Power Rangers Jungle Fury – To Earn Your Stripes

Teste.

Exibido em 27 de outubro de 2008, “To Earn Your Stripes” é o 30º episódio de “Power Rangers Jungle Fury”, e traz um momento importantíssimo tanto na jornada de Casey, Lily e Theo, que são levados de volta à escola Pai Zhuq para um teste que dirá se eles estão prontos para se tornarem Mestres e ganhar suas listras ou não (e, tão pertinho do final da temporada, o retorno ao cenário onde tudo começou traz uma sensação gostosa de nostalgia que é um plus no episódio, para mim), quanto para Dai Shi, cujo controle sobre Jarrod se mostra mais instável a cada episódio (e descobrimos a responsabilidade de Camille na “humanidade” de Jarrod). É mais um excelente episódio, introduzindo oficialmente a reta final de “Jungle Fury”, a dois episódios de sua conclusão.

Retornar à Ordem Pai Zhuq é um dos pontos altos do episódio… ali, R.J. conta aos seus três pupilos o que os leva de volta naquele momento – e o fato de eles poderem estar prestes a se tornar mestres é interessante porque é algo pelo que eles ansiavam lá no meio da temporada, mas eles ainda não estavam prontos para isso de verdade… agora, eles são desafiados a derrotarem seus respectivos Mestres Pai Zhuq em batalha e, então, receberão sua marca no braço. Enquanto Lily e Theo estão ansiosos e confiantes, Casey é mais tomado por um nervosismo característico de sua insegurança, já que ele foi o último dos três a se juntar à Ordem, e passou uma boa parte da temporada tendo que provar o seu valor a si mesmo. Será que ele está pronto?

Aparentemente… não. Durante toda a sequência do teste, meio que sabíamos o que estava por acontecer. A segurança de Lily e Theo em seus movimentos, golpes e ações, mais do que o que eles fizeram de fato, é o que garantiu que eles passassem no teste… Lily derrotou o Mestre Phant em batalha, enquanto Theo derrotou o Mestre Swoop, ambos confiantes e sem fazer perguntas, porque sabiam o que precisavam fazer. Casey estava nervoso desde antes do início do teste, perguntando a R.J. o que precisava ser feito para passar no teste, e durante toda a prova, ele assistiu à Lily e ao Theo e emulou seus passos, também conseguindo derrotar o Mestre Finn, no fim das contas, mas não sendo reconhecido como Mestre Pai Zhuq do mesmo jeito… porque a iniciativa não foi sua.

Pode parecer injusto, e eu realmente fiquei muito triste pelo Casey, mas é uma oportunidade de crescimento para o personagem que torna esse arco final de Casey mais importante e notável do que se ele simplesmente tivesse sido aprovado e pronto… ele precisa mais uma vez provar o seu valor, e a questão de “provar o seu valor” não é necessariamente aos seus companheiros de equipe ou aos seus Mestres Pai Zhuq: é a si mesmo. Os Mestres sabem de sua capacidade, e os companheiros o reconhecem como habilidoso e um excelente líder… o que faltou a Casey, embora ele ainda não tenha entendido isso, foi confiar em si mesmo e agir com segurança. Como o R.J. diz eventualmente: um Mestre Pai Zhuq sabe, ele não faz perguntas. E, na verdade, Casey sabe.

Ele vai ter a chance, provavelmente, sendo o único a acreditar na humanidade de Jarrod… a trama de Jarrod voltando a aparecer apesar do controle de Dai Shi sobre o seu corpo é algo que vem se anunciando continuamente há alguns episódios, e em “To Earn Your Stripes” está mais evidente do que nunca. Temos até uma cena interessante na qual Dai Shi e Jarrod conversam através do espelho, e Jarrod chega a dizer que nunca quis machucar as pessoas, e que não vai mais machucar ninguém. Agora, ambos se alternam no controle do corpo, enquanto os Phantom Beasts pensam em se livrar de Camille, a julgando responsável pelo despertar da humanidade do hospedeiro de Dai Shi – eles acreditam que destruir Camille de uma vez por todas é pelo bem de Dai Shi.

E eles teriam conseguido destruir Camille… se Jarrod não tivesse aparecido no último instante para defendê-la e para salvá-la – para a surpresa de todos: dos Phantom Beasts e a da própria Camille, que nunca foi bem tratada por “Dai Shi” antes (e continua não sendo, porque trata-se de Jarrod naquele momento). Casey, que estava sozinho em uma corrida pela floresta para espairecer e tentar lidar com a frustração de não ter sido aprovado em seu teste e escutou o grito de Camille, assiste à cena, surpreso com o fato de que Dai Shi ainda não tem o controle total sobre Jarrod… Lily e Theo, no entanto, não parecem muito inclinados a dar-lhe ouvidos – não porque ele não é um Mestre Pai Zhuq, como dizem, mas porque Jarrod já não era uma pessoa tão boa assim mesmo antes de Dai Shi…

Errados eles não estão, é verdade. Jarrod era uma pessoa desprezível lá no início de “Power Rangers Jungle Fury”, tanto que o Mestre Mao o substituiu por Casey como protetor da Terra, e foi graças ao Jarrod que Dai Shi foi liberado novamente… ainda assim, talvez exista mais a ser salvo do que qualquer um imaginava, e em parte graças a Camille. Infelizmente (ou não, porque eu acredito que é a sua grande chance de brilhar em uma posição de destaque), Casey é o único que acredita na possibilidade de “resgatar” Jarrod, e ninguém está ao seu lado para ajudá-lo… se ele quiser fazer alguma coisa, ele terá que empreender essa missão sozinho. Acho que é uma grande oportunidade de concluir um ciclo para o Casey e para o Jarrod, e estou curioso para ver como isso vai se desenrolar!

 

Para mais postagens de “Power Rangers Jungle Fury”, clique aqui.

 

Comentários