Sítio do Picapau Amarelo (2004) – Aladim: Parte 4

Emília Através do Espelho.

A lâmpada do Gênio continua disputada… e Angico e Zequinha continuam sendo as mesmas pestes de sempre, causando encrenca e fazendo eu passar raiva. Depois que o Aladim conseguiu escapar do Gênio com a ajuda do tapete voador, ele acabou caindo justamente através do telhado da casa do Coronel Teodorico, onde Armina e o pessoal do Sítio do Picapau Amarelo estavam esperando por ele. Quando o Angico e o Zequinha chegam em casa e veem que o Pedrinho está ali, imediatamente eles acabam criando caso! Achei bem fofa a Emília se colocando na frente do Pedrinho para defendê-lo, e depois o Pedrinho assumindo a liderança para defendê-la, mas em nenhum momento Pedrinho bate em Angico e Zequinha… ele se esquiva dos golpes e deixa que os dois batam um no outro, o que é bem-feito! Se eles não tivessem acusado o pobre Pedrinho!

Angico e Zequinha fazem um drama quando o Coronel Teodorico chega, e como o Teodorico é um velho burro, daqueles que não acreditam em nada que se fala contra seus netos, ele acredita nos pestinhas, achando que foi o Pedrinho quem fez aquilo – então, ele o chama de vândalo e diz que vai contar tudo para a Dona Benta, o que é muito injusto! Porque o Coronel Teodorico fala sobre como seus netos são anjos obedientes e comportados (AH, POR FAVOR!), e a Dona Benta acredita que o Pedrinho tenha mesmo batido neles… nem que tenha sido porque eles provocaram e ele se envolveu na briga. Mas nem isso o Pedrinho fez! Pedrinho alega inocência, e Narizinho, Emília e até o Zé Carijó confirmam a sua versão dos fatos, dizendo que ele não bateu nos meninos, mas a Dona Benta resolve não acreditar… o que eu achei um absurdo, porque ela conhece o neto que tem.

E, mais do que isso, conhece os netos que o Teodorico tem.

Mas, enfim… o Pedrinho acaba de castigo (!), e a carinha dele, resignado e triste, é de partir o coração! Dona Benta fica toda sentida, acaba até chorando na cozinha enquanto conversa com a Tia Nastácia, mas não dá ouvidos aos comentários de Nastácia sobre como ela sabe como os netos do Coronel Teodorico são… a única inteligente e sensata ali, porque a Dona Benta está determinada a manter sua posição, dizendo que o Pedrinho tem que aprender que seus atos têm consequências. Revoltada com isso tudo, mas sem ter muito o que fazer, Emília procura o Visconde de Sabugosa na biblioteca para continuar narrando “As Mil e Uma Noites da Emília”, e então ela conta em detalhes tudo o que aconteceu na casa do Coronel Teodorico… um atestado da inocência do Pedrinho. E é interessante essa relação atual dos dois, porque antigamente eles só se provocavam!

Enquanto isso, o Rabicó está com uma dor de barriga insuportável por causa da lâmpada que ele comeu, mas quando Emília fala sobre chamar o Doutor Caramujo para vê-lo, ele sai correndo, desesperado, dizendo que ele vai querer abrir a sua barriga e ele tem medo… então, ele procura por água e acaba chegando ao riacho da Iara, que o autoriza a beber água. O problema é que o leitão quase se afoga, e Iara precisa salvá-lo da água – com direito a respiração boca a boca e tudo! Ao menos isso lhe entrega algo que ela estava buscando há muito tempo: A LÂMPADA DO GÊNIO. O que ela não espera é que vai ser traída por si mesmo… ou quase isso, pelo seu reflexo. A Iara do Espelho rouba a lâmpada para si, decidida a sair de sua “prisão” e “conhecer o mundo”, e Emília e Quindim chegam a tempo de ver a discussão quando o Rabicó conta que a lâmpada está com a Mãe d’Água.

Quando Emília e Quindim pulam para pegar a lâmpada, a Iara do Espelho escapa…

…e prende Emília, Quindim e a Iara DENTRO DO ESPELHO.

Eita.

Na pensão da Dona Joaninha, dois hóspedes estão dando o que falar: o Pesadelo e o Gênio. O Gênio é o insuportável de sempre, e agora ele se diz encantado por Cecéu; tanto é que oferece muito ouro para que Dona Joaninha a venda para ele levá-la ao seu harém. O Pesadelo, por sua vez, está tendo uma história bem bonitinha e inesperada com a Cecéu… ele é atencioso, se preocupa com ela quando ela está reclamando das dores e de como a madrinha a faz esfregar tudo sem parar, tanto que ele chega a oferecer-se para ajudar, e acaba voltando a ser o escravo que era na caverna da Cuca – mas agora porque quer ajudar a Cecéu. Ele se importa tanto que resolve ajudar Cecéu contra o “sultão” maldoso que quer comprá-la… o problema é que ele não sabia que esse “sultão” era, na verdade, o poderoso Gênio da Lâmpada, e agora ele sabe que não pode com ele.

A Cuca, por sua vez, sente saudades de seu estrupício… diz que é “má, perversa e ruim” e, por isso, “não sente saudades de ninguém”, mas sente sim. Tanto é que ESTÁ ATÉ CHORANDO.

No Sítio, Pedrinho consegue eventualmente sair do seu castigo quando a verdade vem à tona. Narizinho precisa ligar para a casa do Coronel Teodorico para que o Aladim possa conversar com Armina e pedir que ela dê um jeito de vir ao Sítio ajudar o Pedrinho: se ela falar o que aconteceu, talvez a Dona Benta acredite nela. Quando Armina chega ao Sítio, o Aladim está implorando pela milionésima vez para que a Dona Benta libere o Pedrinho do castigo, mas a vovó diz que não é de voltar atrás, ainda mais em uma decisão justa… Aladim a corrige e diz que é aí que ela se engana, porque está cometendo uma grande injustiça deixando o garoto de castigo, e Armina aparece nesse momento, para dizer que o Aladim está certo e que o Pedrinho não teve culpa de nada… ele é inocente. Ela explica como foi que tudo aconteceu em detalhes, e Dona Benta fica chocada.

Me espanta o choque… parece que não conhece o Angico e o Zequinha.

Então, Dona Benta libera o Pedrinho do castigo e faz o que tinha que ser feito: pede desculpas ao neto. Afinal de contas, ela errou dessa vez. Uma vez livre, Pedrinho sai com o Aladim e o Zé para encontrar a lâmpada mágica, e chegam ao riacho bem na hora que a Iara do Espelho está saindo para “conhecer o mundo”, e ela diz que transformar gente em pedra é coisa “da outra”, não dela. Essa Iara do Espelho, no entanto, é bem saidinha, e ela vai causar problemas entre o Aladim e a Armina, que seguiu os rapazes até ali! Ela se interessa por Aladim, que diz imediatamente que é comprometido e que ela vai ter que achar outro, mas a Iara do Espelho o beija e, de longe, Armina não sabe o que aconteceu… apenas que Aladim estava beijando outra mulher. Então, ela grita, chama ele de desclassificado, de traidor, diz que ele a decepcionou muito…

Assim, desiludida e sem acreditar na palavra de Pedrinho e do Zé também, achando que eles estão protegendo o Aladim, a Princesa Armina pega uma carona para o Arraial dos Tucanos com o Saci e volta para a casa do Coronel Teodorico, dessa vez acompanhada da Cecéu, que está tentando fugir do hóspede malvado que quer comprá-la – e como Armina acha que esse homem deve ser um “poderoso sultão”, ela acredita que seja o seu pai, que veio atrás dela… enquanto isso, Pedrinho, Zé e Aladim pulam dentro do riacho e encontram Emília, a verdadeira Iara e o Quindim, os prisioneiros do espelho mágico… Pedrinho resolve o problema da prisão de um jeito bem simples: uma bodocada no espelho. Agora, os prisioneiros estão livres, finalmente, mas sem o espelho mágico da Iara, será que a Iara do Espelho terá para onde voltar? E, se não, o que vai acontecer com ela?

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários

  1. Eu achei isso bizarro. O Pedrinho NUNCA deu motivos pra Dona Benta desconfiar dele. Pra completar, a Emília, a Narizinho, o Zé Carijó e o Aladim confirmaram a história que ele contou. Mas, por algum motivo inexplicável, a Dona Benta escolheu duvidar de todos eles e acreditar na palavra do Angico e do Zequinha.

    Claramente foi uma forçada de barra do roteiro, pra colocar mais intriga no enredo. A mesma coisa aconteceu em D.A.N.C.E., quando, inexplicavelmente, ninguém acreditava na Emília, quando ela tentava alertar a todos sobre a Elvira e o Geninho, mesmo com todas as evidências. Claramente os roteiristas fizeram isso pra encher linguiça e poder esticar a história, que, por consequência, parece não andar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei muito muito revoltado. E morrendo de dó do Pedrinho :(

      Excluir
  2. Outra coisa bizarra: A Armina ACABOU de corrigir a injustiça que a Dona Benta fez com o Pedrinho, foi lá e fez A MESMA injustiça com o Aladim.

    O Aladim foi fiel a ela ("Sou comprometido, vai ter que achar outro"), mas a Iara do espelho o beijou à força, de supetão. Mesmo quando o Pedrinho e o Zé Carijó confirmaram a história do Aladim, ela não acreditou.

    Dá vontade de olhar nos olhos da Armina e gritar "Mulher, você literalmente acabou de presenciar e corrigir uma injustiça do mesmo tipo! Você não aprendeu nada com o que acabou de acontecer com a Dona Benta, o Pedrinho e os netos do coronel?".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eu não tinha parado para pensar na ironia disso tudo, e é verdade. Armina está fazendo exatamente a mesma coisa contra a qual estava lutando há pouco.

      Excluir

Postar um comentário