[Series Finale] MacGyver 5x15 – Abduction + Memory + Time + Fireworks + Dispersal

“Today’s my last day”

Não acredito que “MacGyver” chegou ao fim. Em 2016, eu cheguei à série por causa do Lucas Till, e então eu me apaixonei cada vez mais pelos personagens e pela atmosfera ao longo dos anos, e “MacGyver” fez uma bela trajetória de 5 temporadas com episódios interessantes, inteligentes, vilões icônicos, e muita química entre os personagens… foi uma série muito boa, e vai deixar saudades. Não podemos evitar a sensação de que ela acabou abruptamente, porque fomos avisados de que a quinta seria a última temporada quando estávamos perto de finalizá-la já, mas “Abduction + Memory + Time + Fireworks + Dispersal” consegue ser uma bonita despedida para tudo o que se construiu em “MacGyver” com o pouco tempo que temos: é um episódio tenso, emocionante, e que nos coloca um sorriso no rosto, mas nos deixa com vontade de continuar aqui.

Que série bacana!

Há alguns episódios, “MacGyver” iniciou uma trama de nano-trackers que acabaram entrando no corpo de Mac e Riley, e desde então estamos preocupados com eles e esperando que a Phoenix Foundation encontre uma solução… no início desse episódio, no fim de um caso, Mac e Riley desaparecem por 24 horas e, quando reaparecem, não se lembram de nada do que aconteceu – é como se eles tivessem sido abduzidos e, eventualmente, descobrimos que vários testes foram realizados neles. Agora os dois estão inquietos e querendo entender o que aconteceu, e tudo se torna ainda mais desesperador quando eles assistem a vídeos do tempo em que ficaram “desacordados”, e veem a eles mesmos fazendo coisas das quais não se lembram e que jamais fariam em outras situações – controle total da mente para criar soldados que fazem qualquer coisa que se pedir.

Seria uma trama bacana de se acompanhar em mais episódios, acredito… de todo modo, a série precisa acelerar a trama e fazer com que eles se livrem dos nano-trackers, porque “MacGyver” não pode terminar com a gente sem saber se Mac e Riley ficarão bem. Assim, Bozer acaba dando uma ideia, sem saber dos riscos que ela implica, e Mac e Riley resolvem seguir adiante com isso – e como os efeitos colaterais podem envolver danos cerebrais, perda de memória e morte, eles fazem uma espécie de “despedida” na casa de MacGyver que é uma cena bonitinha e triste. O episódio aposta, então, na emoção em seu clímax, quando o procedimento quase mata Mac, e é realmente desesperador assisti-lo naquela situação, com todas as pessoas que o amam ao redor, se preocupando com ele, torcendo por ele, chamando-o de volta à vida quando ele morre por alguns segundos.

Felizmente, tudo termina bem… o episódio insiste nessa história de Mac e Riley, algo que marcou essa temporada, mas de uma maneira bem contida, que pode ser interpretada como amizade – porque eles estavam incríveis, cúmplices, mas também temos vários momentos de Mac e Desi, e a maneira como Desi se preocupou com ele… era tão sincero, tão genuíno, tão perfeito. Eu adoro a Desi, então sou suspeito para falar! Para mim, Mac e Desi terminam o episódio juntos e felizes em seu relacionamento, sem grandes mudanças, e tenho certeza de que quem torceu por Mac e Riley vai defender que algo ainda vai se concretizar entre eles. A série preferiu se abster de ser decisiva, e deixou para que os fãs decidissem o futuro romântico de MacGyver, até porque esse não era, no fim das contas, o enfoque que o episódio escolheu dar.

Para finalizar a série, Mac toma uma decisão: ele não vai continuar trabalhando para a Phoenix Foundation. Lhe faz muito mal pensar que o governo estava por trás disso tudo, que não se importava com eles, que os usou como cobaias para experimentos tão baixos… o momento em que ele comunica sua decisão de deixar a Phoenix é emocionante, e é bonito ver todos se unindo a ele na decisão: primeiro o Bozer, depois a Desi e, por fim, a Riley. O episódio apostou na dinâmica perfeita desses quatro (as cenas dos pijamas!), e isso foi incrível. É um final emotivo, emocionante, e com um toque de esperança, porque Russ e Matty anunciam, por fim, que cortaram todos os laços com o governo e, de agora em diante, estão por conta própria e só farão o que escolherem… o que quer dizer que Mac e os demais podem continuar trabalhando ali e fazendo o que fazem de melhor.

“It’s us against the world”

Foi muito bonito. “MacGyver” vai deixar saudades!

 

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.

 

Comentários

  1. Estamos tentando salvar a série essa é a petição pra quem quiser ajudar ��
    http://chng.it/kWLnqQXX6H
    #SaveMacGyver

    ResponderExcluir
  2. Meu não gostei do final sem graça Mac e Riley não fica juntos não gosto da Desi com ele tem que ter a 6 temporada final juntos Mac e Riley por favor não e justo

    ResponderExcluir

Postar um comentário