Shadow and Bone 1x04 – Otkazat'sya

Em busca do Patrono de Harry.

Estou gostando bastante da série até agora, mas não consigo saber pelo que torcer quando se trata de Alina, Mal e o General Kirigan. A começar pelo fato de que eu tinha entendido que o General Kirigan seria um vilão e, até o momento, não o estou conseguindo enxergar assim – ainda, pelo menos. E é evidente que existe alguma coisa entre ele e Alina, vide a maneira como ele segurou seu rosto hoje e, por um segundo, parecia que eles se beijariam. Por outro lado, eu gosto do Mal, e o Mal é aquele cara que esteve ao lado de Alina a sua vida inteira – ele faria qualquer coisa por ela, e ela deveria saber disso… o problema que os dois vêm escrevendo cartas um para o outro, mas as cartas não chegam a eles. Enquanto Mal sabe que alguma coisa está errada e faz de tudo para tentar encontrá-la, no entanto, ela parece acreditar que ele não se importa com ela.

Esperava mais de Alina… mas talvez tenha sido inocência minha.

Alina, a Conjuradora do Sol, continua vivendo sua nova vida, tentando se adaptar a todas as novidades que se apresentam, e essa proximidade com o General Kirigan, que inclusive a convida a chamá-lo de “Aleksander”, de agora em diante. É em um diálogo interessante dos dois que descobrimos um pouquinho mais sobre o Herege Negro, o antepassado de Kirigan que foi o responsável pela Dobra, mas é algo bem breve. Duas cenas marcam a relação de Alina e de Kirigan nesse episódio: a primeira quando eles saem para andar de cavalo e conversam, e a segunda quando ela o encontra durante a noite, e ele está mais sombrio do que nunca, conjurando sombras ao seu redor, e ela se aproxima dele, toca seu braço e conjura luz o suficiente para afastar as sombras, e então ela lhe diz algo importante, uma promessa: ele não está sozinho.

Com Baghra, Alina também continua o seu treinamento, e se exige cada vez mais dela… ela precisa aprender a Conjurar o Sol, e precisa fazê-lo sozinha. Durante um treinamento em especial, em que Baghra lhe dá um chá, ela é levada de volta em suas memórias para um dia com Mal, ainda no orfanato, quando ele não pôde fazer o seu teste para saber se era Grisha e ela escolheu cortar a própria mão para que a dor escondesse qualquer poder Grisha seu, se ela tivesse algum – qualquer coisa para que ela não fosse afastada de Mal. Durante todo o episódio parece que Alina percebeu a força da sua relação com Mal, a maneira como ele sempre esteve lá por ela, mas acho que ela entendeu tudo errado. Ela usou o conselho de Baghra sobre como “era fraco precisar dos outros” para escolher apagar da sua mão a cicatriz que representava a conexão com Mal.

AH, FRANCAMENTE!

Enquanto isso, Mal só pensa em encontrá-la, em saber se está tudo bem, e ele espera ansiosamente por uma carta em resposta às que ele está enviando, mas elas nunca vêm. Então, quando seu superior fala sobre uma caça ao Cervo de Morozova, uma “lenda”, e a recompensa que é uma visita ao Palácio, Mal sabe que esse é seu ingresso para onde Alina está, e ele não pensa no risco que está correndo… apenas o aceita. Então vemos Mal caminhar por paisagens geladas em busca de um Cervo que talvez nem exista (!), e o vemos perder os seus amigos durante um ataque brutal no qual ele mesmo é baleado, e, em paralelo, presenciamos um flashback no qual ele dá um jeito de ser mandado para a cadeia só porque é lá que Alina está e ele precisa reencontrá-la. Sinceramente, eu fiquei triste o vendo fazer isso tudo enquanto ele o “apagava”.

Por fim, temos um pouco mais dos Crows, e é sempre interessante acompanhá-los, mesmo que, por ora, eles estejam ocupando bem menos tempo de episódio que os demais personagens. Eles atravessaram a Dobra, e agora precisam encontrar a Conjuradora… para isso, eles buscam uma planta do Palácio, o que gera uma sequência MARAVILHOSA de um “grande assalto”, mas, por mais que eles consigam colocar as mãos na planta, ela não é muito útil para uma possível invasão… por isso, eles precisarão encontrar uma outra maneira se quiserem chegar até Alina Starkov, e essa outra maneira é junto com uma trupe que vai se apresentar no Pequeno Palácio nos próximos dias. Adorei a sequência de Inej e Jesper demonstrando seus talentos para serem incorporados ao “show”. Esperamos o momento em que os Crows finalmente chegarão ao Palácio!

 

Para mais postagens de “Shadow and Bone”, clique aqui.

 

Comentários