¿Quién es Quién? – Tanya faz as pazes com Eugenio

“¡Eres un viejo asqueroso!”

FINALMENTE TANYA DESCOBRIU QUE EUGENIO ERA INOCENTE! Uma das tramas mais difíceis de se assistir em “¿Quién es Quién?” é a de Tanya, que é abusada sexualmente (o roteiro dá a entender que ela não chega a ser estuprada, mas ainda assim é uma violência) por Justino, um velho nojento e asqueroso que agora quer impedi-la de se aproximar das pessoas que ama, como o Eugenio, ou mesmo sua amiga Connie. O pior é que Justino é um antigo amigo do pai de Tanya e, quando ela chega ilegal nos Estados Unidos, ela é recebida por ele, e ela acredita demais nele – eu adoraria que ela não o fizesse, mas a sua imensa inocência acaba a deixando vulnerável para um cara de mente perversa e doente. As coisas se complicam quando ele acusa Eugenio de ser quem entra em seu quarto escondido durante a noite, e ela infelizmente tem “evidências” para acreditar nisso.

Quando Eugenio encontra Tanya no meio da rua, ela está assustada, mas ele pede que ela o escute. Quando fala com ela, é possível notar a verdade e a sinceridade em seus olhos e sua atitude – ele pede que eles vão à polícia, ou que vão ao bairro e perguntem a quem ela quiser, pois não haverá uma única queixa contra ele, e Tanya devia perceber que essa atitude é completamente diferente da de “Don Pepe”, que se recusava a deixá-la ir à polícia, por exemplo! Na verdade, ele até a proibiu de falar com as pessoas, de um modo geral. Eugenio pede que Tanya acredite nela, mas ela não acredita, e conta o porquê: quando acordou nua, tonta como tem acordado, ela viu, ao lado da cama, o colar que ele lhe deu – Eugenio explica que é impossível, porque ele não está com o colar que ela lhe deu, mas ela pede que ele o mostre, então, para provar que está dizendo a verdade…

Mas ele não sabe onde ele está.

Eugenio procura o colar desesperadamente, sem sucesso, naturalmente, e Justino lhe diz que “ele tem que parar de agir como criança e deixar para trás essa menina que nem gosta dele”, o que é uma mentira: ele fala por pura despeito, porque deseja que o que está dizendo fosse verdade, mas TANYA AMA O EUGENIO… ela ficou balançada com o encontro no meio da rua. Depois de não encontrar o colar em casa, Eugenio vai atrás de Connie para pedir-lhe ajuda: ela tem que ajudá-lo a convencer Tanya de que ele está dizendo a verdade. E eu fiquei tão triste por causa dele. Connie quase descobre tudo quando chega ao quartinho de Tanya e vê Justino com a chave na porta, mas quando ela pergunta se “ele é o Don Pepe”, ele diz que ela “está se confundido” e que “ele acabou de se mudar para aquela pensão”. Connie teria resolvido todo o problema batendo na porta.

Mas ela não bate.

Paloma também está furiosa com o rumo que as coisas tomaram, com raiva de quem quer que seja esse velho nojento que o está difamando. Ela não vai aceitar que Eugenio continue sofrendo por causa de uma infâmia inventada por um covarde mentiroso! Justino, então, leva Tanya para um novo lugar, e eu fico COM RAIVA de ela ser tão boba. É uma nova casa, maior que o quartinho de pensão, e absolutamente longe de tudo, para que ela não tenha mais a chance de encontrar ninguém, e “começar uma nova vida”. Ela não gosta da ideia, porque não queria abrir mão do que tinha, e ela começa a sentir que está perdendo a sua liberdade – quando ela finalmente faz algo e liga para Connie, no entanto, ela está no casamento de “Leonardo” e Fernanda, e acaba não vendo o telefone tocar… enquanto isso, “Don Pepe” coloca Tanya em uma jaula.

Ela é sua prisioneira.

Quando Connie vê as ligações de Tanya, ela e Lupita ajudam Eugenio com um plano. Simples, mas que pode funcionar. Ela manda uma mensagem a Tanya e pede que ela ligue o rádio às 8 horas, em uma determinada estação. Tanya, felizmente, não diz nada a “Don Pepe”, e escuta a mensagem de Eugenio às 8, e é de arrepiar… ali, ele diz que a ama e pede que ela confie nele, dizendo novamente que ele pode levá-la para perguntar para qualquer pessoa no mercado, e ela verá que as coisas que esse senhor disse foram calúnias absurdas. Existe muita tensão enquanto se escuta a mensagem, porque Justino está na casa com Tanya, e não sabemos o que vai acontecer. A cena é FORTÍSSIMA, e Justino/Don Pepe se levanta para desligar e QUEBRAR (!) o rádio, em um acesso de fúria, e ela grita ao perguntar o que está acontecendo… e ele grita de volta.

Aqui é a primeira vez em que ele deixa a máscara cair na frente de Tanya. Ele é violento e grosseiro, diz que “ele é o único homem em quem ela pode confiar”, e ela fica assustada – tanto que, logo que ele percebe que fez merda e começa a pedir perdão, ela o manda embora, e então AS COISAS FINALMENTE COMEÇAM A ACONTECER. Naquela noite, o velho nojento invade a casa de Tanya mais uma vez, como sempre, mas, dessa vez, ela não tomou o leite com remédio. Então, quando ele se deita ao lado dela na cama e começa a passar a mão, de forma nojenta e revoltante, ela acorda assustada e grita, e foi bom ver finalmente o pavor tomar conta dos olhos de Tanya quando ela se dava conta de quem era o seu agressor: “Esse tempo todo era você?” Porque, agora, ela finalmente tem a chance de se livrar desse velho nojento que tanto a fez sofrer.

Mas tudo é sofrido. Ela está enojada, assustada, e existe medo em sua postura, além do característico nojo. Ele tenta dizer que “a ama”, tenta dizer que “nunca tocou nela”, e ela grita que “ele é um velho asqueroso”, o que É A MELHOR FORMA DE SE DESCREVER ISSO. Quando ele se aproxima perigosamente dela, ela dá um chute nele, e ele fica ali no chão, com dor e incapaz de se levantar atrás dela, e ela tem a chance de escapar – era perigoso, porque estava no meio da noite, ela estava sozinha e longe de todo mundo que conhecia, e ela ainda esquece o celular, mas, felizmente, ela consegue chegar na casa de Connie, que a recebe de madrugada, e então percebemos que, pela primeira vez em muito tempo, ela estava a salvo… e é bonito ver Connie a recebendo com um abraço, porque, no fim, Connie está sendo a melhor amiga que Tanya tem ali.

Tanya lhe conta que foi enganada, que foi “Don Pepe” o tempo todo, e se sente estúpida, mas Connie diz que ela não tem culpa – Connie diz que ela precisa denunciá-lo, mas Tanya não pode fazer isso, porque ela é ilegal no país e, se for à polícia, será deportada de volta ao México. Percebendo que as coisas se complicaram de vez, Justino decide que “Eugenio tem que ir embora por um tempo”, e lhe entrega uma passagem dizendo que “ele vai embora ainda hoje”. Mas Eugenio é decidido e diz que não vai embora, e pronto. Justino está perigoso, intenso e violento, movido pelo desespero de descobrirem o que ele fez, e ele diz a Eugenio que, se não fizer o que ele está mandando, então “pode ir embora de sua casa”, mas Eugenio é forte e, depois de os dois discutirem aos gritos, ele mostra que está disposto a ir embora da casa, mas não do país.

E a mãe devia fazer o mesmo, porque não é obrigada a suportá-lo.

As cenas ainda nos causam outras sensações de nojo e de revolta. Como quando o telefone de Eugenio toca, com Connie ligando, e Justino simplesmente toma o celular de sua mão, o expulsa de casa, e Eugenio não tem nem a chance de ver quem estava ligando – felizmente, eventualmente Eugenio acaba na casa de Connie, e embora Tanya queira se esconder, Connie a convence a falar com ele, E ENTÃO CHEGA A HORA. Ele é uma gracinha, tentando se explicar, tentando dizer que nunca fez nada contra ele, mas ela já sabe disso, e não o deixa continuar falando: só pede desculpas por ter duvidado. Ela se recusa a dizer, no entanto, quem é que a despia durante a noite, e diz que “não quer mais falar sobre isso”, mas Eugenio está preocupado com ela… ele só quer garantir que ela estará segura, mas ele é um exemplo de carinho e respeito com ela.

Enquanto isso, Justino entra em um drama que, para mim, não o torna um velho menos asqueroso ou nojento. Ele sabe que é um criminoso, a culpa começa a corroê-lo, e embora talvez haja arrependimento, já é tarde demais – eu não consigo sentir NADA nas cenas a não ser asco. Ele até chega a pegar uma arma e pensa em se matar, e foi frustrante perceber que, no fim, nem isso ele conseguiu fazer, porque resolveria um problemão da novela! Então, sabendo que o pai tentou se matar, Paloma se preocupa, chama a ajuda de Renata, porque não sabe bem o que fazer, e diz que o ama, mesmo que o próprio Justino não entenda que motivo ela teria para ajudá-lo, depois de tudo o que ele fez com ela e como a tratou… é verdade, mas ela diz que ele é seu pai e ela vai ajudar. Agora eu quero saber como ela vai reagir ao saber que era ele abusando de uma garota e acusando Eugenio injustamente.

Quer dizer, isso não tem perdão.

De jeito nenhum.

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários