Vale o Piloto? – Shadow and Bone 1x01 – A Searing Burst of Light

“Here. We. Go”

CARAMBA, QUE ESTREIA FENOMENAL. Eu estava ansiosíssimo pela estreia de “Shadow and Bone” desde que vi Ben Barnes caracterizado como General Kirigan (embora sua aparição completa ainda não aconteça no Piloto), mas a série foi me conquistando mais e mais a cada teaser e trailer, e o resultado dessa estreia não podia ser menos perfeito. Que episódio bom! Tem um ritmo incrível, apresenta muito bem vários personagens, nos apresenta o universo sem ser muito didático, o que faz com que entendamos as peculiaridades desse mundo, mas ainda nos perguntemos em relação a algumas coisas que poderemos explorar no restante da série. “A Searing Burst of Light” é uma estreia praticamente perfeita, com direito a muita emoção, curiosidade, mistério, e “Shadow and Bone” apresenta uma técnica perfeita, em fotografia e direção.

“Shadow and Bone” me conquistou já de cara porque, além de ter uma história interessante e um visual incrível durante a apresentação desse universo, também tem o que é um dos fatores mais importantes na construção de uma série: protagonistas carismáticos. Não tem como não gostar de Alina Starkov e Mal Oretsev. Mal é um rastreador que acabou de ser convocado para atravessar a Dobra, um trecho de terra misterioso e sombrio cuja travessia representa a morte para a maioria dos viajantes. Alina, por sua vez, é uma cartógrafa que seguiu conselhos de segurar sempre um lápis na sua mão antes que colocassem um rifle em seu lugar. Os dois têm uma química fascinante, e não sei se o futuro da série reserva um romance para os dois, ou se eles serão apenas ótimos amigos, mas eles funcionaram perfeitamente como melhores amigos – as melhores cenas do episódio!

O universo apresentado é visualmente belíssimo – sombrio, assustador, mas belíssimo. Me fez pensar em grandes épicos como “O Senhor dos Anéis”, especialmente “O Retorno do Rei” e, bem, esse é um dos melhores filmes da face da Terra, então… está de arrepiar! Além de todo o mistério sobre a Dobra, que toma uma boa parte do episódio (mas fico feliz com o ritmo da série, que nos apresenta essa travessia, e um acontecimento extremamente importante já no Piloto), também conhecemos os Grishas, que são pessoas que controlam a magia. Do outro lado da Dobra, em Ketterdam, Ilha de Kerch, conhecemos alguns outros personagens que serão importantes, como o trio formado por Kaz, Jesper e Inej, enquanto eles procuram uma maneira segura de atravessar a Dobra e, por enquanto, eu também adorei a dinâmica dos três – ansioso para o que eles têm a oferecer.

Fora o General Kirigan, mencionado, aparecendo de costas… mal posso esperar para vê-lo!

Alina gostaria que Mal não precisasse atravessar a Dobra, e é lindo ver a sua preocupação sincera com o amigo, querendo que ele faça alguma coisa, dizendo até mesmo que pode atirar no seu pé se ele quiser, mas não há nada que Mal possa fazer. E quando percebe que Mal vai atravessar a Dobra de qualquer maneira, Alina decide que ela vai com ele. Para isso, ela arma rapidamente um pequeno incêndio que acaba com alguns mapas do outro lado da Dobra, e então o exército precisará de cartógrafos que atravessem a Dobra para refazê-los, e ela se voluntaria para o trabalho… infelizmente, no entanto, ela não vai sozinha, e toda a sua equipe de cartógrafos a acompanharão, o que quer dizer algumas mortes e pessoas que podem acabar a entregando. Foi muito bom ver a versão inversa da cena, agora com Mal querendo que Alina desça do barco, dizendo que pode atirar no seu pé…

Mas é tarde demais. Os dois atravessarão a Dobra juntos.

A travessia é repleta de APREENSÃO, mas que cenas impressionantes! Em relativo silêncio e escuridão completa, o barco começa a longa travessia enquanto Volcras voam ao redor do barco, e a todo momento parece que eles serão atacados… até que um garoto, inocente ou estúpido demais, contraria todas as regras de uma Infernal e acende um lampião – e então os Volcras fazem a festa. É uma cena brutal e extremamente bem-conduzida, com muitas mortes, destruição parcial do barco, medo, gritos… e novamente a intensidade da amizade de Mal e Alina, os dois tentando proteger o outro de qualquer maneira. Quando um Volcra começa a levantar Mal do chão, Alina parte em sua defesa, atira no Volcra e, por mais machucado que Mal esteja, parece que ele vai sobreviver… a grande surpresa vem quando Alina também é pega por um Volcra, mas ela se salva sozinha… brilhando intensamente.

Uma Conjuradora do Sol.

Na hora, eu fiquei angustiado pela cena ter sido cortada no melhor momento. Mais tarde, no entanto, vemos a chegada do barco a Kribirsk, na Ravka Leste, em forma de flashback, porque já estamos duas semanas à frente, com Alexei Stepanov, o cara que pulou do barco, saiu correndo e “atravessou a Dobra a pé e sozinho”, mantido prisioneiro e sendo interrogado por uma Sangradora, porque ele foi testemunha de um “evento grandioso”. Esse é o momento em que vemos completa a cena de Alina se tornando Conjuradora do Sol, aquele brilho acabando com os Volcras todos ao seu redor, levando o barco em segurança através da Dobra – E AQUELA CENA ME ARREPIOU TODO! QUE PERFEIÇÃO! Agora, no entanto, Kaz, Jesper e Inej sabem que Alina é uma Conjuradora do Sol, e não vai tardar até que o General Kirigan também o saiba… e eles não vão descansar até encontrá-la.

“Her name is… Alina Starkov”

 

Para mais Pilotos de séries, clique aqui.

 

Comentários