Young Royals 3x05

“O amor não deveria ser tão difícil”

Esse foi o último episódio exibido na “primeira parte” da última temporada de “Young Royals”, no dia 11 de março, com o Series Finale chegando uma semana depois, no dia 18 de março, e, como era de se esperar, traz um gancho para nos deixar apreensivos pelo que vem a seguir… mas eu confesso que eu aceitarei quase qualquer final que for escolhido para a série – vou ficar muito feliz se, por algum milagre, Wilhelm e Simon encontrarem uma maneira de ficarem juntos e serem felizes, mas também vou entender se as diferenças forem muito grandes para eles superarem e cada um “seguir o seu caminho”, porque a temporada foi em grande parte sobre isso, e isso não diminuiria o impacto e a importância que um tem na vida do outro, de forma alguma.

Passei uma boa parte desse quinto episódio sentindo muita raiva do Wilhelm, algo que só foi levemente aliviado na reta final, embora seus erros não sejam justificados. No fim do episódio anterior, August contara a Wilhelm que Erik fora um dos veteranos que fizeram o trote do filme pornô gay no passado, e aquilo não sai da cabeça de Wilhelm, o atormentando por diferentes motivos… em parte, ele sente que a imagem de que “o seu irmão era perfeito” que ele tinha para si foi quebrada; por outro lado, ele também teme que o fato de Erik ter sido parte de algo tão baixo e tão homofóbico signifique que Erik nem gostaria de quem ele é agora. Pensando racionalmente, eu entendo o sofrimento e as dúvidas de Wilhelm… mas eu não posso perdoá-lo por descontar isso em Simon.

Simon tem tentado ao máximo ser compreensivo a temporada inteira. Sua vida foi mudada drasticamente, ele também está sofrendo um monte de coisas, e não parece que o Wilhelm reconhece isso. Fiquei bastante revoltado com a maneira como o Wilhelm atacou o Simon o acusando de “estar pensando” que o Erik era um homofóbico, enquanto na verdade ele nem sabe se era isso o que o Simon estava pensando, apenas estava encontrando uma maneira de externar sua própria dor e procurando um bode expiatório. Também fiquei muito bravo com ele saindo furioso com o Simon por ele “comparar o Erik com a Sara” ou algo assim. Não acho que o Simon tenha feito algo de errado ou que ele tenha merecido – ele realmente só estava tentando ser compreensivo e ajudar.

De verdade.

E essa atitude de Wilhelm acaba ressoando mais tarde, quando Simon se pergunta se ele vai mesmo ao aniversário do príncipe, porque “eles tiveram um desentendimento”, e a mãe de Simon fala sobre como “o amor não deveria ser tão difícil, ainda mais eles sendo tão jovens”. É verdade que o Wilhelm não é uma má pessoa, como ela diz, e eu acho que eles se amam de verdade, mas será que vale a pena tamanho sofrimento? Depois de Wilhelm mandar um pedido de desculpas por mensagem, no entanto, Simon o surpreende no seu dormitório no dia seguinte, o dia do seu aniversário, levando um bolinho para ele, com as velas marcando “17” e cantando “Parabéns” da maneira mais fofa possível. E, então, os dois partem juntos para os eventos de aniversário.

Enquanto isso, está acontecendo em Hillerska o jantar dos formandos – e, particularmente, aquilo me parece terrível em todos os sentidos. A maioria dos alunos de Hillerska são pessoas repugnantes, e aquela “festa” é uma verdadeira visão do inferno. A maneira como aqueles riquinhos mimados se sentem superiores a todo mundo, a maneira como eles querem ser servidos pelos calouros apenas para humilhá-los, os “prêmios” das categorias mais absurdas que são distribuídos… é enervante assistir àquilo tudo. E eu sinceramente não sei o que pensar a respeito de Sara e de August, com toda aquela história cozinhando entre eles até que eles se beijem do lado de fora da festa (?), mas eu não me importo o suficiente com eles nem para gostar nem para sentir raiva.

O aniversário de Wilhelm tampouco é uma maravilha, mas por outro motivo… embora a família esteja tentando fingir “normalidade”, o clima está pesadíssimo. O pai de Wilhelm está a todo custo tentando manter uma conversa com Simon, enquanto a mãe está em um silêncio absurdo por causa de sua condição atual, e toda vez que o nome do Erik, “o filho perfeito”, é citado, Wilhelm se sente profundamente desconfortável. E tudo parece prestes a explodir, a ponto de Simon se perguntar se ele deve ir embora. Wilhelm está o tratando de maneira estranha desde que descobrira sobre Erik, descontando nele o que ele não tem culpa, e agora está distante durante todo o dia, agindo quase como se não quisesse que ele estar ali… e Simon não é obrigado a aturar isso.

Mas Wilhelm eventualmente explode com os pais e esse é o único momento do episódio em que eu não tive raiva do Wilhelm, porque eu acho que ele disse o que era preciso se falar. Ele fala sobre como foi perder o irmão, sobre como queria que os pais estivessem ali por ele e eles não estavam, fala para a mãe sobre como ela teve um colapso no momento em que ele assumiu a história do vídeo e o seu namoro com Simon… tudo isso pesa sobre ele e nós o entendemos melhor nesse momento. Ele diz verdades e depois vai sozinho para o quarto chorar. E, pouco depois, Simon o segue até lá para dizer que não tem certeza de que o reconhece e de que eles vão dar conta disso tudo – talvez não seja o momento ideal, mas Simon passou por muita coisa a temporada inteira.

Eu o entendo. Eu entendo ambos.

Vamos ver o que o Series Finale vai trazer!

 

Para mais postagens de Young Royals, clique aqui.

 

Comentários