Merlin 1x05 – Lancelot

A nobreza de um cavaleiro.

LANCELOT É UM DOS MEUS PERSONAGENS FAVORITOS EM “MERLIN”. Seguindo o seu fenomenal início de temporada, “Merlin” traz à sua galeria de personagens outro nome conhecido das histórias do Rei Arthur: Sir Lancelot, o mais famoso Cavaleiro da Távola Redonda – claro, antes de ele ser ao menos um Cavaleiro. Sempre brincando com o que já conhecemos da história de Arthur e Merlin, a série continua encantando e reinventando o clássico de maneira divertida e inteligente, com episódios bem-escritos e cenários e figurinos belíssimos… mesmo que os efeitos especiais não sejam dos melhores. O episódio começa com Merlin sendo atacado por um monstro, um grifo, e então ele é surpreendentemente ajudado por um homem corajoso que ataca o grifo sem poder derrotá-lo, mas concedendo a Merlin algum tempo para que ele fuja ao menos.

O homem, que rapidamente se torna um amigo de Merlin, é Lancelot: um guerreiro que está rumando para Camelot em busca da realização de um sonho… ele quer ser um Cavaleiro. Depressa, Merlin se voluntaria para ajudar, dizendo que ele poderia conversar com Arthur sobre isso, mas o problema, é claro, é que existe uma regra em Camelot que apenas permite nobres se tornarem Cavaleiros… isso quer dizer que Lancelot não tem nenhuma chance, a não ser que Merlin resolva usar sua magia para ajudá-lo de algum modo. E é exatamente o que ele faz, imprudentemente falsificando um certificado de nobreza, atestando que Lancelot é filho de algum nobre conhecido do Rei Uther, e Merlin convence Lancelot a aceitar o “presente” dizendo que essa é apenas uma oportunidade de ser notado por Arthur: dali em diante, ele só se tornará Cavaleiro por mérito próprio.

A interação de Lancelot com os demais personagens é muito boa e funciona de maneira orgânica, o que nos faz desejar que ele estivesse o tempo todo ali – a amizade com Merlin é bacana, bem como o flerte com Guinevere e, eventualmente, a admiração que Arthur passa a nutrir por ele, gerando quase um triângulo amoroso entre Merlin, Arthur e Lancelot… quer dizer, “Merlin” não é oficialmente um BL, mas poderia ser a história de amor entre Merlin e Arthur sem que muita coisa precisasse ser mexida no roteiro. Lancelot acaba usando, então, o certificado falso para apresentar-se a Arthur, mas agora ele precisa provar que seria um bom Cavaleiro de Camelot. Para isso, Arthur o coloca primeiro para fazer trabalhos como a limpeza do estábulo, enquanto vai observando seu modo de agir e o desafia inesperadamente para um duelo no meio do expediente e o aprova “no treinamento básico”.

Quando o grifo, que já atacou duas aldeias próximas, ruma para Camelot, Arthur sabe que precisará de toda ajuda que puder conseguir, então ele resolve adiantar a prova final de Lancelot, sabendo que ele luta muito bem e que sua ajuda será útil contra o monstro – e, assim, depois de um duelo tenso e uma vitória interessante, Lancelot se torna Sir Lancelot, oficialmente um CAVALEIRO DE CAMELOT. Tudo acontece muito rapidamente, no entanto, e sabemos que as coisas estão prestes a dar muito errado quando, desconfiado, o Rei Uther manda um genealogista investigar a veracidade do certificado de nobreza de Lancelot e pede uma resposta até o dia seguinte. Enquanto isso, Arthur dá uma festa em celebração pelo novo Cavaleiro, e é quase triste vera alegria tomando conta de Arthur bem como de Lancelot e de Merlin, sabendo que tudo está prestes a ruir.

E é o que acontece na manhã do dia seguinte, enquanto Lancelot ainda está na casa de Gaius, antes de sair para o seu primeiro dia como Cavaleiro de Camelot: ele é preso pelos guardas, a mando do Rei, e a sua mentira exposta – e ele nem faz nada para negar… afinal de contas, ele sabe que mentiu e que estava errado em mentir. Merlin se sente culpado, mas Lancelot o isenta de sua culpa, dizendo que a escolha era dele, de todo modo, e ele escolheu mentir. De todo modo, Arthur não chega a concordar 100% com a prisão de Lancelot, e vai contra a vontade do pai ao ir até a prisão de Lancelot para soltá-lo, mas não pode fazer nada para conceder-lhe o perdão ou para mantê-lo em Camelot como seu Cavaleiro: a única coisa que ele pode fazer é oferecer a sua liberdade, entregando-lhe um cavalo para que ele vá para o mais longe que puder e nunca retorne.

Enquanto isso, o grifo chega a Camelot, e Arthur, por mais que seja um bom Cavaleiro, não é capaz de vencê-lo, pois sua lâmina atinge o grifo e não o fere de maneira alguma… Gaius, então, revela ao Rei Uther que descobriu mais sobre a criatura, e que ela é uma criatura vinda de lendas e mitos, o que quer dizer que ela foi criada através de magia e só pode ser derrotada com magia. Naturalmente, Uther se revolta ao ouvir isso, nega a informação, porque ele simplesmente tenta fingir que a magia não existe – embora todos os problemas que continuamente assolam Camelot tenham a ver com magia. Então, Merlin percebe que seu destino é salvar a vida de Arthur mais uma vez, e se Uther não está disposto a acreditar em magia, e Arthur vai enfrentar o grifo de um jeito ou de outro, cabe a Merlin encontrar um feitiço que possa, finalmente, vencer o monstro aterrorizante.

O clímax do episódio é uma sequência interessantíssima, tensa e heroica. Arthur parte para um combate que, no fundo, sabe que não pode vencer, enquanto Lancelot, contrariando o conselho de ir embora, resolve fazer o que acha que deve fazer e proteger a vida de Arthur, enfrentando o grifo ele mesmo, e Merlin precisa salvar a vida de ambos. Eu fico um pouco triste em vero Merlin sempre se sacrificando por todo mundo, sempre encontrando maneiras de salvar a vida de todos, e nunca podendo levar o crédito por isso – acho que isso quer dizer que o Merlin é uma boa pessoa e a vida de Lancelot e Arthur é mais importante do que a glória própria, mas eu fico triste… de qualquer maneira, enquanto Uther estiver à frente de Camelot, qualquer tipo de feitiçaria, mesmo a que não visa nenhum mal, como a de Merlin, está completamente banida do reino.

Uther jamais seria capaz de entender.

Com os Cavaleiros de Camelot derrubados e Arthur desmaiado (o Merlin correndo preocupado para ele, que coisa linda!), Lancelot se prepara para a batalha de sua vida, e ele tem a ajuda de Merlin para vencer o grifo. Gosto bastante da conclusão do episódio: gosto de como o Arthur fica agradecido a Lancelot por ele ter salvado a sua vida, e como confronta o pai, achando que Lancelot merece ser readmitido como Cavaleiro de Camelot; gosto de como Lancelot descobre o segredo de Merlin, mas promete guardá-lo, ao mesmo tempo em que decide ir embora, porque não pode aceitar os créditos por algo que não fez; e gosto de como o Arthur fica mexido com a partida de Lancelot, mas Lancelot vai embora desejando uma oportunidade futura para mostrar novamente que é digno da posição que almeja. E, assim, nos despedimos de Lancelot, esperando que ele retorne um dia…

Mas esse é apenas o primeiro capítulo de uma grande história!

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários