No.1 Sentai Gozyuger – Ep. 38: Judgment: Ring Hunter

Koyo Iwao.

UM NOVO GUERREIRO DO UNIVERSO. Exibido em 16 de novembro de 2025, “Judgment: Ring Hunter” é o trigésimo oitavo episódio de “No.1 Sentai Gozyuger”, pulando um episódio que havia sido originalmente pensado para ser centrado em Sumino. Nos bastidores, o futuro da série está sendo recalculado e a atriz que interpretara a OniSister em “DonBrothers” deve retornar à série para dar vida à Sumino pelo restante da temporada, mas, curiosamente, o episódio funciona – a ausência de Sumino aqui é menos gritante, a não ser por sua aparição “repentina” quando chegamos à batalha principal do episódio e a GozyuUnicorn é um dos Gozyugers que estão em ação.

O episódio nos apresenta ao gostoso do Koyo Iwao, um homem que foi uma espécie de mentor de Hoeru e Hisamitsu (que viria a se tornar Kuon) na época em que eles passaram no Mundo No-One, e agora ele está de volta com o desejo de libertar Kuon, porque ele acredita que é isso o que ele secretamente quer… o Sr. Koyo se revela, também, um Guerreiro do Universo, que utiliza o Anel Sentai de “Dekaranger” para se tornar o novo DekaRed, e ele tem uma excelente sequência de ação de apresentação na qual ele utiliza, além do uniforme tradicional, um power-up com o qual ele luta contra Kuon em sua forma de Garyudo… é um bom personagem…

Seria uma pena ele ser utilizado por apenas um episódio!

Koyo, os Gozyugers e até o Kuon acabam sendo aprisionados por Ribbon, a nova “irmã” de Bouquet que foi criada por Tega June, em uma espécie de prisão compacta, de onde eles supostamente só poderão sair se entregarem seus anéis. Naturalmente, nenhum dos guerreiros sequer cogita fazer isso, e eles terão que trabalhar juntos para encontrar uma maneira de escapar… e, enquanto isso, algumas coisas vêm à tona, como quando o Sr. Koyo conta a Hoeru o que descobrira a respeito de Hisamitsu/Kuon: ele conta que Kuon é um refém de Tega June, que ele foi forçado a lutar ao seu lado desde que se tornara Garyudo, e mais cedo ou mais tarde será inteiramente absorvido por ela

Hoeru consegue comprar a ideia de que “o desejo secreto de Kuon é ser livre”, até porque o vira diferente na realidade paralela que TegaSword lhe mostrara, então eles trabalham juntos para romper a caixa na qual estão presos… todos trabalham juntos, mas o destaque fica para o trio formado por Hoeru, o GozyuWolf, Koyo, o DekaRed, e Kuon, o Garyudo. Visualmente é espetacular, do henshin dos três à caminhada em câmera lenta até cada momento de luta, e então eles conseguem atingir seu objetivo e se libertar da prisão de Ribbon. Uma vez do lado de fora, no entanto, Kuon parece voltar a ser o mesmo de antes, e ele ri com deboche da crença idiota de Koyo…

Ele não quer ser livre…

Ele escolheu ser o que é.

Ainda que talvez o que Koyo dissera seja verdade, Kuon não está pronto para assumir isso. Fica evidente que ele usou a bondade e a preocupação de Koyo para escapar da prisão de Ribbon, mas ele diz que sempre o odiou e odiou a sua forma sempre justa de agir… retornamos ao breve flashback da conversa do adolescente Hisamitsu com Tega June, no dia em que ele se tornou Kuon, e dessa vez ganhamos outras informações: descobrimos, por exemplo, que ele escolheu o poder ofertado por Tega June. Ele não é um refém, ele é que não queria mais depender de ninguém como o Koyo e, por isso, aceitou o acordo mesmo com a iminente consequência de se tornar parte de Tega June.

Toda a trama de Hisamitsu/Kuon ainda não chegou ao fim, é claro, mas agora caberá a Hoeru Tono fazer algo a respeito. Em batalha, Kuon derrota Koyo Iwao e pega o seu Anel Sentai de “Dekaranger”, o que é uma decepção para mim… passei o episódio inteiro suspirando pelo Koyo e querendo vê-lo mais, não é possível que ele só tenha um episódio em “Gozyuger”! De todo modo, ele parece ter entendido que sua missão chegou ao fim e ele a passa para Hoeru: ele é a única pessoa que pode resgatar o verdadeiro Hisamitsu que talvez ainda esteja escondido por baixo do Kuon/Garyudo. Essa é uma história “maior” que não será resolvida agora.

 

Para mais episódios de “No.1 Sentai Gozyuger”, clique aqui.

 

Comentários