Friends: The Reunion (2021)

“I’ll be there for you!”

THE ONE WHERE THEY GET BACK TOGETHER. 16+1 anos depois do fim de “Friends”, finalmente o elenco está de volta em um especial lindíssimo – “Friends: The Reunion” foi lançado em maio de 2021, e não é apenas um reencontro entre os atores, mas dos atores com os fãs, para relembrar e para celebrar algo que amamos. É emocionante, divertido, nostálgico… belo. Traz à tona risadas e lágrimas na mesma proporção, uma série de sentimentos, como amor e saudade, mas também gratidão – pela série, pelos atores, pelo especial que demonstra um carinho e um respeito tremendo com os fãs. É uma experiência mágica e reconfortante, e quase necessária em tempos tão difíceis que estamos vivendo ultimamente. É tão bom estar de novo nesses cenários, revivendo cenas e momentos ao lado de quem esteve lá, trazendo isso à vida de 1994 a 2004, em 236 episódios.

A ideia do especial é inteligente, e muito bem concebida. Não é uma sequência, não é uma história com os personagens em 2021, mas algo que se assemelha mais a um documentário, e eu acho que faz perfeito sentido o que Lisa Kudrow diz durante uma entrevista com James Corden: a série terminou lindamente e com um final feliz para todos os personagens, e ninguém queria mexer com esses finais felizes para gerar história para um especial/filme. Assim, o que vemos em “Friends: The Reunion” é um programa que mescla documentário, talk show e memórias – tem um pouco de tudo (entrevista com James Corden, um quiz guiado por David Schwimmer, o elenco reunido relendo cenas marcantes, cenários revisitados, até um divertido “desfile de moda”), de maneira bem equilibrada e bem editada. Mas, no fim, não queremos ir embora.

Na primeiríssima cena, eu já sabia que eu ia chorar quase que o especial inteiro – ver aquele elenco entrando nos cenários recriados à perfeição da época da série é emocionante, e duas coisas me chamaram a atenção enquanto eles entravam no estúdio, um a um, e exploravam os cenários: a risada de Lisa Kudrow, que é sempre maravilhosa e contagiante, e a Jennifer Aniston recebendo o Matthew Perry, que é o último a chegar, com um “Could you be any later?”, que é a maneira perfeita de receber o “Chandler”. É gostoso acompanhar as conversas deles, as memórias que vêm à tona quando eles olham para aqueles lugares, poderíamos passar horas com eles revivendo momentos, contando detalhes e curiosidades que nunca conhecemos, rindo de piadas internas e se abraçando, com saudade… eu acho que o especial não podia ter sido mais perfeito.

TEVE ATÉ UMA ABERTURA, E AQUILO FOI TUDOOOO!

O fio condutor de todo o especial é uma entrevista dos seis atores principais de “Friends” com James Corden, em um cenário que não poderia ter sido melhor escolhido: a fonte onde a abertura da série foi gravada… ouvir o James Corden os anunciando, ouvir a plateia gritando e aplaudindo enquanto eles entram, aquilo já acabou comigo, e foi inteligentíssimo como o especial usou a entrevista para introduzir outros momentos incríveis, seja dos atores visitando os sets de gravação (Matt e Matthew nas cadeiras de Joey e Chandler foi incrível!), ou tantas outras coisas que foram pensadas para “Friends: The Reunion”, que também conta com entrevistas com os criadores da série, com celebridades que têm alguma história com a série, ou os fãs de todo o mundo que continuam apaixonados por “Friends”, tanto tempo depois do fim da série.

Gostei bastante da visão dos criadores sobre a série, e sobre como eles queriam criar um show que fosse sobre amigos e sobre aquela parte da vida em que os seus amigos são a sua família – não uma série com um protagonista e seus amigos, mas uma série só sobre os amigos. E eles conseguiram, de fato. Também foi sensacional ver os atores falando sobre a primeira leitura do roteiro, sobre quando eles se viram pela primeira vez, e como foi o processo de escolha do elenco, com direito aos criadores falando um pouquinho mais sobre como cada um deles foi escolhido, e como cada um deles se encaixou perfeitamente nos personagens – eles deram vida a esses seis amigos como ninguém mais faria… David Schwimmer, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Courtney Cox, Matthew Perry e Jennifer Aniston. QUANTAS RISADAS NÃO DEMOS COM CADA UM DELES?

