Merlin 1x07 – The Gates of Avalon

Sidhe Elders

Uma das melhores coisas de “Merlin” é, certamente, a energia caótica de Merlin e Arthur. O episódio começa divertidíssimo com os dois caçando e se provocando quando o Arthur fica bravo porque o Merlin faz barulho e espanta a presa, e eu estou ansioso por um episódio que mostre mais desses dois em destaque – “Merlin” é cheio desse tipo de episódio, basta esperarmos por isso. “The Gates of Avalon”, no entanto, apresenta Arthur caindo em uma armadilha perigosa quando encontra dois forasteiros nos arredores de Camelot: Aulfric e Sophia. Morgana sabe, desde o primeiro momento em que vê Sophia, que ela não é de confiança, e não porque sente ciúmes de Arthur, como algumas pessoas acreditam, ou qualquer coisa assim, mas porque ela teve um sonho com Sophia na noite anterior – um sonho no qual Arthur morria afogado e Sophia assistia.

Morgana ainda está, de certo modo, “apagada” em “Merlin” – o que é quase inusitado, pensando na força que o seu nome tem nas histórias do Rei Arthur, e sabendo de como a personagem crescerá nas próximas temporadas de “Merlin”. “The Gates of Avalon”, no entanto, é o primeiro episódio que valoriza os seus dons, porque nos conta que Morgana tem sonhos premonitórios há algum tempo, e Gaius sabe disso, embora meio que a mantenha sem saber muito… a extensão dos poderes de Morgana são apenas sugeridos, por enquanto, e embora Gaius diga a Merlin que “ninguém é como ele”, quando Merlin pergunta sobre isso, sabemos que os poderes de Morgana são bastante grandes. Gosto de ver a personagem ganhar essa importância, e é inusitado como algumas pessoas, como o Merlin e a Gwen, já estão envolvidos nesse “segredo”.

Com a chegada de Sophia a Camelot, as coisas parecem caminhar muito bem para a concretização da visão de Morgana: Merlin está completamente encantado por ela – no fim, literalmente. Arthur fica encantado pela beleza da visitante, faz com que Merlin consiga para ela um quarto ao lado do seu, mas Sophia se aproxima e o enfeitiça para que ele perca qualquer capacidade de tomar decisões e pensar por si mesmo, e se acredita “completamente apaixonado por ela”. Tanto é que ele começa a faltar a seus compromissos de Príncipe para poder ter encontros com Sophia, andar a cavalo e mostrar-lhe o reino, e Merlin é quem tem que ficar para trás e lidar com o Rei Uther, inventando desculpas para as ausências de Arthur… desculpas que sempre acabam o colocando preso no vilarejo para que as pessoas joguem frutas podres nele.

Mas Merlin parece quase empolgado com as aventuras românticas do amigo… embora seja trabalhoso e mentir para o rei seja perigoso, ele obedece a Arthur quase que de boa vontade- Gaius, por sua vez, se preocupa… afinal de contas, ele dá atenção aos sonhos de Morgana. Quando ele fala sobre isso com Merlin, então as coisas começam a caminhar em uma nova direção, e Merlin segue Aulfric e Sophia para descobrir o que está acontecendo por conta própria, e ele presencia uma cena bem interessante se desenrolar nos portões de Avalon: Sophia e Aulfric estão tentando conseguir autorização para voltar a morar em Avalon e, para isso, eles terão que sacrificar a alma de um príncipe, e Aulfric decidiu que eles sacrificarão a alma não de qualquer príncipe, mas “do maior príncipe de todos”: ARTHUR PENDRAGON. A não ser que Merlin o salve.

Então, Merlin faz de tudo para salvar Arthur, mas ele está bastante enfeitiçado e controlado por Sophia… ele chegou a conversar com o Rei Uther para pedir a sua autorização para se casar com a forasteira (!), mesmo que eles se conheçam há apenas três dias. Felizmente, Uther proíbe o casamento e ri da cara do filho, e eu acho que é a primeira vez na série que eu não fico morrendo de raiva de uma atitude do rei! Dessa vez, ficamos um pouquinho incomodados com o próprio Arthur, mas também sou capaz de relevar, pensando que ele não sabia o que estava fazendo graças ao feitiço… então, quando Merlin tenta alertá-lo do perigo que está correndo, ele não lhe dá ouvidos, permite que Merlin seja atacado por Sophia e Aulfric e vai “voluntariamente” embora com os visitantes, dois Sidhe Elders perigosos que o estão levando diretamente a Avalon para sacrificá-lo.

A sequência do clímax do episódio é a realização da visão que Morgana teve em sonho: Aulfric guia todo um ritual para sacrificar Arthur e permitir que a filha retorne a Avalon, enquanto Merlin corre contra o tempo para chegar e salvar Arthur – é sempre Merlin quem está salvando a vida de Arthur, embora não leve muito crédito por isso. A cena é dramática, mas pouco impactante porque a) sabemos que Arthur não vai morrer, já que ele é um dos protagonistas da série e ainda precisa virar rei em algum momento, e b) todo episódio de “Merlin” parece ter alguém prestes a morrer. De qualquer maneira, o ato heroico de Merlin é gostoso de se assistir, enquanto ele pula na água chamando por Arthur e o buscando até que o encontra e o traz de volta em segurança para a margem… fico me perguntando se Arthur precisou de respiração boca-a-boca.

Quando Arthur desperta de volta no seu quarto em Camelot, completamente atordoado depois de passar tanto tempo enfeitiçado e quase ter sido sacrificado por Sidhe Elders, ele tem memórias vagas de coisas que aconteceu e que ele não entende: como o fato de ele ter dito ao pai que queria se casar com Sophia. Então, para não contar tudo o que aconteceu, Merlin e Gaius o incentivam a acreditar que ele teve um arrebato de paixão e estava fugindo com Sophia na noite anterior, e teria conseguido se Merlin não tivesse ido atrás dele e o trazido de volta à razão o nocauteando com uma pancada para que ele retornasse. “The Gates of Avalon” foi um episódio divertido de “Merlin”, mas a temporada chegou à metade e parece que, agora, vamos lidar com histórias mais sérias… Morgana tem mais um sonho naquela noite e, dessa vez, parece sério.

Que venha Mordred!

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários