Sítio do Picapau Amarelo (2004) – Aladim: Parte 3

As Mil e Uma Noites da Emília.

Desde que foi solto da lâmpada pelo Tio Barnabé, o Gênio está causando confusão pelo Arraial dos Tucanos, o Capoeirão e o próprio Sítio do Picapau Amarelo. “Aladim” chega à sua terceira semana e continua sendo uma história bem interessante da temporada, embora nenhuma me encante tanto quanto “A Dama dos Pés de Cabra”. Uma das confusões armadas pelo Gênio é a sua “vontade” de se casar com a Iara, a Mãe d’Água, e, desesperada, a pobre Iara vai até o Sítio de Dona Benta para pedir a ajuda de Emília: afinal de contas, ela não tem interesse em se casar com o Gênio, muito menos de ser levada embora dali… então, Emília arma um plano e pede que a Tia Nastácia frite os seus irresistíveis bolinhos de chuva, com os quais a bonequinha atrai o Gênio desavisado, o empanturra e o deixa tão gordo que ele não consegue mais sair correndo para fugir dela.

Então, ela o prende em uma garrafa de leite – como o Pedrinho já fez com o Saci!

Ao saber da história, Dona Benta diz que Emília fez “igualzinho a uma outra história das Mil e Uma Noites que ela contara para a bonequinha” e, satisfeita, Emília mostra a garrafa com o Gênio para a Iara, que fica satisfeita porque, afinal, ele não vai conseguir “levá-la para o deserto para secar”. O Gênio promete ainda voltar para ela, mas Iara fala sobre ele aprender a conquistar as pessoas sem usar a força bruta. A tranquilidade de Iara não dura muito, na verdade, porque o seu reflexo no espelho fala sobre como a garrafa pode quebrar e ele pode voltar atrás dela… por isso, o melhor a se fazer é encontrar a lâmpada, só assim o Gênio poderá ficar preso para sempre… por isso, agora a Iara vai atrás da lâmpada, que estivera com o Pesadelo e que ele chuta para longe por culpá-la pelas últimas bofetadas que ele levou da Cuca Horrorosa.

A Cuca, por sua vez, fica furiosa ao descobrir que ele perdeu a lâmpada que ela tanto buscava e, para se vingar, resolve transformá-lo em algo, e escolhe que vai transformá-lo em humano – e não só isso, um humano loiro e de olhos azuis. Assim, o Pesadelo se transforma em uma versão humana interpretada por Henrique Ramiro, que assumirá o papel de protagonista no “Sítio do Picapau Amarelo” no papel de João da Luz no ano seguinte, em “O Preço do Verdadeiro Amor”. Lembrando que o ator já participou do programa em 2002, nas histórias de bruxas, como o Peninha. Bravo com o que a Cuca fez, o Pesadelo resolve “fugir de casa”, e então acaba no Arraial dos Tucanos, procurando um lugar para ficar e, é claro, comida. Acaba na pensão (que paga com um rubi que encontrou na caverna dos tesouros), e ele fica encantado pela Cecéu… que também o acha uma graça.

Achei tão bonitinha a “história” de Cecéu e do Novo Pesadelo!

Eventualmente, a lâmpada acaba sendo descoberta por Rabicó que, naturalmente, a come.

Enquanto isso, Armina continua sua estadia na casa do Coronel Teodorico, tendo que aturar as pestes traiçoeiras dos seus netos, Angico e Zequinha. Depois de terem parecido aprender a obedecer, eles armam para fazer a Armina cair de bicicleta – que ela nunca andou na vida, mas estava tirando onda. Pelo menos, Armina responde dando uma bronca neles e os puxando pelas orelhas, o que eu acho um máximo! A princesa ainda consegue fazer Angico e Zequinha garantirem ao avô que “não foi nada” e que “não vai acontecer de novo”. Agora com o tornozelo machucado, Armina precisa da ajuda do Coronel Teodorico para caminhar e ir para casa, e a Dona Joaninha assiste a tudo de longe, mordida de ciúmes… afinal de contas, seu único objetivo de vida parece ser fazer a Cecéu sofrer e se casar com o Coronel Teodorico. E, para isso, ela tem um plano.

A Dona Joaninha finge um desmaio no meio do Arraial dos Tucanos para chamar a atenção do Coronel Teodorico e, então, por algum motivo Armina pede que ele faça uma “respiração boca a boca”, o que eu não acho que é, de fato, um meio de lidar com desmaios como esse… mas enfim. Teodorico reluta, a princípio, mas acaba aceitando, e é então que Joaninha se aproveita e o agarra, para que possa dizer a todos que foi “desonrada” e que o Coronel Teodorico se aproveitou dela quando ela estava desmaiada. E realmente todo mundo parece estar do lado de Dona Joaninha, querendo obrigar o coronel a se casar… eu não tenho muita pena do Coronel Teodorico, porque não gosto dele mesmo, mas a Dona Joaninha não pode conseguir uma coisa dessas! Então, Angico e Zequinha acabam expondo o cabelo verde de Dona Joaninha e, alegando que “a noiva não está em seu juízo perfeito”, Teodorico escapa do casamento.

Ufa.

Depois de prender o Gênio na garrafa, Emília deixa a garrafa na biblioteca, para que o Visconde possa vigiá-la o tempo todo, e depois anuncia que vai escrever uma história ela mesma, uma história aonde o Aladim possa entrar: AS MIL E UMA NOITES DA EMÍLIA. Naturalmente, ela coloca o Visconde para escrever, e ele não tem muita opção a não ser obedecer, numa vibe bem “Memórias de Emília”. Primeiro, Emília dita o que o Visconde deve escrever, mas acaba o deixando sozinho, mandando ele continuar… e é nesse momento que o Gênio tenta hipnotizá-lo para escapar da lâmpada, repetindo: “Era uma vez um sabugo de milho muito comprido que soltou um gênio da garrafa. Era uma vez um sabugo de milho muito comprido que soltou um gênio da garrafa”, e o Visconde estava mesmo caindo na hipnose do Gênio, e só não o solta porque a Emília aparece bem na hora.

E cobre a garrafa.

O que não quer dizer que o Gênio vai continuar preso por muito tempo… o Saci aparece pelo Sítio fazendo as suas traquinagens e, quando ele seca o leite da Vaca Mocha, a Tia Nastácia manda o Zé Carijó recolher todas as garrafas pela casa e ir até a venda do Seu Elias comprar leite para ela fazer um bolo… então, com o Visconde adormecido sobre o livro que Emília exige que ele continue escrevendo, o Zé pega a garrafa que tem o Gênio dentro. Quando a Emília descobre que a garrafa sumiu, já é tarde e o Elias já abriu a garrafa: o Gênio está livre. O Gênio acaba transformando a Margarida em ovelha e, eventualmente, encontra o próprio Aladim, quem ele quer destruir para “ficar livre”. Quando Emília entende o que aconteceu e onde o Gênio deve estar, ela parte com o pessoal para o Arraial, onde encontra a Armina, e eles precisam salvar o Aladim do Gênio.

O Gênio coloca o Aladim para “andar na prancha”, lá na igreja, enquanto o pessoal do Arraial assiste lá de baixo, apavorado… Armina e Emília se abraçam, e é o Pedrinho quem tem a ideia que pode salvar o Aladim: tocar o sino da igreja. Ele e Narizinho tocam o sino, fazendo o Gênio soltar a espada, e os dois acabam caindo e ficando pendurados na prancha. O tapete voador, claro, salva o Aladim… o Gênio, por sua vez, acaba caindo e fazendo um imenso buraco no chão – um buraco que o leva diretamente para a caverna da Cuca, onde ele faz um acordo com ela: se ela o ajudar, já que ele está todo machucado por causa da queda, ele vira seu escravo e realiza todos os seus desejos. Cuca acha um máximo… está mesmo precisando de um novo escravo. Além do mais, ela quer usá-lo para se livrar da Emília, e o Gênio também quer se livrar da bonequinha de pano…

O que esses dois vão aprontar juntos?

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 


Comentários

  1. Eu não gostei muito disso de colocarem outro ator pra fazer o Pesadelo transformado em humano. O Pesadelo PRECISA do Leandro Léo, pra funcionar, assim como o Marty McFly PRECISA do Michael J. Fox. Alguns personagens "pertencem" a seus atores.

    ResponderExcluir
  2. Por mais que eu também deteste o Teodorico, um erro não justifica o outro. Me incomoda que foi a Armina que mandou o Teodorico fazer respiração boca a boca, dizendo que seria o único jeito, e depois não fez nada pra ajudá-lo. Ele foi acusado injustamente de assédio POR CULPA DELA e ela simplesmente não se importou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia passar horas falando mal do Teodorico, mas sim, ele foi bastante INJUSTIÇADO aqui sim. Algumas coisas são bem descabidas.

      Excluir
  3. Eu vou te confessar que eu não consigo gostar da Emília. Tenho muita raiva do jeito que ela é abusiva com o Visconde, judia do Zé Carijó e sempre convence o Pedrinho e a Narizinho a mentirem pra Dona Benta.

    Muitas vezes eu torço pra Cuca, porque também acho a Emília insuportável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não chego a desgostar da Emília, não (na maior parte do tempo, nos meus textos você pode ver que em algumas histórias ou momentos eu também me irrito, fico bravo e xingo ela), mas não discordo de nada do que você disse. Ela é abusiva mesmo com o Visconde e pode ser bem maldosa haha

      Excluir
  4. Eu achei tão aleatório (e repentino) a Margarida pedir demissão e sair do arraial, logo depois de voltar à forma humana... eu tenho a impressão de que eles fizeram isso, porque já estavam querendo colocar a Yachmin Gazal pra fazer a mãe do pedrinho no ano seguinte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário