Amy, a Menina da Mochila Azul – A festa de 15 anos de Carolina

Com quem Carolina vai dançar a valsa?

Estamos encerrando a história de Carolina em “Amy, a Menina da Mochila Azul”. Carolina é a irmã mais velha de Raúl e, no início, eu achei que ela seria insuportável… mas, embora ela tenha tido umas atitudes bem questionáveis nessa reta final da trama, no fim ela era apenas uma adolescente sendo adolescente – nada tão grave como a Priscila, em “Cúmplices de um Resgate”. Inicialmente, ela está revoltada porque não queria se mudar para uma cidadezinha pequena como Puerto Esperanza, e estava deixando para trás o seu namorado bonito e rico, Rolando. Depois, ela acabou se envolvendo com Fabián, um garoto de cabelo azul e muito querido da cidade, e quando os pais foram contra esse namoro, só porque “o achavam estranho”, Angelica, sua mãe, fez de tudo para trazer Rolando para Puerto Esperanza – isso que ela nem gostava de Rolando antes.

Os pais de Raúl e Carolina não são bons pais, me desculpem. Muitas de suas atitudes são baseadas em preconceitos absurdos, machismo descarado ou autoritarismo. Eles “não gostam” de Fabián porque ele é pobre e tem o cabelo azul; Carolina “não pode” namorar porque ela é uma garota; sem contar a irresponsabilidade que eles demonstram em relação ao Raúl, porque o menino realmente se coloca em situações de muito perigo e ele precisa entender que não pode fazer isso, mas Angelica e Sebastián escolhem dar broncas ao invés de entender que o garoto é sensível e tem sentimentos… ele ama a Amy, por exemplo, e não pode sentir a dor da perda da amiga? Seja quando ela fica presa em San Felipe pela primeira vez, lá na primeira parte da novela, ou quando ela fica desaparecida no mar com o naufrágio do Bucanero, no fim da trama…

Enfim.

Todos precisam, eventualmente, aprender que Fabián não é uma má pessoa – ele é educado e respeitoso, e ele ajuda Sebastián logo depois do seu acidente, e Sebastián precisa começar a mudar sua atitude em relação a ele… quando ele descobre, também, que eles não terão mais dinheiro para pagar pela festa de 15 anos de Carolina por causa dos tratamentos médicos, ele resolve organizar uma festa surpresa para ela ele mesmo – uma atitude muito nobre e muito bonita! Nessa altura da trama, Sebastián e Angelica já aprenderam algumas coisas e já estão trabalhando ao lado de Fabián… Carolina, por sua vez, está com raiva do rapaz e achando que ele está de caso com sua melhor amiga, porque sempre os vê juntos, mas aí são conclusões a que uma adolescente com ciúmes chega. Fiquei com dó do Fabián, fazendo tudo por ela e ela com raiva dele.

Mas só porque o ama…

Rolando tenta embarcar na onda da festa, mas Fabián já tem tudo muito adiantado. Ele compra um vestido de Quinceañera para ela, quando descobre que ela não tem um, e ela fica toda feliz e emocionada ao abrir o presente – E ELA FICA LINDA TODA ARRUMADA PARA A FESTA. Mas quem vem buscá-la, como deveria ser, é o Fabián, em um carrinho que ele mesmo arrumou para levá-la à festa… ela chega à festa surpresa, depois de ter passado os últimos dias de mau-humor achando que não teria nada, com um vestido lindo, um cabelo lindo e um sorriso no rosto que a deixa ainda mais bonita. Um dia de princesa para quem achou que não teria nada… e ela agradece aos pais pela surpresa, mas eles dizem que ela deve agradecer a Fabián e Valéria, porque foram eles que planejaram e fizeram tudo. Então, Carolina agradece a ambos e, mais: pede desculpas.

Durante a festa, então, Sebastián anuncia no microfone (!) que a filha tem uma escolha a fazer: com quem ela vai dançar a sua valsa de 15 anos? Afinal de contas, há muito tempo que ela tem “enrolado” tanto o Rolando quanto o Fabián. Então, Carolina faz um discurso bonito no qual agradece a ambos, e no qual fala a Rolando que sentiu muito sua falta quando veio para Puerto Esperanza, mas, nesse momento, o seu coração pertence a Fabián… o que eu achei justíssimo! Sempre torci pelo Fabián. Então, Rolando diz que, com essa escolha, ele não tem mais nada a fazer em Puerto Esperanza, mas diz a Fabián que está feliz, porque Carolina merece estar com alguém como ele, e deseja que eles sejam felizes. Foi uma bonita finalização para uma história que durou toda a novela. Assim, Carolina pode enfim dançar a sua valsa de 15 anos com o seu príncipe.

Uma bela festa.

Quer dizer, até o final, quando o povoado todo é assombrado por uma tragédia!

 

Para mais postagens de “Amy, a Menina da Mochila Azul”, clique aqui.

 

Comentários