Manifest 3x06 – Graveyard Spiral

“We were so very wrong”

Gente, será que eu sou muito pessimista ou os passageiros do voo 828 não têm a menor chance? Sorte teve o Zeke, que retornou sozinho! “Manifest” apresenta algumas respostas para como funciona o retorno e a Death Date em “Graveyard Spiral”, segundo episódio exibido no dia 29/04, com a finalização de toda a trama de Jace, Pete e Kory, que retornaram recentemente à vida. No episódio anterior, um Calling parecia estar fazendo Jace querer matar Michaela (não que ele precisasse de algum incentivo para isso, na verdade, porque ele sempre quis matá-la), e Ben sabe que a única pessoa que pode impedi-lo é Pete. O episódio trouxe uma antiga história egípcia, “O Último Julgamento”, para falar sobre como eles estavam sendo julgados e como esse último teste, a “última chance”, era um teste de livre arbítrio: Jace teria a oportunidade de escolher a vingança ou não.

Mas Jace quer matar Mick… e Cal. O episódio é ágil nesse início, porque Jace já derrubou Zeke, o que quer dizer que Mick está sozinha quando ele a encontra, e ela não tem muitas chances contra ele, e acaba sendo jogada de um penhasco, o que é desesperador, mas, felizmente, não custa a sua vida. Quando Zeke desperta e a encontra, temos algumas das melhores cenas de Zeke na temporada, e é incrível a maneira como ele e Mick funcionam bem juntos! Esse novo “poder” de Zeke, de sentir o que as pessoas estão sentindo, torna tudo mais íntimo enquanto ele a está ajudando a subir o penhasco novamente, por exemplo, porque ele sente toda a dor que ela está sentindo pelo ombro deslocado, e eu acho que isso, de muitas maneiras, consegue aproximá-los ainda mais, fazer com que eles se conectem… são algumas cenas muito boas para os dois!

Depois de “acabar” com Michaela, Jace vai atrás de Cal, e parece que ele não terá muita dificuldade em encontrá-lo… as coisas vão se tornando cada vez mais tensas, Ben está correndo contra o tempo para salvar o filho, e felizmente ele tem um Calling (que parece se projetar de Zeke e Mick quando ambos sentem a dor da puxada no ombro, UMA CENA PERFEITA!) que o incentiva a ir agora mesmo até onde Cal estava. O problema é que ele chega lá pouco depois de Jace, que já está em cima do telhado, com um rifle, atirando… e é um verdadeiro banho de sangue. Kory aparece para proteger Cal, dentro do possível, e Pete aparece para tentar convencer o irmão a não fazer nada contra Cal, mas Jace parece acreditar que é Cal quem não pode morrer, porque ele “morreu” com os passageiros e no lago… então, se ele morrer agora também, os quatro serão trazidos de volta à vida.

Mas é claro que Jace está completamente errado.

O episódio é bastante emotivo, mesmo que previsível, porque entendemos que Kory e Pete conseguiram entender o que tinham que fazer e se tornaram pessoas melhores, mas Jace não. E é assim que, quando chega a hora da morte, Jace morre “afogado”, como se estivesse no fundo do lago, mas Kory e Pete conseguem sobreviver e celebram que está tudo bem com eles. E seria um final bonito, até, mas simples – isso significaria que Ben, Cal e Mick, por exemplo, não teriam problemas em sobreviver às suas datas de morte. Olive, no entanto, consegue completar o papiro que Levi vem estudando, e então ela liga para Mick para contar que eles estavam errados o tempo todo, e que Jace, Kory e Pete estavam sendo julgados juntos. Não era um julgamento individual, no fim das contas. O que quer dizer que, mesmo que Kory e Pete tenham mudado, Jace fez com que eles falhassem.

A cena da sombra se levantando do corpo de Jace para consumir Kory e Pete é de arrepiar, mas sensacional – como eles falharam no teste, os três estão mortos. O que isso significa para os passageiros do voo 828 que estavam tentando desesperadamente se livrar da Death Date? A meu ver, significa que eles estão f*didos, basicamente. Como eu disse no início do texto, Zeke teve sorte de ter morrido e retornado sozinho daquela vez. Se Jace, Kory e Pete, em três, não conseguiram passar no “último julgamento”, os sei lá quantos passageiros do voo 828 vão conseguir? Me parece bastante utópico acreditar nisso, e agora eu estou realmente me perguntando para onde “Manifest” vai caminhar, e espero gostar do resultado. Confesso, no entanto, que o medo está falando bastante alto. E a dúvida que não quer calar: será a última temporada de “Manifest”?

 

Para mais postagens de Manifest, clique aqui.

 

Comentários