¿Quién es Quién? – Leonardo fala francês!

“La mujer que le pedí que se casara conmigo… se llama Fernanda”

QUEM ESTÁ ANSIOSO PARA VER O LEONARDO RECUPERANDO A MEMÓRIA? Na verdade, sabemos que Leonardo Fuentemayor está muito mais feliz vivendo no lugar de seu irmão, Perico Pérez, mas a trama promete tomar uns caminhos interessantes a partir do momento em que ele recuperar sua memória… nesse momento, Perico está se casando com Fernanda, e Chamoy está com o filho nas mãos, louco para tirar vantagem dessa situação toda, incentivando-o a continuar “sendo” Leonardo para sempre. Mas esse plano só pode dar certo enquanto o verdadeiro Leonardo continuar sem memória, e embora já se tenham passado alguns meses e até agora nada conclusivo tenha lhe retornado à mente, nunca sabemos que tipo de coisa pode desencadear lembranças, e Leonardo começa a ter suas primeiras lembranças significativas.

As coisas na casa de Inês não andam das melhores. Além de toda a tristeza da morte de Jonathan, há pouco tempo, agora Sara e Yesenia estão determinadas a “cuidar” de Chamoy, tudo porque ele é IRRESPONSÁVEL e não soube cuidar sozinho das suas mãos queimadas – por mais que lhe doa (e eu pouco me importo), acredito que Chamoy deixou que a situação se agravasse a esse ponto, apenas para que tivesse um motivo para se infiltrar na casa de Inês, não conseguiu dizer que não o queria morando ali… Leonardo está inconformado com a moleza da mãe, e agora Chamoy o está atormentando o tempo todo. Leonardo está infeliz, e a única pessoa que lhe acalma é Paloma, como sempre fora. Chamoy ainda está brincando com fogo (trocadilho fraco, eu sei) ao provocar Leonardo sobre como “ele está diferente”, e como “parece que ele foi trocado por outro igual a ele”.

Aguarde.

Leonardo também está furioso com Renata, por todas as sugestões sobre como ele não deveria estar planejando se casar com Paloma, e ela inclusive foi falar com ela sobre isso, mas ele acaba retornando à terapia por causa de um psiquiatra francês que está visitando o país e parece estar interessado em seu caso. Depois de conversar por alguns minutos com Leonardo, o psiquiatra está surpreso, e então se volta para fazer um comentário preconceituoso com Renata, sobre como “achou que ele era um ignorante, mas agora está surpreso”, e Leonardo não apenas entende o comentário, como, bravo, o responde que “não é só porque ele é pobre que ele tem que ser ignorante” – MAS ELE FAZ ISSO EM UM FRANCÊS FLUENTE. Ele fala francês com uma naturalidade assombrosa, como se tivesse falado o idioma durante toda a sua vida… e a cena é PERFEITA.

Chegou a me arrepiar…

Naturalmente, todos ficam chocados e pouco sabem como reagir a “Perico” falando francês. Onde ele aprendeu? Quando? Leonardo e o psiquiatra até conversam durante parte da sessão em francês, mas Leonardo acaba indo embora, eventualmente, novamente dizendo que não quer seguir com isso e que “não lhe interessa o seu passado, apenas o seu futuro”. Então, ele vai em busca da única pessoa que pode acalmá-lo: Paloma. Leonardo está nervoso, respirando com bastante dificuldade, dizendo que sabia que não devia ter voltado para a terapia, porque toda vez que vai até lá acaba saindo pior do que quando entrou. A atuação de Eugenio Siller é impecável, e fazia muito tempo que não víamos o personagem ter um ataque de pânico, o que é uma característica importante de Leonardo Fuentemayor que retorna com tudo nesse momento, enquanto a confusão o atormenta…

Como ele sabe falar francês?

Por que agora sabe tanto de economia?

E o francês acaba desencadeando outras memórias… de volta à casa da mãe, Leonardo vê algo no jornal escrito em francês, e então outras memórias lhe vêm à mente: uma cena dele em um restaurante francês, falando o idioma com Fernanda, a mulher com quem ele ia se casar. E a cena é importantíssima, porque Leonardo não apenas se lembra do rosto e do nome da mulher com quem ia se casar antes de perder a memória, como também se lembra dela o chamando de “Leonardo”, embora ele não leve isso em consideração por ora. Paloma, naturalmente, sofre ao ouvi-lo falar sobre a tal “Fernanda”, mas diz a Leonardo que ele não pode abrir mão de seu passado, e Inês lhe dá razão: não para que ele reate nada com a tal Fernanda, mas para que ao menos esclareça esse passado e possa, então, seguir em frente com Paloma, como deseja…

Cada vez mais Leonardo se questiona a respeito de quem é… não vai ser um momento fácil, nem para ele, nem para Paloma. Ela se retira da casa, com a desculpa de que precisa buscar o Cachito, mas ela retorna eventualmente porque precisa falar com ele, e ele coloca outra carta importante na mesa: a pulseira que estava no bolso do paletó que usava no dia do acidente, uma pulseira que ele pretendia dar de presente para Fernanda, conforme se lembrara, e que vale mais de 35 mil dólares… algo que ele não tinha, nunca, como ter comprado. Paloma sempre lhe disse que o ama, que ele é um bom homem e nunca fez mal a ninguém, nem tomou algo que não fosse dele, mas Leonardo está cada vez mais incerto disso tudo… e embora Paloma sempre diga que “estaria com ele de qualquer modo”, ele agora se pergunta se ela estaria com ele se ele fosse um ladrão.

E agora?

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários