Merlin 1x08 – The Beginning of the End

“Emrys, help us. Please”

UM DOS MELHORES E MAIS IMPORTANTES EPISÓDIOS DE “MERLIN”. A história do Rei Arthur é famosa e, mesmo para quem não a conhece a fundo, alguns nomes-chave são importantes e soam familiares, como “Lancelot”, “Guinevere”, “Morgana”, “Merlin”… e “Mordred”. “The Beginning of the End”, oitavo episódio na primeira temporada de “Merlin”, começa com um garoto druida e seu pai sendo perseguidos em Camelot e, quando o garoto é ferido e seu pai capturado, ele precisa que alguém o ajude… alguém como Emrys. Ainda estamos no início da série, pensando que ela terá cinco (excelentes) temporadas, mas é muito bom como “Merlin” consegue definir coisas já em seu primeiro ano, e “The Beginning of the End” é uma prova disso, ao estabelecer um dos personagens mais importantes da história do Rei Arthur e, de quebra, sua proximidade com Morgana.

Merlin é quem encontra o garoto druida do lado de fora do castelo, machucado e escondido, pedindo por ajuda em seu pensamento – esse é um dos dons que alguns dos druidas têm, e um dos motivos pelos quais o Rei Uther os odeia tanto: ele os considera inimigos de Camelot, um povo determinado a “trazer a magia de volta para essa terra”. Por isso, ele está enfurecido com a presença de druidas nas proximidades do castelo e, quando o pai do garoto é capturado, ele marca uma execução pública para “servir como exemplo”, e coloca todos os guardas do castelo, liderados por Arthur, para buscar o “cúmplice” daquele homem… e, quanto mais eles demoram para encontrá-lo, mais Uther tem certeza de que alguém o está mantendo escondido e determina que, quando o menino for encontrado, ele e quem quer que o esteja ajudando serão mortos.

A história se desenvolve bem e é um máximo acompanhar como Merlin, Morgana e Gwen se envolvem na proteção ao garoto inocente que eles não podem deixar morrer só porque Uther tem uma rivalidade com os druidas – quer dizer, o Uther odeia praticamente todo mundo! Machucado e com a ferida infeccionando, o garoto druida se torna causa da preocupação constante de Morgana, que assume a função de protegê-lo e salvá-lo, se apegando a ele depressa… gosto muito do crescimento da personagem de Morgana, e ela tem uma das cenas mais interessantes da série até aqui quando conversa com Merlin sobre o garoto druida e, consequentemente, sobre magia, falando sobre como acredita que talvez não sejam as pessoas que escolhem a magia, mas a magia que escolhe as pessoas – parece que ela está tomando consciência disso.

Manter o garoto druida escondido é trabalhoso, mas necessário – e Morgana se sai bem despistando Arthur quando ele entra no seu quarto dizendo que “precisa procurar ali”, mas, eventualmente, eles precisam envolver mais pessoas nessa história: a infecção está cada vez pior, o garoto está ardendo em febre e se eles não trouxerem Gaius, talvez o garoto morra… e, como Morgana diz, eles já fizeram muito para deixar que ele morra agora. Gaius tem seus receios e sabe o que acontecerá se Uther descobrir que o garoto druida que ele tanto quer encontrar está escondido dentro do castelo, mas ele também não pode deixar que um garoto inocente morra se ele pode fazer alguma coisa para impedir isso… a única coisa que ele aconselha é que eles deem um jeito de tirar o garoto de Camelot assim que ele estiver curado da infecção.

Interessante falar sobre a questão do “deixar que um garoto inocente morra”, porque é justamente o que o Grande Dragão parece querer que Merlin faça… quando o garoto druida o chama de “Emrys” pela primeira vez, ele busca o Grande Dragão para saber o que isso significa, e ele tem um conselho: ele não deve ajudar o garoto. De qualquer maneira, Merlin não lhe dá ouvidos, inicialmente, e continua fazendo o que fazia antes, protagonizando, inclusive, uma cena divertidíssima na qual ele precisa pegar de Arthur umas chaves para uma saída “secreta” do castelo… e é Morgana quem tenta levar o garoto para fora. Afinal de contas, como ela bem diz, Uther não vai demonstrar qualquer tipo de misericórdia a Merlin ou Gwen se eles forem pegos ajudando o garoto druida, mas ela é sua protegida e talvez ela tenha mais chances do que eles se for descoberta.

E é.

Quando Arthur encontra Morgana tentando ajudar Mordred a escapar, tudo vira um caos: Mordred é colocado na prisão e sua execução agendada para a manhã seguinte, enquanto Morgana enfrenta o rei, dizendo que não podia permitir que um garoto inocente fosse morto e que “só fez o que achava certo”, mas parece que não existe esperança para o garoto… a não ser que mais alguém se envolva na história. E é assim que Arthur (!) acaba se aliando a Morgana para ajudar o garoto druida a escapar antes que seja tarde demais… quando Merlin também é envolvido na trama, ele visita o Grande Dragão mais uma vez para saber “o que ele queria dizer quando falou que ele não devia proteger aquele garoto”, e o dragão fala sobre como “ele não vai poder cumprir seu destino se o garoto continuar vivo”… aparentemente, ele será o responsável pela morte de Arthur.

“The Beginning of the End” é o meu episódio favorito nessa temporada justamente por tudo o que ele traz para a série a longo prazo… podemos ver um crescimento da personagem de Morgana e vê-la MARAVILHOSA sendo dissimulada com o Rei Uther, enquanto Merlin e Arthur são os responsáveis por ajudar o garoto druida, por exemplo, e também temos a ironia do roteiro ao colocar justamente o Arthur Pendragon para salvar a vida daquele garotinho. Pensando no que o dragão dissera, Merlin cogita não ajudar o garoto a escapar e seguir o seu conselho, deixando que ele morra… mas, ao mesmo tempo, isso pesa demais sobre a consciência de Merlin porque, ao olhar para o garoto, ele só vê uma criança inocente sendo morta por uma causa injusta… ele não pode condená-lo por algo que não aconteceu e que ele nem sabe se acontecerá.

Por isso, ele acaba voltando atrás – por isso e porque o garoto fala com Merlin, ou Emrys, através do pensamento, e eu adoro aquele momento! A maneira como ele implora por ajuda, como ele parece tão pequeno e tão indefeso, mas como, ao mesmo tempo, ele parece tão manipulador… de um jeito ou de outro, ele consegue que Merlin venha ajudá-los e, assim, Arthur o leva em segurança de volta para junto do seu povo e, antes de se despedir dele, ele pede que o garoto lhe diga seu nome, algo que foi inteligentemente mantido em segredo durante todo o episódio, enquanto ele era chamado de “o garoto druida”. Então, o garoto responde: “My name is Mordred”. Esse é um dos meus momentos favoritos na série e a cena me arrepia, porque o nome pode não significar nada para Arthur naquele momento, mas significa para quem conhece suas histórias…

É nas mãos de Mordred que o Grande Rei Arthur morre no final.

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários