Kikai Sentai Zenkaiger, No. 10-kai! – Blue Sky Day and Night!

“É meio-dia no Brasil?!”

Que desespero ser atacado pelo “Mundo do Meio-Dia” e nunca mais anoitecer! “Blue Sky Day and Night!” não é um dos meus episódios favoritos em “Kikai Sentai Zenkaiger”, e chegamos ao episódio 10 sem eu ter a certeza de que estou achando a série “incrível” – ela é legal, tem bons momentos e certo carisma, mas ainda falta algo para que “Zenkaiger” realmente me conquiste. Com aquele mesmo tom leve e cômico de sempre, o episódio traz um novo monstro dos Tojitendo, e um pouquinho mais dos Irmãos Goldtsuiker e o porquê de eles estarem na Terra e estarem enfrentando os Tojitendo, e Kaito acaba descobrindo uma semelhança entre eles. O episódio também explora algo recorrente nas aparições e motivações dos Sextos Rangers, que é o fato de nem sempre eles trabalharem como os Rangers principais da temporada, ou terem as mesmas preocupações.

Flint não entende por que eles estão pagando por coisas se eles são piratas, mas Zox quer honrar o desafio que perdeu no episódio passado: ele prometera a Kaito e aos Zenkaigers que ele não saquearia mais e não faria mal a esse planeta – o problema é que talvez ele não saiba o que isso significa. Diferente dos Zenkaigers, que estão dispostos a proteger a Terra e as pessoas que vivem aqui, Zox parece apenas determinado a destruir os Tojitendo o mais rápido possível, não se importando muito com quem ele eventualmente coloque em perigo no meio do caminho, e esse vai ser um impasse para que os seis comecem de fato a trabalharem juntos. Os Zenkaigers têm um objetivo muito claro, que é o de “salvar as pessoas”, e Zox não – e é legal ver como isso se reflete durante as batalhas do episódio, com os Zenkaigers tendo que fazer um trabalho de “contenção de danos”.

O objetivo de Zox, no entanto, não é ruim e tem muito a ver com o de Kaito. Se Kaito quer enfrentar os Tojitendo e reencontrar os pais, Zox e Flint estão enfrentando os Tojitendo porque os seus irmãos mais novos foram transformados em “robôs” na SDtopia, e eles precisam desfazer essa maldição – para isso, eles precisam derrotar Tojitendo e libertar SDtopia da Engrenagem na qual Ijirude prendeu esse mundo. Seu objetivo é justo… a forma como eles planejam atingi-lo, no entanto, não necessariamente. Kaito, por sua vez, parece compreendê-los, enquanto alguns dos outros Zenkaigers se perguntam se os Goldtsuikers são mesmo tão diferentes dos Tojitendo, tem em vista que eles só foram amaldiçoados em SDtopia, supostamente, porque estavam causando confusão naquele mundo… ainda é uma trama a ser mais explorado.

Zox e Flint devem aprender muito com os Zenkaigers.

O “monstro da semana” é um monstro do MEIO-DIA, e o seu poder é, basicamente, deixar todos no planeta Terra exaustos porque o tempo todo é meio-dia, o que quer dizer que os turnos nunca terminam, as horas de descanso nunca vêm, o jantar tampouco, e eles estão cada vez mais cansados… é uma história bobinha, mas eu fiquei inexplicavelmente feliz ao ver o Brasil aparecendo nessa parte, quando eles ligam a TV e o noticiário avisa que ainda é meio-dia no Brasil (com uma imagem do Cristo Redentor atrás!), o que deixa os Zenkaigers chocados, porque se é meio-dia no Japão, e “o Brasil fica do outro lado do mundo”, deveria ser noite por lá/aqui. Sei lá, achei bacana usarem o Brasil, até porque a gente sempre usa o Japão quando estamos falando sobre “o outro lado do mundo”, e eu achei bacana. Foi o que salvou esse plot todo, na verdade.

 

Para mais postagens de “Kikai Sentai Zenkaiger”, clique aqui.

 

Comentários