Manifest 3x12 – Mayday: Part 1

Quem foi Noé?

Ainda bem que as duas partes de “Mayday” foram lançadas no mesmo dia, porque eu achei essa Parte 1 bem morna para ser a introdução de um Season Finale, especialmente de uma temporada que parece ter tentado focar mais na “história principal” de “Manifest”, embora não tenha realmente entregado o desenvolvimento esperado. O episódio levanta questões e possibilidades, e deve concentrar sua ação e, quem sabe, algumas descobertas na segunda parte. No fim do episódio passado, Cal fugiu de casa e foi até as instalações da Eureka sozinho porque achava que o seu Calling estava o levando para lá – agora, Ben e Grace precisam dar um jeito de salvar o filho, enquanto Michaela está bastante envolvida com uma outra trama, que é um dos Callings mais intensos e mais macabros que ela já teve até o momento, e uma nova teoria surge.

O Calling de Michaela é bastante interessante, isso precisa ser dito. Estamos de volta no Voo 828, mas a maioria das pessoas parece não ver Michaela ou não escutá-la quando ela chama o nome delas – Ben e Cal não parecem capazes de vê-la, por exemplo, e eventualmente descobrimos que essas são as pessoas que não estão tendo o mesmo Calling. A visão é aterradora, porque Michaela começa ver sangue jorrar de todos os lugares do avião, como se o próprio avião estivesse sangrando, e ela só consegue interpretar isso como algo ruim… como se um dos passageiros fosse se machucar ou coisa pior. A única outra pessoa que Michaela vê em seu Calling e que parece escutá-la é Bethany, então ela procura a mulher, e assim, aos poucos, o Calling vai ganhando mais informações e, consequentemente, mais significados… descobrimos mais uma pessoa “acordada” no avião, por exemplo…

Eagan.

Michaela vai até a delegacia, então, para falar com Eagan e outros passageiros que foram presos no episódio anterior, atrás de respostas, e Eagan nos dá mais uma pequena visão do que estava acontecendo no avião: Bethany o viu abrindo a porta de emergência e julgou que ele estava colocando todo mundo em perigo, mas ele estava tentando salvar a vida de todo mundo – havia pelo menos mais uma pessoa “acordada” no Calling. Então, com a ajuda de Eagan, de Olive e de Zeke (Zeke é sempre um máximo, como eu amo esse homem!), Michaela acaba descobrindo quem é que, além dela mesma, Bethany e Eagan, estava “acordado” e vendo tudo enquanto o avião sangrava: Adrian. Mas ele não quer falar sobre isso. Quando Michaela consegue vê-lo, seus olhos estão sangrando, e então ela começa a se perguntar se o Calling é mesmo sobre um passageiro morrendo ou sobre um passageiro matando.

A teoria sobre a qual se comenta nesse episódio nos leva de volta à história da Arca de Noé, algo que foi trazido à tona durante a terceira temporada, e descobrimos, graças a Olive, que existem teorias de que Noé não foi “o salvador do mundo” nem nada assim, no fim das contas, mas um agente do caos, do apocalipse, que chamou o dilúvio sobre todos. Agora, essa figura macabra de Noé está sendo associada a Ben Stone, e talvez Adrian pretenda matá-lo ou qualquer coisa assim… eu gosto do Ben, mas é verdade que ele se excedeu bastante durante essa temporada, e embora eu não concorde com a maioria das coisas que Eagan faz ou, principalmente, com a maneira como ele as faz, eu devo dizer que o seu discurso a respeito de Ben fez bastante sentido… quando ele fala que Ben se autoproclamou líder dos passageiros e um bando de outras coisas.

Ben, enquanto isso, está ilegalmente fora de casa porque nada é mais importante do que o seu filho, e quando Vance telefona dizendo que Cal está lá, ele e Grace precisam ir imediatamente. Cal está determinado a fazer com que Eureka pare as pesquisas, mas nada do que ele diz parece convencer nenhum dos responsáveis por aquele lugar, e talvez Ben e Saanvi precisassem destruir a cauda do avião para salvar a vida de Cal do seu Calling que está queimando todo o seu corpo e deixando-o esgotado. Eventualmente, Cal e Ben têm um novo Calling no qual eles veem a cauda do avião de volta no fundo do mar, e percebem que é isso o que eles precisam fazer: eles precisam devolvê-la para lá; só assim a vida de Cal pode ser salva. Infelizmente, a Dra. Gupta não parece nem um pouco preocupada com a vida de Cal, não importa o que ela diga… por isso, ele decide agir sozinho.

O episódio termina com Cal tocando a cauda do avião e SUMINDO.

Agora sim… vamos para o último episódio!

 

Para mais postagens de Manifest, clique aqui.

 

Comentários