Power Rangers Time Force – Ransik Lives

“Infelizmente, o futuro não aceita imperfeições”

UM DOS MELHORES EPISÓDIOS DA TEMPORADA – e eu digo isso tranquilamente, mesmo sabendo de outros episódios interessantes, inteligentes e complexos que nos aguardam no futuro de “Power Rangers Time Force”. Esse quarto episódio da temporada, no entanto, é importantíssimo em vários sentidos, e é uma delícia de se assistir! Aqui, temos Wes ajudando os policiais da Força do Tempo a se adaptarem a 2001 e a, quem sabe, passarem despercebidos, enquanto também temos um pouco da história de Ransik, que é, certamente, um dos melhores vilões da franquia. É comum, em “Power Rangers”, que vilões queiram destruir o mundo/a cidade “porque sim”, enquanto Ransik ganha todo um background que não tornam suas atitudes corretas, de modo algum, mas que ajudam a dar contexto a elas: ele também é um personagem complexo.

No início do episódio, ainda com seus uniformes da Força do Tempo e morando na praia onde a nave deles caiu e explodiu, os policiais do futuro se perguntam como eles vão viver no passado, se eles não têm dinheiro nem comida. E é Wes quem aparece com a solução, um lugar para eles morarem, e embora não seja uma mansão como a casa na qual ele mora, como Trip parecia achar que talvez seria, é um lugar aconchegante e que tem tudo a ver com eles e com a temporada: A TORRE DO RELÓGIO. É um prédio que pertence ao seu pai, mas que não é usado há muito tempo, então ele acha que os amigos estarão seguros lá, e ele não poderia estar mais empolgado – é tão gostoso ver essa alegria que começa a tomar conta de Wes, quando ele começa a se livrar da vida chata que levava antes… Jen, por sua vez, acha perfeito: dali de cima, eles podem ver a cidade inteira e ninguém pode vê-los.

“Let’s turn this place into a home”

Então, mesmo que não seja o que eles esperavam e que a torre esteja bastante suja, eles veem o potencial do lugar e começam a trabalhar para transformá-lo em um lar – e é uma das sequências mais gostosas da temporada! Amo vê-los trabalharem juntos, amo ver o Lucas sorrir, porque não é algo tão frequente, amo ver a Katie usar a sua superforça para levantar o sino da torre e, é claro, amo o momento em que o Wes aparece com uma maletinha e algumas roupas: se eles quiserem que as pessoas pensem que eles são dali, eles precisam começar a se vestir de acordo. Então, conhecemos os visuais dos Rangers em 2001, e são incríveis, com destaque ao Trip, todo colorido e jovial, o que combina demais com ele, e a Jen, séria, mas elegantíssima, o que já faz com que os olhos de Wes brilhem… mesmo que se apaixonar por Jen, com toda a história de Alex, não seja uma boa ideia.

Adoro como as coisas se ajeitam também para eles… e como Wes e Jen têm uma química tão PERFEITA. Quando eles estão saindo para buscar comida, um homem aparece para “contratar os seus serviços”, porque aquela costumava ser uma loja de serviços manuais, como pinturas e consertos – então, Jen toma a iniciativa e diz que eles aceitam o trabalho… afinal de contas, eles precisam do dinheiro e Wes não está a fim de pedi-lo ao pai! Gostei demais de toda essa sequência, uma cena incrível. Gosto de ver Wes e Jen interagir, gosto de vê-la sorrir e ficar um pouco mais leve, e os dois pintando juntos um prédio são MARAVILHOSOS, com direito ao Wes se atrapalhando, porque nunca fez algo assim na vida, e a Jen de bom-humor, sorrindo – essa companhia começa a lhe fazer bem. Bobo e influenciado pela memória afetiva, quase chorei de emoção na cena.

Mas o roteiro é excelente, o texto é excelente, as atuações são excelentes.

Que temporada, meus amigos!

Enquanto isso, Ransik quer anunciar para toda a cidade de Silver Hills que ele chegou e que, agora, aquele lugar é dele – e que maneira melhor de fazer isso em pleno 2001 do que ATRAVÉS DA TELEVISÃO. Se fosse atualmente, seria um vídeo nas redes, atingindo todos os celulares, mas em 2001 era a televisão… então, Ransik invade uma transmissão, ameaçador, e anuncia aos moradores que a cidade e a vida deles (!) agora são suas. Ele dá aos moradores uma hora para que eles se rendam ao seu poder, ou então serão destruídos. Enquanto isso, alguns Cyclobots capturam Wes enquanto Jen sai para buscar mais tinta, e o levam até Ransik, e é aqui que ganhamos uma das cenas mais importantes desse episódio, quando Ransik confronta Wes e percebe que “eles não contaram quem ele é”, e então ele conta a sua história… e a cena é um misto de sensações!

Gosto demais da sequência que mostra flashes do futuro, para explicar o DNA perfeito e a mutação de Ransik, porque ela tem toda uma vibe de ficção científica, além de, é claro, dar perspectiva ao vilão – entendemos seus motivos, quase nos compadecemos com Ransik, como acontece com Wes, mas também devemos lembrar que estamos vendo apenas um lado da história, apenas como ela é contada por Ransik. Mesmo assim, muita coisa nos é mostrada nessa cena. Ransik fala sobre como os cientistas passaram décadas estudando e buscando a perfeição genética e, até o ano 3000, todos os bebês nascidos tinham o “DNA perfeito”, com todas as “características perfeitas” escolhidas por seus pais, e doenças já não existiam. Então, algo “deu errado”, quando um frasco de experimento caiu, se partiu e o líquido jorrou até a rua, do lado de fora do laboratório…

E, ali, nasceu Ransik, que era a representação de tudo o que se odiava naquele futuro “perfeito”: um mutante. As cenas de Ransik na rua são fortes, a maneira como as pessoas se assustam ao vê-lo e saem correndo, apenas por sua aparência diferente, é desconfortável e revoltante, e é como Ransik diz: “Infelizmente, o futuro não aceita imperfeições”. Marginalizado, evitado por todos com “DNA perfeito”, Ransik reúne um exército de mutantes que são como ele, outras pessoas com imperfeições que foram rejeitadas pela sociedade perfeita, e, juntos, eles aterrorizam a cidade. Wes não sabe o que pensar em relação a isso tudo: ele diz a Ransik que as pessoas estavam erradas em tratá-lo como trataram, mas diz que “vingança não é a solução”. De qualquer modo, depois que os amigos o resgatam e eles destroem o “monstro da semana”, Wes conversa com Jen, diz que Ransik contou sua história e ele sentiu pena

…mas Jen ressalta que ele é mau, em todo seu ser.

Ansioso para rever como a temporada vai desenvolver essa trama!

 

Para mais postagens de Power Rangers Time Force, clique aqui.

 

Comentários