Abertura “MARÍA MERCEDES”

“María Mercedes pa' servirle a usted”

Composta por Viviana Pímstein e Paco Navarrete, a música “María Mercedes”, tema de abertura da novela de mesmo nome, está disponível no terceiro álbum da cantora Thalía: “Love”. E com essa música e essa sequência de abertura, a THALÍA ARRASA. Eu gosto muito de aberturas, em geral. Novelas brasileiras, por exemplo, tendem a trazer algo mais simbólico, por vezes até abstrato, mas que tem muito a ver com o tema da novela em questão. No caso das aberturas de telenovelas mexicanas, em sua maioria, elas são recheadas de cenas dos próprios capítulos da novela, e sua letra diz muito sobre a história em si… assim, “María Mercedes” é a abertura mais diferente da Trilogia das Marias (e eu AMO todas as aberturas, tanto essa quanto “Marimar” e “María la del Barrio”, sem esquecer-nos de “Rosalinda”, também da Thalía!).

 

“María Mercedes pa' servirle a usted

de mi familia me encargo yo

mi madre nos abandonó

porque mi padre jamás cumplió

María Mercedes pa' servirle a usted

un buen día mí son cambió

compró un cachito y me conoció

y al morir un montón me heredó”

 

Minha impressão, às vezes, é que a abertura de “María Mercedes” é quase um “previously”, porque se você perdeu o início da novela, você pode começar a assistir a novela, e a música de abertura lhe dará uma boa ideia das bases da história. Maria começa nos contando que “é ela quem se encarrega de sua família”, porque sua mãe os abandonou, e quando ela diz que “mi padre jamás cumplió”, a cena nos mostra Manuel bêbado em um bar. A música também fala de quando “a sua sorte mudou”, porque ela conheceu Santiago del Olmo, vendendo bilhetes de loteria, e ao morrer, ele lhe deixou uma farta herança. Por fim, no refrão da canção, nós somos confrontados por dois lados: um que diz que “a vida lhe premiará”, e outra que diz que “sua felicidade o dinheiro não comprou, porque o homem que ama, ela não tem”. E o ritmo e a voz de Thalía são INCRÍVEIS.

 

“María Mercedes, la vida te premiará,

tú ya lo verás

María Mercedes, tu amor te corresponderá

María Mercedes...

 

Mi felicidad el dinero no compró

pues al hombre que amo no lo tengo yo...”

 

No entanto, ela está jogando moedas ao ar quando diz isso.

[Meu namorado sempre chama atenção para o quão paradoxal é essa parte!]

As cenas, por sua vez, são ÓTIMAS. Nós temos um bonito conjunto que reúne cenas importantes da novela (sempre me chamou atenção o quanto esses cenários parecem escuros na abertura de “Maria Mercedes”) e cenas gravadas especialmente para a abertura. Assim, nós começamos vendo Maria trabalhando na rua, limpando para-brisas, vendendo bilhetes de loteria, fazendo malabares vestida de palhaço, tudo para cuidar de sua família. Então a vemos vendendo bilhetes de loteria para o Santiago, e conhecemos cenários, como a Mansão del Olmo, a casa de Dona Filo. Também vemos um quê do romance de Maria e Jorge Luis, do início no semáforo até quando ele foi à festa da Rosário… por fim, as cenas finais, exclusivas da abertura, são com Maria sensual e bela naquele longo vestido vermelho, com o cabelo armado, cantando e dançando, com um magnetismo inegável que nos prende. E ela dança com Jorge Luis…

 

“María Mercedes... María Mercedes...

María Mercedes... María Mercedes...

María Mercedes... María Mercedes...

Sí señor!”

 


Eu AMO essa dança, essa energia, essa entrega, essa MÚSICA! <3

 

 

Para mais postagens de Maria Mercedes, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários