GO! Vive a Tu Ritmo – A despedida de Mía

“As portas sempre estarão abertas”

Desde que ouviu uma conversa entre Ramiro e Isabel, Mía não consegue parar de pensar nas coisas que não sabe – ela descobriu (e Ramiro confirmou) que o diretor de Saint Mary e sua mãe tiveram algo no passado, há muito tempo, mas agora tem algo mais martelando em sua cabeça: e se ele for seu pai? Isso porque, com a ajuda de Gaspar, Mía descobre que uma carta importante que estava nas coisas da mãe e que fora escrita por Ramiro (!) data do ano de seu nascimento… alguns meses antes, para ser específico. E se houver mesmo uma possibilidade de Ramiro ser seu pai, ela precisa saber disso! Andei criticando “GO!” nos meus últimos textos, e realmente encontro uma série de problemas na produção, mas acho que ela tem um bom fio condutor: essa parte toda de Ramiro ser pai de Mía é algo bem interessante de se acompanhar e queremos ver a resolução!

Principalmente porque eu gosto MUITO do Ramiro! Um dos poucos personagens verdadeiramente bons em “GO!”

Com a dúvida na cabeça, Mía pergunta para a madrinha se Ramiro é seu pai, e Isabel mente prontamente, dizendo que não… um pouco assustada, Isabel aproveita para perguntar se Mía está bem em Saint Mary – afinal de contas, toda vez que a vê ela está sendo maltratada por Mercedes… então, para afastar Mía de pessoas tóxicas e com medo que ela descubra a verdade, Isabel anuncia que está indo embora para a Espanha e que Mía tem que ir com ela. Eu não gostaria de dar esse gostinho a Lupe e Mercedes, mas eu realmente acho que a Isabel tem razão: Mía só está sofrendo naquele lugar… até quando? Mía tenta protestar, mas Isabel diz que pode ver que aquele lugar não faz bem a ela, e talvez ela goste tanto de estudar música e de alguns amigos que isso a está impedindo de perceber o quanto todo aquele ambiente a faz mal… é o que ela diz a Ramiro.

Ramiro não fica contente com a informação de que Mía está indo embora, e vai imediatamente falar com Mercedes, para dizer que Mía está indo embora, e é REVOLTANTE como Mercedes simplesmente balança a cabeça, satisfeita… vai ser uma delícia o momento em que ela descobrir que Mía é filha de Ramiro. Ainda mais tendo em vista que ele já ama e protege a garota mesmo sem saber disso! Mas o seu coração lhe diz, e tem algo que Mía lhe conta que mexe muito com ele… Mía diz a Ramiro que, por um momento, achou que ele fosse seu pai e se iludiu com isso, porque na verdade adoraria que fosse verdade, mas diz que a madrinha disse que não, e que seu pai era outro… os olhos de Ramiro se enchem de lágrimas enquanto ele escuta Mía falar, enquanto ela fala sobre a carta que ele escreveu para a mãe no ano do seu nascimento… eu queria que pelo menos o Ramiro soubesse a verdade.

Os olhos de Ramiro cheios de lágrimas, se contendo para não chorar… QUE DÓ!

A notícia de que Mía está indo embora se espalha pela escola, e aqui eu preciso comentar: a série erra tanto e em tantos sentidos. Temos uma cena de Lupe festejando a partida de Mía, por exemplo, o que deveria ser engraçado ou debochado, mas, na verdade, só me dá vergonha alheia. Também é patético ver o roteiro forçando algo bom para Mía e Lupe quando Lupe admite que “de vez em quando se diverte com ela”, quando Mía a ajuda com uma coreografia… não houve desenvolvimento nenhum para que Lupe dissesse algo assim, e é muito ruim que o roteiro enfie a cena sem nenhum tipo de planejamento. É diferente da transformação de Glória em “Kally’s Mashup”, que começou na primeira temporada e se concretizou na segunda sem que ela perdesse sua identidade, por exemplo. Ou a redenção de Ludmila, em “Violetta”, que dura toda a terceira temporada e é bem construída.

Aqui, só é jogado mesmo.

E já que entrei nessa parte de criticar, eu preciso dizer: qual é a do drama de Mía porque Zoey e Gaspar estão namorando? QUE COISA DIFÍCIL DE ASSISTIR, DE VERDADE! Ela pode até fazer o discursinho dela de que “não gosta de mentira” ou qualquer coisa assim, mas no fundo ela só acha que o mundo gira ao redor dela mesmo e está agindo como uma irritante garotinha mimada – mas não qualquer garotinha mimada: uma de 7 anos que descobriu que a melhor amiga fez alguma coisa sem ela. Achei chata pra caramba toda a parte da Mía brava (que direito ela tinha ou, pior, que motivo ela tinha, afinal?!) com Zoey e Gaspar, agindo de forma injusta e temperamental, fazendo birrinha desnecessária e o pior é que o Gaspar chega a terminar com Zoey por causa disso! E lembramos que Mía já teve uma briga com Gaspar na primeira temporada que também foi horrível.

Tem como defender não.

Nem quero, na verdade…

Quando a notícia de que Mía está indo embora chega até Álvaro, ele fica triste, achando que perdeu muito tempo para admitir que gosta de Mía, então marca um encontro com ela no parque, às três, mas o Juanma escuta tudo e sabota covardemente o encontro… mas não é apenas isso: ele murcha o pneu do carro de Álvaro para atrasá-lo, vai no encontro em seu lugar e já chega beijando Mía sem a sua autorização – assim, quando o Álvaro chega, ele vê os dois se beijando e vai embora arrasado, antes de ver Mía empurrar o Juanma e dizer que ele está confundindo as coisas. Felizmente, Mía vê Álvaro indo embora e supõe o que aconteceu, mas mesmo que ela consiga falar com ele mais tarde, na verdade ele não quer ouvir muita coisa… assim como ela não estava muito a fim de ouvir quando ele explicou que não estava beijando Olivia na foto.

Então, Mía se arruma para ir embora, e aqui ganhamos uma cena triste e emocionante enquanto os amigos cantam “Somos Uno” em despedida… a cena é bonita, os amigos a amam de verdade e sentirão a sua falta, e até Lupe parece sentir algo quando assiste a tudo – Mercedes não; quando Mercedes chega, ela detesta aquilo tudo, mas não pode fazer nada para impedir que eles cantem e se despeçam. Ramiro, por sua vez, se emociona, e os olhos de Mía se enchem de lágrimas ao ver todo o amor direcionado a ela… depois dos abraços de despedida, Mía agradece a Ramiro e diz que, sem sua ajuda, não teria durado um minuto ali; também agradece as ajudas dos demais e, infelizmente, Mercedes tem que estragar tudo desejando “uma boa viagem e um próspero futuro” e dizendo que “as portas do colégio sempre estarão abertas para ela”, sendo que ela não sente nada daquilo.

Mercedes bem dissimulada.

Então, Mía vai embora… vai mesmo?

 

Para mais postagens de “GO! Vive a Tu Manera”, clique aqui.

 

Comentários