¿Quién es Quién? – Chamoy começa a ameaçar Perico

“Oye, ¿qué te pasa si tu padre soy yo, Perico?”

Há tempos percebemos que Chamoy não tardaria em perceber que Leonardo e Perico tinham trocado de lugar. As dicas estavam todas ali, e sendo o único que sabe que ambos os gêmeos sobreviveram, e vendo os dois em lugares diferentes, ele nem precisava ser assim tão inteligente para sacar tudo – afinal de contas, o “Leonardo Fuentemayor” se parecia muito com o Perico, até no modo de falar ou “no modo de se assustar”, como ele comenta, e o “Perico” que estava na casa de Inês estava completamente diferente do que ele se lembrava do filho… e Chamoy tem a grande confirmação que esperava quando, trabalhando na empresa dos Fuentemayor, invade o escritório de “Leonardo” durante a noite e, fuçando as coisas dele, encontra uma foto de Inês. Então, o Perico que ele julgou “santo”, na verdade “acabou saindo como ele”.

Naturalmente, uma blasfêmia, porque O PERICO É UM HOMEM BOM!

Chamoy, astuto, consegue confirmar rapidamente a sua teoria, quando é convidado para a casa de Inês, por Yesenia, para “um café-da-manhã de desculpas”, já que Leonardo prometera desculpar-se com o pai se a polícia provasse que ele era inocente, e então ele aproveita a oportunidade para comentar a respeito da foto de Inês, de maneira casual, e ele descobre quando a foto foi tirada e quem deveria estar com ela: Perico. Com as suas suspeitas confirmadas, Chamoy ainda é bastante cruel ao deixar a casa e dizer algumas “coisas em códigos” para Leonardo, que fica profundamente intrigado e, mais do que isso, incomodado com a “conversa”. Leonardo, antes de Chamoy ir embora, reforça o seu pedido que “ele se afaste de sua família”, e Chamoy maldosamente ri da maneira como Leonardo os chama de “sua família”, mas Leo não entende.

Ele ainda diz que “se alegra que seu filho tenha se tornado ‘bem-sucedido’”, e então vai embora, para falar com Perico. Nesse momento, Perico está do lado de fora da empresa, tentando chamar um táxi, sem sucesso, e Chamoy para na sua frente – Perico, então, diz que já pediu que ele deixe ele e seu pai em paz, e Chamoy responde com um “Oye, qué te pasa si tu padre soy yo, Perico”. O MOMENTO É EXTREMAMENTE TENSO! Um dos pontos-chave de toda a trama de “¿Quién es Quién?” Infelizmente, agora Perico já não tem mais a chance de negar, porque Chamoy já viu através de todo o seu teatrinho, e então ele manda Perico entrar no seu carro, porque eles precisam conversar… e o pior erro de Perico, a meu ver, foi ter aceitado essa condição e ter mesmo entrado no carro – o risco de ele acabar caindo no joguinho de Chamoy é grande demais!

Mentiroso e salafrário, Chamoy faz todo um jogo sobre como “estava procurando seu verdadeiro filho, porque o que está na casa de Inês não é o seu ‘Periquito’”, mas Perico não confia nele, e deixa claro que não acreditar no que ele disser. Perico reage ao pai de forma diferente de Leonardo, mas ainda assim é intenso, e ainda assim é sem confiança. Perico conhece o pai que tem, e ele diz que SABE que ele estava na empresa para roubar, e que alguém de dentro o ajudou a entrar como funcionário, porque ele tem antecedentes criminais e não teria sido aceito na empresa dos Fuentemayor. Chamoy tenta virar o jogo a seu favor e tenta dizer a Perico que “eles são iguais”, porque, supostamente, se Perico não contou quem é, é porque ele mesmo quer ficar lá, se passando por “Leonardo Fuentemayor” e roubar dinheiro dos ricaços também.

Perico se defende, diz que o que está fazendo NÃO É O MESMO, porque ele está TRABALHANDO na empresa, e realmente Perico apenas pegou o dinheiro que lhe correspondia pelo salário do mês! “Eu tenho a consciência tranquila, não tomei nada que não seja meu”. A minha parte favorita é quando o Chamoy tenta ameaçar Perico, dizendo que pode contar a todos a verdade a seu respeito, e Perico inteligentemente vira o jogo dizendo que “ele pode acabar ele mesmo com todo o teatrinho e os dois acabam pobres, e aí?” Mas Chamoy é mais maldoso que Perico, e então ele consegue deixar o filho verdadeiramente preocupado, dizendo que o que para ele foi apenas uma travessura, para os Fuentemayor será entendido como um crime de “roubo de identidade”, e eles não vão descansar enquanto ele não estiver na cadeia – assim como foi com Santiago.

Os Fuentemayor arruinarão sua vida…

Mas embora diga que “Perico está correndo perigo”, Chamoy diz que ele precisa continuar lá dentro, e continuar sendo “Leonardo Fuentemayor”. Perico também é um cara inteligente, e ele percebe que o pai está apenas enrolando para no fim pedir dinheiro, e ele chega a oferecer dinheiro para que Chamoy SUMA DE UMA VEZ POR TODAS, mas isso seria arriscado demais, porque Chamoy jamais acharia que a quantidade que Perico lhe desse era o suficiente… ele sempre retornaria, e sempre teria Perico na mão. Por ora, Chamoy não aceita esse dinheiro, porque lhe convém ter o filho na mão, e já percebemos que as coisas vão mudar daqui para a frente, porque Chamoy vai fazer a vida de Perico UM INFERNO… e Perico imediatamente muda drasticamente. A presença e a proximidade de Chamoy o incomodam e o deixam inquieto.

Mas ele diz que nunca roubaria de Don Humberto por ele!

Já é algo.

Enquanto isso, outra trama paralela e IMPORTANTÍSSIMA se desenvolve. Chamoy, em outro encontro, falara algo sobre um tal de “Martín Andrade”, e embora Basílio e Perico busquem sobre esse homem, eles não encontram nada, até que Basílio escute na televisão sobre o assassinato do advogado Martín Andrade, e a notícia diz que sua morte pareceu “um acerto de contas” – além disso, a notícia na TV já fala sobre “uma clínica de adoção ilegal”, então ELES ESTÃO PRÓXIMOS DEMAIS DE DESCOBRIR TODA A VERDADE… mas Basílio ainda não sabe o que Humberto pode ter a ver com isso. Sem saber do risco que corre, Basílio acaba indo até a casa dos Fuentemayor, perguntar a Nora sobre isso, e a sua reação visivelmente brava, a meu ver, já é uma resposta maior do que a que queria dar, porque demonstra a Basílio que ela conhece o nome e é algo importante.

Ela o adverte a parar com essa investigação, ou manda Humberto demiti-lo por ser “intrometido”. Mais tarde, Nora conta a Humberto sobre o fato de Basílio ter vindo até a casa perguntando sobre “Martín Andrade”, e ela volta a pedir que ele conte toda a verdade a “Leonardo”, porque é melhor que ele saiba por ele mesmo, do que que se inteire de outro modo, mas Humberto segue resistindo… durante o jantar daquela noite, com Perico se sentindo muito mal, por causa de Chamoy e por causa dos documentos que Fernanda pediu que ele assinasse, que ele percebeu que eram um acordo pré-nupcial (a sua tristeza é tão sincera, tão deprimente, tão intensa), ele se chama de “um pobre diabo”, e, desesperado, Humberto pede para conversar com ele, porque acredita que ele só estaria se sentindo assim se soubesse que era adotado. Na verdade, sua reação NÃO TINHA NADA A VER COM ISSO, mas o seu desespero diante de Basílio investigando um “Martín Andrade”, novamente, prova que existe coisas ali.

Basílio e Perico só precisam juntar as peças do quebra-cabeças!

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários