Manifest 3x10 – Compass Calibration

“It’s a test. His trial by fire”

Estamos chegando à reta final da terceira temporada de “Manifest”, e cada vez me parece mais improvável salvar a vida desses passageiros quando a Death Date chegar – todo mundo parece estar completamente fora de controle. Em “Compass Calibration”, o 10º episódio da temporada, mais alguns passageiros são “testados”, e os resultados são bastante assustadores… Ben Stone, por exemplo, está agindo de forma impensada e, em sua tentativa insana de “salvar o barco salva-vidas”, ele pode ser justamente quem o está afundando. Em paralelo, acompanhamos um pouquinho de Saanvi depois de ela ter contado para Michaela que fora ela quem matou a Major, e talvez ela precise se entregar para a polícia para “ajudar a consertar as coisas”, mas, ao mesmo tempo, não conseguimos não pensar em como a Saanvi precisa estar livre para fazer algumas descobertas.

O Calling de Ben nesse episódio o leva até uma passageira que sofre de ansiedade, Astrid Koren, e ele acaba se envolvendo em uma trama que traz de volta um personagem do passado que odeia os passageiros do 828 com todas suas forças: Webber. É legal a desconstrução do personagem de Ben, que vem parecendo ter cada vez menos razão nos últimos episódios. Aqui, embora ele esteja de fato tentando ajudar Astrid com um Calling e salvar a vida de um garoto que Webber sequestrou, ele faz isso de forma totalmente errada, e quase estraga tudo. Para Ben, tudo é extremamente pessoal, porque o faz pensar em Calvin e em como ele quer salvar a sua vida como da outra vez, e ele está muito preocupado com a possibilidade de “afundar o barco”, então ele perde a cabeça em uma cena “interrogando” o Webber, por exemplo, e ele quase o mata

Não tinha como defender o Ben.

Angelina, por sua vez, também está desequilibrada – e ela acaba colocando a vida de Eden em risco. De uns episódios para cá, Angelina vem perdendo a razão e agindo de forma estranha tentando copiar Olive em tudo e, quem sabe, tentando roubar o seu lugar. Olive está tão cansada disso tudo que ela até se afastou, e Grace agora não sabe o que fazer para trazer a filha de volta… será que ela tem razão sobre Angelina? Quando um estranho terremoto toma conta de Nova York, a vida de Angelina corre perigo e Eden parece chorar no momento exato para que Angelina vá até ela e, consequentemente, saia da linha de perigo. O problema é que, agora, Angelina está certa de que Eden “é seu anjo da guarda”, e está disposta a deixar a casa pegar fogo apenas para “testar” Eden e provar a sua teoria de que ela é um anjo… é desesperador, e Grace fez certinho em mandá-la embora.

Mas Calvin não gostou nada disso.

Por fim, temos ainda Saanvi às voltas com o pedaço da Arca de Noé que foi enviada à Eureka pelo Vaticano, perto de fazer uma descoberta, mas também temendo que não seja isso o que ela deve fazer – afinal de contas, um pequeno e quase imperceptível terremoto acontece da primeira vez em que ela submete a Arca de Noé a testes; dessa vez, então, um terremoto desastroso assola toda Nova York – uma cidade que nem foi preparada para aguentar terremotos dessa magnitude. A cena do terremoto é interessante, e coincide com Saanvi fazendo testes na Arca, então ela entende que a Eureka está fazendo tudo errado e que isso é um sinal de que eles precisam parar os testes – para conseguir o que planeja, no entanto, ela precisa enganar Vance e ir embora levando o pedaço da Arca de Noé para devolvê-la à terra, na cavidade “vulcânica” que se abriu na cidade…

E, surpreendentemente, a “lava” parece secar.

Ok… mas o que a Arca de Noé significava afinal? Voltaremos a isso?

 

Para mais postagens de Manifest, clique aqui.

 

Comentários