Doctor Who (4ª Temporada, 1966) – Arco 028: The Smugglers

Cornualha, Século XVII.

O COMEÇO DE UMA NOVA TEMPORADA E O DOCTOR SE VÊ ÀS VOLTAS COM PIRATAS! Com roteiro de Brian Hayles e direção de Julia Smith, “The Smugglers” é o primeiro arco da quarta temporada de “Doctor Who”, e foi exibido originalmente entre 10 de setembro e 01 de outubro de 1966, em quatro episódios – e se trata do penúltimo arco com William Hartnell como o Primeiro Doctor… estamos prestes a presenciar a primeira regeneração de “Doctor Who”. Particularmente, eu não acho que “The Smugglers” seja lá um grande episódio, e pouco consegui me conectar com a trama, o que é uma pena, tendo em vista que essa é a primeira história na qual Ben e Polly são oficialmente companions do Doctor (é a primeira viagem deles na TARDIS).

Assim, a história traz aquela tradicional transição dos novos companions do ceticismo à aceitação – algo que dura pouco, mas que é importante. Afinal de contas, é muito difícil acreditar no que o Doctor está dizendo sobre aquela cabine de polícia azul poder viajar através do tempo e do espaço, mas também é igualmente difícil não acreditar quando você vê isso acontecendo frente aos seus olhos… embora fique chocado com o fato de que a cabine de polícia não parece uma cabine de polícia do lado de dentro, Ben espera encontrar a boa e velha Londres de 1966 do lado de fora das portas assim que ele as abrir, mas logo percebe que eles estão em um lugar completamente diferente, à beira do mar. E, logo mais, ele descobre que não só eles não estão em Londres…

Tampouco estão em 1966.

Ben e Polly empreendem, então, a sua primeira aventura a bordo da TARDIS, chegando à Cornualha do Século XVII, onde o Doctor conhece Joseph Longfoot em uma igreja: um sacristão com uma “mensagem” enigmática para ele, que acaba se revelando, eventualmente, dicas para um antigo tesouro que diferentes grupos de piratas estão buscando… e, como é de costume, o grupo fica longe da TARDIS e eles se separam: o Doctor acaba sendo sequestrado e é levado para um barco onde ele conhece o Capitão Pike, um pirata que vai fazer de tudo para encontrar o lendário tesouro do Capitão Avery (e ele acha que o Doctor sabe algo a esse respeito), enquanto Ben e Polly acabam sendo presos e são acusados do assassinato de Joseph Longfoot na igreja…

Afinal de contas, eles foram os forasteiros que estiveram lá há pouco.

Inteiramente em reconstrução, “The Smugglers” conta com cenas que seriam maravilhosas de se assistir, como o Doctor “lendo cartas” para enganar Jamaica, um dos guardas do Capitão Pike, para conseguir escapar… e quando o Doctor escapa e se reúne com Ben e Polly, ele ainda não está preparado para retornar à TARDIS, porque ele sabe que Pike virá e destruirá o vilarejo em busca do tesouro de Avery, e ele não pode deixar que ele faça isso – e, para impedir o Capitão Pike, talvez o próprio Doctor e os amigos devam ir atrás do tesouro… afinal de contas, o Pike tinha um pouco de razão em acreditar que o Doctor sabia algo a respeito do tesouro. As palavras do Joseph Longfoot! Só o Doctor para se enfiar no meio dessa briga gigante entre piratas mesmo…

E nós o amamos por isso.

No fim das contas, a dica de Joseph Longfoot se mostra útil para encontrar o tal tesouro, mas nenhum dos interessados fica com ele – talvez Avery o tenha, de fato, amaldiçoado. Cherub acaba morrendo em uma batalha contra Pike na briga pelo tesouro, mas Pike morre pouco depois, assim que coloca suas mãos no ouro… de qualquer maneira, o Doctor consegue salvar o vilarejo e escapar com Ben e Polly de volta para a TARDIS. Eu não gostei muito do arco, para ser bem sincero, mas eu acho que foi uma aventura marcante para Ben e Polly, para eles descobrirem que as coisas na TARDIS não são brincadeira! E, agora, eles se perguntam para onde estão indo… para o futuro ou para o passado? O Doctor não sabe dizer, ele não tem controle nenhum sobre isso…

De todo modo, ele sabe dizer quando eles chegam la…

O lugar mais frio do mundo. E que venha “The Tenth Planet”.

 

Para mais postagens sobre o Primeiro Doctor, clique aqui.

Para todas as publicações sobre “Doctor Who”, clique aqui.

 

Comentários