina talentosa que acabou de chegar à cidade. O romance, intenso e verdadeiro, de Rafael e Luna é o que nos conduz durante um primeiro capítulo romântico, envolvente e bonito… o capítulo vai do momento em que eles se conhecem, na noite da Festa das Rosas em Roseiral, até o fatídico dia, tempos depois, em que Luna é baleada do lado de fora do Teatro Municipal de São Paulo depois de sua estreia como primeira bailarina, e Rafael chora sobre o seu corpo sem vida, dizendo que a ama e pedindo, desesperadamente para que ela não o abandone, para que volte para ele

E Luna tenta voltar.

No entanto, o espírito de Luna se vê em uma espécie de labirinto infinito de escadas e acaba reencarnando em Serena Anauê, em uma aldeia indígena distante… e Serena terá que fazer uma “viagem grande” se ela quiser encontrar o seu destino e o seu amor – e, para isso, tudo o que ela tem é a misteriosa rosa branca que ela vê nas águas da Gruta do Lago Azul desde pequena, e a ideia de que ela precisa ir para Sa’ Paulo, que é uma cidade grande como as que ela desenhava na escola, quando era criança. Serena trilha um caminho “de volta” a Rafael, então, que passou os últimos 20 anos preso ao passado, tentando manter viva a memória e o espírito de Luna dentro de um ateliê em sua mansão, esperando que um dia ela pudesse passar por aquelas portas novamente…

Como era de se esperar, no entanto, o romance de Rafael e Serena não será, de maneira alguma, tranquilo… afinal de contas, a invejosa Cristina ronda a vida de Rafael desde antes da morte de sua prima Luna – e, de certa maneira, ela tem culpa naquele assassinato, por causa das famigeradas joias da família, que ela acha que deveriam ser suas por direito, como a neta mais velha de Adelaide… ambiciosa, imparável e, quiçá, com uma ajuda sobrenatural, Cristina pretende infernizar a vida de Serena, para poder finalmente ter para si o homem com quem ela sempre sonhou, com direito a todos os movimentos mais clássicos de uma vilã de telenovela, do tipo que adoramos detestar (e um dos finais mais emblemáticos que já se viu na televisão, diga-se de passagem).

O elenco de “Alma Gêmea” conta com Eduardo Moscovis e Priscila Fantin como os protagonistas Rafael e Serena, bem como com Flávia Alessandra como Cristina, a vilã principal da trama. Também temos nomes como Elizabeth Savalla, Ana Lúcia Torre, Walderez de Barros, Drica Moraes, Alexandre Barillari, Luigi Baricelli, Sidney Sampaio, Ângelo Antônio, Felipe Camargo, Erik Marmo, Rodrigo Phavanello, Rita Guedes, Nívea Stelmann, Neusa Maria Faro, Fúlvio Stefanini, Nicette Bruno, Kayky Brito, Emílio Orciollo Netto e, é claro, a queridíssima Fernanda Souza, interpretando a Mirna (aposto que você já pode até ouvir o grito do Crispim a essa altura!), com o seu desejo louco de se casar para sair do sítio, e a sua parceria maravilhosa com a Pata Doralice.

Sem sombra de dúvidas, uma novela incrível!

É maravilhoso tê-la de volta!

 

Mais postagens de “Alma Gêmea” EM BREVE!
Para outras novelas, visite “Teledramaturgia Brasileira” em nossa página.

 

Comentários

  1. Nossa, essa novela me marcou muito! Assim como Chocolate com Pimenta. Não assisti O Cravo e a Rosa quando passou pela primeira vez porque eu era muito pequena, mas vi as reprises e também adoro. Toda a “trilogia rural” do Walcyr Carrasco é uma delícia de assistir. Sou muito fã do cara. Podem me achar boba, mas eu me divirto demais com o humor físico. Essas novelas dão uma vontade de morar em uma cidadezinha no interior na década de 30. É uma delícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa "trilogia rural" do Walcyr, como você diz, é muito boa, nossa!!! Três novelas excelentes! Também tenho memórias muito boas assistindo "Alma Gêmea", e está uma delícia revê-la agora... eu também me divirto demais com o humor físico dele! Sempre me arranca risadas hahaha

      Excluir
    2. Jefferson, os da trilogia rural seriam "O Cravo e a Rosa", "Chocolate Com Pimenta" e "Eta Mundo Bom?"

      Excluir
    3. "Eta Mundo Bom" veio muito mais tarde, é um spin-off da trilogia original hahahaha "O Cravo e a Rosa", "Chocolate com Pimenta" e "Alma Gêmea" mesmo :)

      Excluir

Postar um comentário