Álbum “BIA”: ASÍ YO SOY

“Só você decide tua cor para pintar”

Lançado dez dias antes da estreia de “Bia”, o primeiro álbum da série já vem com subtítulo – “Así Yo Soy”, a música de abertura da série, interpretada por Isabela Souza – e 19 canções. Quando eu vi o tamanho do álbum, eu acreditei que fosse ser um único álbum para toda a temporada, como acontecera com as duas últimas temporadas de “Soy Luna”, mas felizmente o Disney Channel está retornando aos padrões “Violetta” e LANÇANDO MAIS ÁLBUNS PRA GENTE! É isso o que a gente quer! A temporada ainda conta com outro álbum, de 12 músicas, mas mesmo assim a série acaba não sendo tão musical quanto gostaríamos, porque as cenas musicais são quase todas muito curtas. O álbum traz músicas em espanhol e em português (AH, EU AMO DEMAIS!), e eu acho um absurdo que o CD não tenha sido lançado no Brasil… todos os CDs de “Violetta” e “Soy Luna” foram lançados no Brasil, e agora que finalmente temos uma protagonista brasileira e músicas em português, ELES NÃO LANÇAM O CD PARA OS FÃS BRASILEIROS?!

Sacanagem.

Isabela Souza, Gabriella di Grecco e Rhener Freitas ARRASANDO nas músicas em português!

<3

 

SINGLES

 

Eu cheguei a comentar os três singles de “Bia” antes da estreia da série, quando os lyric videos e/ou clipes foram lançados, em 2019. O primeiro deles é “Así Yo Soy”, que me fascina já de cara pelo uso do português – e, mais do que isso, por não ser inteiramente em português, mas por mesclar brilhantemente o português com o espanhol, pela música mudar naturalmente de um idioma ao outro… é uma delícia de escutar, e eu adoro a valorização do português. Sempre amei música em espanhol, mas que é bom ter essa língua materna junto em uma música que VAI PARA A ABERTURA de uma série do Disney Channel… eu fico muito feliz. E Isabela Souza está arrasando, porque eu consigo sentir a energia dela ao cantar, quase como se eu pudesse vê-la sorrir. A música empolga, nos faz sorrir, nos faz querer dançar… faz um belo trabalho apresentando a série.

Bem cara de abertura mesmo!

 

“Já escuto, já sinto tão forte essa voz

Já sinto a batida do teu coração

Bom bom bom, bom bom bom bom, BeU!

BeU na tua vida

 

Se escucha, se siente muy fuerte la voz

Ya siento el latido de tu corazón

Bom bom bom, bom bom bom bom, BeU!

Y BeU tu vida

 

Ah, assim eu sou

Sou o que sou

Tenho aquarelas no meu coração

 

Así yo soy

Creando voy

Deja que entre un sol de color”

 

Os outros dois singles“Arreglarlo Bailando” foi uma das músicas que eu mais amei já de cara em “Bia”, porque ela é divertida, despretensiosa e tem um embalo tão gostoso que dá uma vontade tremenda de dançarmos com ela! E embora eu não goste muito de nenhum dos três personagens que a interpretam, o clipe é muito bom! E essa versão do álbum, com Luis Giraldo, Jandino e Guido Messina é mesmo a melhor versão da música. Por fim, temos “Cuéntales”, O DUETO DE BIA E MANUEL – e eu sempre fui apaixonado por duetos românticos. A voz de Isabela Souza e Julio Peña ficaram lindas juntas, e a música consegue transmitir essa ideia de primeiro amor (!), todo esse sentimento… amo o refrão, a maneira como as vozes deles se juntam, como os instrumentos ficam mais altos, como isso parece nos arrebatar – do jeito que o sentimento que eles cantam faz conosco.

A MÚSICA É MARAVILHOSA!

 

“Cuéntales

Te enamoraste por primera vez

Sin darnos cuenta, nuestro mundo cambié

Sabes todo de mí, no puedo estar sin ti

 

Pero cuéntales

Que no pienso rendirme esta vez

Y esa promesa, que no te iba a perder

No la voy a romper, no la voy a romper”

 

DEVIA SER SINGLE

 

Eu acho que a música com mais FORÇA na temporada é, provavelmente, “Si Vuelvo a Nacer”. Lindamente interpretada por Isabela Souza e Gabriela Di Grecco, a versão da música para esse primeiro álbum é inteiramente em português, e isso é tão MÁGICO. Eu imagino que deve ter havido um estranhamento para o público argentino, acostumado às canções em espanhol das séries do Disney Channel, mas eu acho que faz todo sentido tê-la em português, sendo que ambas as atrizes e personagens são brasileiras, e essa é uma música SÓ DELAS. Tanto que nenhum outro personagem a interpreta ao longo da temporada… porque essa é a música de Bia e Helena. É a música que elas cantavam juntas há 10 anos, e a música que Bia ainda canta, quando está sozinha, para se lembrar da irmã e para se sentir próxima a ela. Fazê-la em português a torna mais íntima, mais real. E a letra dessa música é BELÍSSIMA, sempre me emociona!

<3

 

“Sei, que cruzaríamos os sete mares

Contigo até o fim do mundo eu iria

Você me dá força e amor

Tudo fica cheio de cor

Quero você perto de mim

 

Com nossa luz, eu brilharei

Um novo mundo criarei

E, se puder renascer, quero estar com você”

 

SOLOS

 

Esse primeiro de álbum é REPLETO de solos, e solos MUITO BONS. O primeiro deles é a empolgante “Fuerza Interior”, interpretado por Micaela Diaz, a Daisy na série, e eu AMO essa música, porque a letra e a mensagem da música é muito boa, e tem tudo a ver com quem o personagem de Daisy vai se tornar, e musicalmente ela é empolgante e moderna, bem eletrônica, do tipo que dá vontade de dançar! Ou seja, tudo a ver com a Daisy! E coloco em paralelo a essa, a música de Pixie – “Nada Fue”, interpretada por Daniela Trujillo, tem a força de alguém lutando contra o preconceito, lutando para ser aceita como é, um tema recorrente em “Bia”, e a música é muito bonita, muito intensa, e Daniela Trujillo arrasa. A música merecia um clipe, não apenas a Pixie cantando para o Fundom… mas enfim.

 

“Es la luz que enciende cada sentimiento

Brillará por ti, en todo momento

Solo cree en mí y en lo que llevas dentro

Y en tu fuerza interior

 

Y si estamos juntas

Nada es imposible

Contigo mi mundo

Se vuelve increíble

 

Es tu luz que enciende

Al corazón por dentro

Y a tu fuerza interior”

 

Guido Messina, o Alex, tem “Pedirle a Una Estrella” como seu solo, e embora eu tenha uma raiva tremenda do personagem (não só pelas coisas que ele faz, mas porque ele é exagerado e tem problemas de escrita, mas enfim), a verdade é que Guido Messina ARRASA nessa canção! Eu amo o ritmo, que dá aquela vontade de dançar! Julio Peña, o Manuel, por sua vez, tem uma música totalmente diferente, que é “Gritarle al Mundo”, que é muito mais calma, muito mais sentimental e íntima, e isso tem tudo a ver com o personagem! Desde antes do início de “Bia”, eu associo o personagem de Manuel ao Tomás de “Violetta”: ou seja, todo romântico, um pouco introvertido, talentoso, com uma voz suave… é o tipo de música que combina com ambos os personagens! A música é bela, Julio Peña está maravilhoso, e tem um quê de sofrimento e melancolia que combinam com o personagem.

Emocionante!

 

“Quisiera gritarle al mundo entero

Quisiera decirles que estoy bien

Pero ni yo me creo

 

Quisiera contarles que me ahogo en sentimientos

Aunque no exprese lo que siento

Un vacío llevo dentro”

 

E um pouquinho mais de português… Isabela Souza tem outros dois solos que são DUAS MÚSICAS QUE EU AMO nesse primeiro álbum de “Bia”. A primeira delas é “Tu Color Para Pintar”, que é uma das músicas com mais ENERGIA e com mais VIDA nesse álbum! Não dá para traduzir em palavras o que sentimos ao escutá-la, e eu ainda a associo à cena da Cyber Gold, no melhor estilo “Mamma Mia”, quando Bia canta pela primeira vez na frente das pessoas em muitos anos. O ritmo é perfeito, a letra, o refrão, a voz de Isabela, a mescla do português e do espanhol… ESSA MÚSICA É PERFEITA! E a outra é “Lo Mejor Comienza”, que no primeiro álbum está inteiramente em português, como em um vídeo que Bia grava durante a temporada para chamar a atenção de Helena, mas a versão em espanhol, também apresentada na série, vem no segundo álbum. A música também é uma delícia, com um refrão que faz você querer dançar com eles.

“Be Yourself!”

ESSES DOIS SOLOS DE ISABELA SOUZA SÃO A ALMA DESSE ÁLBUM!!!

 

“Não existe sonho que não dá pra se alcançar

Você tem tudo pra poder se superar

Confie sempre no presente

Tudo está na sua mente, tudo vai ficar legal

Oh

 

Diga o que você pensa, então, sem duvidar

Tua verdade ninguém pode contestar

Chegou a hora, não duvide

Porque só você decide tua cor para pintar

Oh”

 

Duas das músicas de que eu menos gosto no álbum são os solos de Jandino e de Carmín, e são vários os motivos… “Nadie Nos Va a Parar”, do Jandino, tem um ritmo muito gostoso, bem dançante, e eu consigo curtir a música, mas a verdade ele não é a minha voz favorita no elenco. Acho mais fácil quando ele está cantando com os outros, mas quando está sozinho… sei lá. Mas eu gosto da música, porque ela gruda, assim como “Mi Corazón Hace Wow Wow”, de “Soy Luna”, isso não podemos negar. E Andrea de Alba, a Carmín, tem “Thumbs Up”, mas Carmín foi uma personagem que não me conquistou, eu acho ela inexpressiva, sem fundamento, forçada demais, e isso se reflete na música, porque “Thumbs Up” é a representação de Carmín… é a Carmín em música“Bienvenidos a mi mundo especial / No olviden suscribirse a mi canal” é meio vergonhoso.

Escrachado demais…

A Gabriella Di Grecco raramente aparece cantando em espanhol durante “Bia”. Quando ela canta “Si Vuelvo a Nacer”, por exemplo, é sempre (ou quase sempre) em português, mas no álbum ela tem uma música em espanhol: “Dar La Vuelta Al Mundo” tem, também, muita vida, muita energia. Esse refrão é uma das coisas mais intensas do álbum! E EU AMO! Em paralelo, temos Fernando Dente cantando “Primer Amor”, e eu AMO essa música (ela sempre me faz pensar que foi composta por Cris Morena, tipo uma música de “Chiquititas”), e a sua interpretação é linda (!), mas eu acho que era o tipo de música que poderia ser um dueto… ou de Ana e Victor, ou de Bia e Manuel… ou uma versão com os quatro. Seria lindo! Afinal de contas, todos eles cantaram essa música ao longo dos capítulos. E Bia e Manuel podiam ter mais um dueto romântico…

Mas Fernando Dente ARRASA. E ele merecia um solo. É lindo! *-*

 

“Primer amor, yo te soñé, te busqué y te encontré

Y en cada canción, junto a ti, siempre estaré

Primer amor, prométeme

Que cantando uniremos los sueños, una y otra vez”

 

E ainda temos um solo de Rhener Freitas, “Déjame Decirte”, brevemente apresentada ao longo da temporada, apenas uma vez. Thiago é bem importante em “Bia”, especialmente ali ao lado de Ana o tempo todo, mas ele não é um personagem que tenha muitas músicas, e eu fico feliz que Rhener Freitas tenha um solo no álbum… ele participa do grande número musical de “Lo Mejor Comienza” (que para mim é de longe o melhor número musical da temporada), mas está de fora da cena de “Lo Que Me Hace Bien”, o que quer dizer que o seu rap em português não foi para a tela… então ele ganha um solo em uma das muitas cenas em que está sofrendo porque ama Ana e o seu amor não é correspondido, e a música foi completa para o álbum, e é linda! E o melhor de tudo: A MÚSICA NO ÁLBUM ESTÁ INTEIRAMENTE EM PORTUGUÊS! E A VOZ DO RHENER FREITAS É UMA DELÍCIA!

Depois de ouvi-lo cantando em português, eu fui atrás de mais música… ele ainda não gravou um CD, mas tem uns poucos covers no YouTube, tipo de “Tempo Perdido”, do Legião Urbana. TEM COMO NÃO AMAR?! Arrasou.

 

“Deixa eu te dizer que já não respiro

Me sinto como louco, perdido

Se você não está

Se já não voltará

 

Deixa eu te dizer que já não respiro

Por coisas dessa vida

Agora estou sozinho

E não voltarão

Os momentos que pra sempre vou lembrar”

 

MÚSICAS EM GRUPO

 

Sempre gostei de músicas em grupo, e “Bia” tem o clássico chicas de um lado, chicos de outro. Para as meninas, temos a fofíssima “Tengo Una Canción”, no álbum interpretada por Isabela Souza, Agustina Palma e Giulia Guerrini, e o que eu mais gosto na música é a alegria que ela transmite, essa vontade de sorrir e de dançar, mas não qualquer dança – dá vontade de dançar como se estivéssemos em uma discoteca da década de 1950. Essa carinha de música de décadas atrás, uma delícia! Os meninos, por sua vez, têm “Lo Que Me Hace Bien”, interpretada por quase todos os meninos do elenco, e QUE DELÍCIA DE MÚSICA. Não é tão clássica quanto a música das meninas, mas ela tem um quê de música de boy band dos anos 1990, com os meninos sensualizando e tal… e a performance dos meninos é bem uma performance de boy band mesmo… eu amo! Uma parte que infelizmente não passou na série é esse MARAVILHOSO rap do Rhener Freitas em PORTUGUÊS!

AI QUE PERFEITOOOOOOOO!

 

“Amor, mi amor te estás llamando

A toda hora vas pensando

Eres bella, contigo viajo a las estrellas

Mi princesa, tú sabes lo que me hace bien”

 

E para finalizar o álbum, duas músicas MARAVILHOSAS, do elenco reunido! “La Vida te Devuelve” foi uma das primeiras músicas pelas quais eu me apaixonei em “Bia”. A energia é maravilhosa, a letra é ótima, e amo ver as várias pessoas se unirem à música, o refrão gostoso… era uma música que merecia um grande número musical, que infelizmente não vem. A música é apresentada duas vezes, e nenhuma reúne o número necessário de pessoas, não tem coreografia, nem nada. A temporada ficou devendo uma cena à altura dessa música. Por fim, temos “Si Tú Estás Conmigo”, que tem o que eu comentava: a força da união, a força do elenco reunido, com coreografia e tudo! Eu acho que o álbum merecia, para encerrá-lo, uma versão em espanhol de “Lo Mejor Comienza”, mas não como solo de Isabela Souza, interpretada por todos, como na cena da série…

AQUELA CENA! <3

 

“Todo vuelve

La vida te lo devuelve

Te regala mil momentos

Que llevas en el pensamiento

 

Todo vuelve

La vida te lo devuelve

Te regala mil momentos

Que llevas en el pensamiento”

 


 

Para mais postagens de BIA, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários

  1. Eu amo tanto esse álbum, o jeito que as músicas me emocionam toda vez que escuto é mágico ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário