BIA – O lançamento do disco da Moondust

Adivinha quem vai estragar tudo?

Paula Gutiérrez é insuportável, e não é uma personagem boa em ser insuportável. Eu adoro várias vilãs, vide Paola Bracho, Soraya Montenegro, Nazaré Tedesco, Flora… Paula Gutiérrez só é chata mesmo. O mais engraçado é que eu entendo as motivações de Paula: ela perdeu um filho, o outro ficou na cadeira de rodas e ela acha que a culpa é da família Urquiza; seu ódio não é, de modo algum, injustificado. Mas eu não sei se é o texto repetitivo ou a atuação plana da atriz, mas a verdade é que Paula Gutiérrez acaba ficando estereotipada e, ainda que com motivações pertinentes, a personagem se torna cansativa, repete sempre o mesmo, mesmo quando não cabe, e tudo fica parecendo bastante forçado… agora, Victor e os Urquiza estão organizando o lançamento de um álbum da Moondust, a banda que tinha com Helena no passado, e Paula está furiosa.

Inicialmente, Victor não quer nem que a mãe saiba sobre o evento, mas ela acaba vendo um e-mail no computador dele (!), então ele precisa falar com ela, mas ele diz que esse é um evento muito importante para ele e não pode arriscar que ela estrague tudo fazendo uma cena, mas Paula pede uma “oportunidade” (que ela não merece), e Victor está disposto a dá-la desde que “ela não cause nenhum problema” – como se ele não conhecesse a mãe que tem. Pouco depois, “coincidentemente”, Victor recebe uma mensagem da gravadora e anuncia para Bia e Manuel que o evento foi cancelado por causa de um problema no local… e é claro que só podia ter uma pessoa por trás dessa sabotagem: Paula Gutiérrez. Até Antonio lhe diz que ela foi longe demais, mas ela não está nem aí… ela diz que se não fosse assim, ela encontraria algum outro jeito de cancelar o evento.

E o Victor escuta.

Gostaria que houvessem mais consequências e mais rápido, sabe? Paula é amarga, insuportável, nojenta, mas ninguém faz nada decente contra ela para colocá-la em seu lugar… Victor podia fazer qualquer uma das duas coisas: 1) ir embora de casa; 2) contar a verdade sobre o acidente. Quero ver a cara dela no chão quando descobrir que, afinal, Helena NÃO É a culpada pelo acidente. Bravo, Victor diz à mãe que o evento era importante para ele, mas quando ele fala alguma coisa sobre Helena, ela fala o que sempre diz: que não quer ouvir o nome dela. Então, sentindo-se na razão de ter SABOTADO o evento de lançamento do disco, Paula diz que “ela perdeu um filho e ele não entende isso”, e o pior é que o roteiro ainda tenta fazê-la sair como a vítima, com o Antonio dizendo ao Victor que “ele não pode fazer a sua mãe sofrer”, como se não fosse isso que ela fizesse o tempo todo.

Mas, mesmo com a sabotagem de Paula, o evento vai acontecer… Manuel acaba comentando com Clara, no lugar em que está trabalhando, sobre o que aconteceu, então ela sugere que eles façam o evento ali, e Juan, o dono do lugar, dá a autorização! Paula surta ao ficar sabendo, diz que “eles não podem mexer com a memória do seu filho”, e eu fiquei o tempo todo angustiado… era para ser um evento perfeito, um tributo bonito repleto de amor e com uma apresentação de Bia e Manuel, mas eu sabia que não seria tão perfeito, porque Paula não ia deixar isso passar… Antonio tenta dizer que ela não devia se meter, mas ela diz que ela vai ao evento e não se importa com o que ele acha, só está lhe informando sobre o que vai fazer… então, quando chega o dia e a hora do evento, tudo está acontecendo muito bem – até que Paula Gutiérrez apareça para estragar tudo.

Como ela sempre faz.

O evento começa muito bem. É simples e íntimo, tem um discurso lindo de Victor que acontece antes de Paula chegar e que a teria feito surtar mais cedo… o discurso é bonito, Victor fala um pouco de sua história com Helena, com muito bom humor e emoção, e é bom que Ana/Helena esteja assistindo pelo streaming, emocionada. Depois de falar de Helena, Victor fala de outra pessoa importante, que foi a primeira espectadora e a primeira fã da banda, e graças a quem tudo aquilo foi possível, pois foi ela que empurrou e empurrou o projeto para que fosse adiante: Bia. Ele pede um aplauso enorme para receber Bia e suas amigas, Chiara e Celeste, que cantam “Dar la Vuelta al Mundo”. E então chegam os Gutiérrez… e você sabe que a paz e a beleza desse evento estão com os minutos contáveis. Ela está ali para estragar tudo, para ser a dona da razão, a única que sofreu.

É triste ver a cara de Victor ao ver a família chegar… porque ele sabe que vem *****.

Depois da apresentação de Bia com as amigas, ela canta com Manuel, e eu sempre AMO ouvir esses dois cantando “Primer Amor”, porque essa música é linda, e eles transmitem o sentimento deles enquanto cantam juntos… o romance dos dois, talentosos e apaixonados, e o Victor e a Ana se emocionam assistindo… mas é o último momento bonito e feliz desse lançamento. Depois da música, Bia pega o microfone e diz que também tem umas palavras a dizer, e é um momento triste e lindo, cheio de amor, que toca Ana. Um belo tributo, uma declaração de amor de Bia à irmã… então, ela chama os pais, e quando Alice pegou aquele microfone eu SABIA que a Paula não aguentaria, que a ***** finalmente viria… e veio. Mas vale lembrar que quem causou isso tudo, desde sempre, e não apenas no lançamento, foi a Paula. Se a sua atitude fosse diferente, ela seria convidada para esse evento, possivelmente poderia falar também…

Ela nunca se permitiu isso.

Alice peca um pouco, confesso, quando traz à tona o fato de que “o nome da filha foi manchado injustamente”, e daí a confusão reina, o caos se instala. Brava, Paula se levanta, vai até o palco, toma o microfone da mão de Alice, e vira baixaria, porque Paula é uma pessoa baixa, e não tem a classe e elegância que Alice tem – ela podia ter dito quase as mesmas coisas de um modo bem diferente, mas Paula não sabe. Ela só sabe gritar e fazer barraco. Ela fala um monte de coisas, faz um papelão, e durante o seu discurso culpa Helena por tudo o que deu errado em sua vida, se volta também contra Bia, e então tudo vai ficando ainda pior, porque Alice defende Bia, joga um copo d’água em Paula, as duas derrubam o bolo… o drama é maior do que o barraco, na verdade, e naquela hora eu queria que não fosse Disney Channel, sabe, porque eu queria ver a Alice metendo a mão na cara da Paula.

E eu a defenderia, sem problema.

Ou queria Victor e Antonio pegando aquele microfone e dizendo a verdade na frente de todo mundo, calando, finalmente, a boca de Paula. Seria perfeito.

 

Para mais postagens de BIA, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários