[Season Finale] Zoey’s Extraordinary Playlist 2x13 – Zoey’s Extraordinary Goodbye

“I swear I lived!”

O TANTO QUE EU AMEI ESSE EPISÓDIO! “Zoey’s Extraordinary Goodbye” é um dos meus episódios favoritos na série, e fico muito feliz por ele funcionar muito bem como Series Finale se esse for o caso – embora espero que não seja, o final deixou muito um gostinho de quero mais. Esse 13º episódio trouxe momentos icônicos, um final pelo qual eu estava esperando ansiosamente, mas ainda com direito a uma deliciosa surpresa, e músicas muito incríveis. Eu já amava quase todas as músicas do episódio, mas é difícil encontrar uma música que mexa tanto comigo quanto “I Lived”, do OneRepublic. Essa é facilmente uma das minhas músicas favoritas no mundo, e foi só ela começar a tocar no episódio para que eu me arrepiasse inteiro, e antes mesmo do refrão eu já estava chorando… essa música sempre me tocou demais, e não podia ter sido melhor usada na série.

O episódio conseguiu fazer com que todos brilhassem. Depois de os últimos episódios terem sido incríveis, a série precisava de uma decisão, de uma “finalização” para a história de Zoey com Simon ou com Max, e isso acontece da forma mais bonita possível – e exatamente com o resultado que eu esperava. Mas se essa trama, motivada pela eminente partida de Max para Nova York, foi o centro do episódio, vários outros personagens conseguiram brilhar, mesmo que em momentos pequenos, como a Emily ao conversar com a Maggie (“Turns out because of these happy pills the psychiatrist gave me, I suddenly have these things called hope and optimism. It's uncomfortable”) e dar conselhos para ela, ou a Mo, que é sempre divertida (“Mm-mmm, don't give me that look. You've got kids, I got her. Get used to it”), inteligente, e uma excelente amiga (“Go, best friend! Go, best friend!”).

O episódio começa com “Sing”, uma música interpretada por uma boa parte do elenco, mostrando apenas o dia a dia de Zoey com o seu poder, e a maneira como ela não está se sentindo feliz com isso – não com o poder propriamente dito, mas porque ela sente que falta alguma coisa, e que ela só está passando pela vida ouvindo músicas e tentando resolver problemas dos outros. E é claro que ela está atormentada pela ideia do Max indo embora para Nova York, especialmente agora que a última sessão de terapia parece ter deixado claro que ela está, sim, apaixonada por ele. E Mo está preparando uma grande festa de despedida para ele no Maximo, uma festa grandiosa como ele quer que seja – e Zoey se incomoda com o fato de que todos parecem estar pensando em outras coisas. Aqui, eles cantam “Shake It Off”, e eu preciso dizer: AMEEEEEEI DEMAIS.

Mas eu já amo “Shake It Off”, minha nossa!

Também fico muito feliz pelo fato de a série se preocupar em reservar um tempo para desenvolver um pouco mais da história de Mo, e já percebemos que, se “Zoey’s Extraordinary Playlist” for renovada para a terceira temporada (espero que sim!), ainda teremos Perry por aqui, mesmo com a dificuldade que Perry e Mo começaram a enfrentar no episódio passado… Perry fez um discurso muito equivocado baseado em preconceitos enraizados e o seu medo, mas ele também não quer perder o que ele e Mo têm, então ele vai até a festa de Max dizendo que não vai embora até que Mo aceite falar com ele, e Zoey os escuta cantar “We Can Work It Out” um para o outro, mostrando que eles estão dispostos a fazer com que o relacionamento deles funcione. E, de fato, os vemos juntos no final do episódio, com os filhos de Perry brincando pela casa de Mo.

ADOREI.

Já critiquei muito Zoey (e o roteiro da série) por sua constante indecisão, porque ela nunca parecia saber por quem estava apaixonada, se por Max ou por Simon, e era um pouco cansativo ficar vendo um vai-e-vem eterno e confuso, mas a terapia ajudou Zoey a entender que ela ama o Max e que ela tem medo de se comprometer, medo de sentir e demonstrar seus sentimentos, e ela acaba conversando com Simon – e descobre que ele também está pensando em terminar, e eles terminam em ótimos termos, de maneira madura, conversando sobre como o luto pelo qual passaram mais ou menos na mesma época criou um laço entre eles e eles acabaram confundindo as coisas. E foi legal ver, com “I’m Still Standing”, que Simon está bem, e agora ele vai se concentrar em uma nova função na SPQR Point, que pode ser uma trama interessante de uma temporada futura.

Tendo resolvido as coisas com Simon, tendo tomado consciência dos seus sentimentos por Max e tendo ouvido os conselhos do pai (Mitch aparece para Zoey em um sonho, cheio de palavras sábias, de conselhos e a melhor música do mundo: “I Lived”), Zoey resolve que hora de viver… é hora de se arriscar, é hora de lutar pelo que quer, e ela não pode deixar que o Max vá embora sem dizer-lhe o que sente por ele, mesmo que ele esteja indo embora hoje. Por isso, ela conta sua decisão a Mo, e as duas dirigem depressa até o aeroporto numa cena clássica de comédias românticas, mas não temos aquela grande cena espalhafatosa e romântica que estávamos esperando, porque Zoey vê Max e Rose tirando as malas do carro e o ouve cantar “When a Man Loves a Woman” e entende que ele está realmente apaixonado por Rose, então ela não pode fazer nada.

É deprimente, mas sabíamos o que estava acontecendo…

Max nunca conseguiu parar de pensar em Zoey. Menos agora que ela contou que ela e Simon terminaram.

Por isso, eventualmente o episódio chega no tal momento aguardadíssimo que eu comentei, que é quando Zoey está sozinha no parque, triste, e Max aparece para falar com ela… no fim das contas, ele terminou com Rose no aeroporto, porque ela mesma viu que ele estava distraído pensando em outra pessoa (!), e não era justo com nenhum dos dois continuar mentindo. Max é a coisa mais linda e mais fofa do mundo, e a Zoey está tão feliz, mas tão feliz, que eu acho que parte dela não conseguia expressar o que ela estava sentindo, mas ela queria que Max soubesse… queria que ele entendesse, que ele ouvisse seus pensamentos, e então Max escuta uma “heart song” de Zoey pela primeira vez“I Melt With You” é maravilhosa, feliz, colorida, descontraída e romântica do jeitinho Zoey de ser, e é a primeira vez que alguém escuta o que Zoey está pensando.

E EU QUERIA TANTO PODER EXPLORAR ISSO NA TERCEIRA TEMPORADA! É claro que o roteiro foi pensado de uma forma que nos deixa curiosos por uma nova temporada, e querendo mais desses personagens, mas acredito que “Zoey’s Extraordinary Goodbye” também encerrou muitas coisas e seria um ótimo Series Finale, se for preciso. Mas que seria delicioso acompanhar mais de Max e Zoey como um casal apaixonado, seria, e será que uma nova temporada exploraria mais heart songs de Zoey? Talvez apenas Max possa ouvi-la, por causa dessa conexão evidente que existe entre eles, ou por causa do amor que sentem um pelo outro, ou então Zoey esteja começando a se abrir mais, e talvez outras pessoas próximas a ela também possam começar a ouvir… sei que seria INCRÍVEL ver a Mo ouvindo uma música do coração de Zoey, não?

E aí? Será que rola renovação?

 

Para mais postagens de Zoey’s Extraordinary Playlist, clique aqui.

 

Comentários