Friends 1x10 – The One with the Monkey

“Somebody kiss me, it’s midnight! Somebody kiss me!”

FESTA DE ANO NOVO! Exibido originalmente em 15 de dezembro de 1994, “The One with the Monkey” é o décimo episódio de “Friends”, e traz os seis amigos fazendo um pacto para a celebração do Ano Novo: nenhum deles vai virar o ano com namorado/namorada, apenas os seis, sozinhos… um pacto que quase todos eles quebram, eventualmente. E tudo começa quando a Phoebe está fazendo um “show” no Central Perk (AS MÚSICAS DA PHOEBE SÃO ICÔNICAS!), e ela acaba se interrompendo para chamar a atenção de “dois caras barulhentos” que estão conversando durante a sua apresentação (e ela parece uma professora chamando a atenção!), e um dos caras, um cientista, fala sobre como eles estavam conversando sobre como ela é a mulher mais linda que ele já viu

Como o título sugere, esse episódio também apresenta um novo personagem de “Friends”: MARCEL, O MACACO DE ROSS! No episódio anterior, o Ross estava conversando com a barriga de Carol, porque Susan conversava com ela e queria que “o bebê reconhecesse sua voz”, e o Ross está o tempo todo lidando com o fato de que “ele se sente sozinho”. Quando um macaco é resgatado de um laboratório, parece a companhia perfeita para ele, e a relação dos dois rende alguns momentos divertidos durante esse episódio. Especialmente porque talvez o Ross goste mais do Marcel do que o Marcel do Ross? As reações do Ross às “histórias” que o Chandler conta sobre o dia em que ficou cuidando do Marcel (como ele é bom em malabares, por exemplo!) são sensacionais.

E Marcel é o máximo de companhia que o Ross vai ter no Ano Novo? Parece que sim, porque o grupo de amigos vai quebrando o pacto que fizeram um após o outro… quando a Phoebe faz um comentário que dá a entender que ela quer convidar o seu namorado cientista para a festa de Ano Novo (uma daquelas festas no apartamento da Monica que são cheias de gente que nunca vimos e nunca mais veremos), Chandler confidencia que ele mesmo já quebrou o pacto que ele próprio propusera convidando Janice (a sua risada icônica!), e os outros seguem o mesmo caminho: Rachel anuncia que Paolo vai voltar mais cedo de Roma e estará na festa; Joey conta que conheceu uma mãe solteira enquanto trabalhava como duende; e Monica convida o ex-namorado.

Gosto muito de como tudo acaba sendo uma grande piada, porque embora todos eles descumpram o pacto que fizeram, todos eles acabam sozinhos antes da meia-noite… Rachel chega toda machucada para a festa, depois de ter brigado por um táxi (!), e sem o Paolo, porque ele perdeu o voo de Roma; o ex-namorado de Monica, convidado por ela, está muito triste porque alguém da família morreu duas horas antes, e não é companhia; Phoebe dispensa o seu cientista porque ele recebeu uma grande proposta para ir para Minsk, e ela não pode segurá-lo ali, não seria justo; Chandler dissera à Janice que, embora a tenha convidado, isso não quer dizer que eles voltaram, e ela vai embora brava; e Joey perde a sua mãe solteira para um outro cientista.

No fim, ganhamos um momento muito bonitinho só dos seis protagonistas de “Friends”, esse grupo que nós TANTO AMAMOS. E eles mesmos entendem que, no fim das contas, eles fizeram o que prometeram que fariam, e sobraram só os seis: assim como no dia de Ação de Graças, quando eles dividiram alguns queijos quentes como ceia. Gosto muito dessa cena de todos eles desejando Ano Novo uns aos outros, e é muito legal ver o desespero de Chandler, porque tudo o que ele não queria era ficar sem alguém para beijar à meia-noite, e enquanto ele implora para que alguém o beije, o Joey o beija para que ele cale a boca de uma vez, E EU AMO ESSA CENA! Assim, passamos o primeiro Ano Novo com Monica, Chandler, Ross, Rachel, Phoebe e Joey… e é incrível!

 

Para mais postagens de “Friends”, clique aqui.

 

Comentários