Amy, a Menina da Mochila Azul – A caça à sereia!

O amor de mãe!

Coral está correndo perigo… e “Amy, a Menina da Mochila Azul” está entrando em uma nova fase. Assistindo a essa parte da trama, eu me pergunto se trazer essa parte mitológica do Tritão sempre esteve nos planos da novela, ou se foi algo criado ao longo do caminho – me parece que, no início da trama, Coral era mais uma “visão” que apenas a Amy tinha, como se fosse o espírito de sua mãe a visitando em forma de sereia… agora, no entanto, aparentemente outras pessoas também podem vê-la, ela existe de verdade, e está sendo caçada. Às vezes sinto que talvez a novela fosse focar mais em San Felipe (o primeiro capítulo fez questão de apresentar o local, deixando o tom da estreia bem sombrio), mas acabou ficando muito pesada quando Amy ficou presa lá, então eles escolheram tirá-la e precisavam preencher a trama com alguma outra história…

Sei lá, meras suposições.

Há algum tempo, conhecemos um dono de circo misterioso que chegou à cidade com objetivos escondidos: capturar a sereia de que todos estão falando. Antes, Coral era alguém que apenas Amy conhecia, via e com quem conversava, mas quando ela ajudou a salvar Sebastián, todos começaram a comentar o “milagre da sereia”, e isso chamou a atenção de Ruffo, o dono de um circo que acaba sendo o Tritão – um homem-peixe que foi expulso do mar há muito tempo. As crianças começam a perceber coisas estranhas nele, como escamas nas costas, e quando Amy conta sobre isso a Coral, ela fala que “espera que não seja quem ela está pensando”. Mas é. Temos a confirmação em dois momentos: quando a própria Coral o vê, enquanto ele a busca, e quando Amy e Pecas se escondem no circo para espiá-lo e veem ventosas no seu pé e o olho vermelho no reflexo do espelho.

No meio disso tudo, conhecemos Uri, o filho de Tritão que é um menino bom que nunca teve o amor do pai e que se torna amigo de Amy e toda a turma – quando o Tritão encontra as crianças sem autorização no circo, ele fica muito bravo, e felizmente o Uri está ali para defendê-los, pelo menos um pouco, dizendo que eles estavam ali porque vieram vê-lo. Fiquei com dó do garoto dizendo que não tem ninguém que o ama – e ele fala sobre como o pai está sempre preocupado em procurar por fenômenos como essa sereia, e nunca lhe deu atenção e nunca o amou… o Tritão quase bate no garoto e, felizmente, o homem mascarado do circo aparece para defendê-lo, o que eu achei bem legal… e o que, para mim, parece provar que, no fim das contas, Uri estava errado, porque ele tem o mascarado que o defende e que o ama como se ele fosse seu filho.

Depois de ver os olhos e os pés de “Ruffo”, Amy vai imediatamente contar a Coral, mas ela também já sabia de sua presença, e então explica para Amy quem ele é: Tritão, um homem-peixe que foi expulso do mar porque é muito mal – desde então, ele busca a estrela de cinco pontas, que é o que vai lhe dar o poder de voltar ao mar. Temos até um flashback (meio zoado) da briga de Coral e Tritão que acaba com a sua expulsão do mar enquanto ele promete encontrar a estrela… ali, Tritão ganha uma alma de humano, perde todos os seus poderes de ser marinho, e recebe o castigo de não ter coração e sentimentos… ele nunca gostará de verdade de nada e de ninguém, nunca sofrerá por nada. Seu único objetivo na vida será retornar ao mar… o problema é que ele jura vingança e jura retornar, e agora Amy também está em perigo, porque a estrela está com ela.

Amy se torna, então, a GUARDIÃ DA ESTRELA DO MAR, e Coral lhe diz que todos os seres marinhos estão em suas mãos. Desesperada, Amy corre de volta ao Bucanero para proteger sua estrela, e a coloca em sua mochila azul, para poder tê-la sempre por perto, para poder vigiá-la o tempo todo. Ela até conta para os amigos toda a história, e explica sobre a estrela e sobre os cinco caminhos de luz, dizendo que o primeiro se acendeu quando eles arrumaram o Bucanero juntos, com o ensinamento de que “a união faz a força”. Amy ainda não percorreu todos os caminhos de luz, e precisará terminar sua jornada se quiser que Coral esteja em segurança… porque, agora, todos estão atrás dela! O Tritão porque quer voltar ao mar, e o Cláudio porque enfim se convence de que a sereia é real e ele sabe que algo assim pode lhe trazer muito dinheiro.

Por isso, ele prepara uma armadilha e Amy morde a isca e o leva diretamente até a Coral. Inicialmente, achei que tudo fosse ficar bem, porque a Coral está lá, mas Cláudio e Jerónimo não podem vê-la – a novela nos lembra de uma conversa que Coral teve com Amy, na qual lhe ensinava que as sereias eram seres mágicos e só algumas pessoas podiam vê-la, apenas pessoas boas e de coração puro… no entanto, quando Cláudio captura Amy para ameaçá-la, Coral acaba aparecendo para os homens, para salvar a filha, e então ela acaba se colocando em perigo… ela manda Cláudio soltar Amy, mas Cláudio não a solta enquanto Jerónimo não retorna com algo para prender a sereia… agora, Coral infelizmente é capturada pelos vilões da novela para que Amy possa estar em segurança, e eu passei um pouquinho de nervoso em toda essa sequência… o que vem por aí?

 

Para mais postagens de “Amy, a Menina da Mochila Azul”, clique aqui.

 

Comentários