O quiz é introduzido durante a entrevista com James Corden quando ele pergunta sobre os episódios favoritos deles, e Courtney cita o episódio do quiz, quando as meninas perdem o apartamento para os meninos – certamente, um dos episódios mais clássicos de “Friends”, e sempre que essa cena passa pela minha timeline, eu paro para assisti-la, e rio como se fosse a primeira vez que a visse… e é LINDO ver o especial “recriar” o quiz, de certa maneira, com perguntas incríveis que trazem memórias e, além disso, convidados mega especiais, como o próprio Mr. Heckles, um quarteto musical e o gêmeo de mãos de Joey. As participações especiais são excelentes, e a maneira como o quiz traz memórias e muitas risadas é sensacional, com direito a terminar com uma piada sobre o trabalho de Chandler… afinal de contas, foi com essa pergunta que as meninas perderam o apartamento.

Outra parte marcante do episódio especial foi ver os atores relendo roteiros de cenas marcantes, enquanto revemos trechos das cenas na série – por mim, eles podiam reler quantas cenas quisessem. Eles releem a cena do xixi na praia por causa da queimadura de água-viva da Monica (!), e é sensacional como eles mesmos se divertem relendo isso… para nós, é um misto gostoso de emoção e diversão. Outras duas cenas são relidas, quando o especial fala sobre algumas tramas da série: uma delas é a cena do “My eyes! My eyes!”, quando Phoebe vê Monica e Chandler transando da janela do apartamento do Ugly Naked Guy (aquela cena é MARAVILHOSA DEMAIS! UM DOS MELHORES EPISÓDIOS!); a última é aquela cena da conversa entre Ross e Rachel no Central Perk de noite, quando eles falam de seus sentimentos e se beijam pela primeira vez.

“Friends: The Reunion” ainda traz algumas curiosidades bacanas, como aquela história toda do braço machucado de Matt LeBlanc, que ele machucou gravando um episódio (aquele em que ninguém está pronto, episódio incrível, por sinal!), ou mesmo a maneira como Monica e Chandler se tornaram cannon na série, porque originalmente pensou-se apenas em eles dormirem juntos em Londres, mas a reação do público foi tão imediata e tão intensa que os criadores perceberam que tinha algo ali que eles precisavam explorar… ver a reação da plateia naquela cena em que descobrimos a Monica na cama de Chandler pela primeira vez foi SENSACIONAL. Então, como aquele era o final de uma temporada, eles tiveram tempo para pensar o que fariam com Monica e Chandler: continuar brincando com o “caso” dos dois, mas até quando?

Até onde eles iriam?

Bem, sabemos a resposta disso… e, particularmente, é algo que eu adoro em “Friends”.

Agora, algo que sempre me faz rir: BLOOPERS. Os erros de gravação ou bastidores das cenas sempre são espetaculares (os extras nos DVDs trazem os bloopers e é sempre uma delícia de assistir!), e eu gostei de como o especial reservou um espacinho para isso, a começar pela cena do sofá (“Pivot! Pivot! Pivot!”), que já é engraçada por si só, mas que foi ainda mais hilária nos “bloopers” por causa da risada de Matthew, Jennifer e David, que não conseguiam seguir a cena de tanto que estavam rindo… e quando eles estavam quase conseguindo seguir em frente, o David soltava um “Pivot!”, e eles caíam na gargalhada novamente, e aquele é um momento tão simples e tão genuíno que nos faz um bem assistir, nos arranca risadas verdadeiras e, por um momento, parece que lava nossa alma. Como ME FEZ BEM assistir a esse especial. Destaque para o Matthew Perry rindo nessa cena! (Por sinal, ele estava gato e eu sempre tive uma queda pelo Chandler).

Lisa Kudrow, por sua vez, é um espetáculo à parte – e é um máximo como podemos ver a Phoebe nela, seja em piadas quando Lady Gaga entra para cantar “Smelly Cat” (!) com toda uma parafernalha, ou quando relembramos sua risada icônica… a Lisa rindo durante a gravação daquela cena em que Joey participa de “Days of Our Lives” e ela é uma figurante, como enfermeira, é uma das melhores coisas desse mundo! E é como o elenco todo comenta: a risada dela é a risada mais contagiante do mundo – e é mesmo! James Corden pergunta a respeito de quem tem a risada “mais alta” (não mais contagiante), e todos apontam para Lisa, e é a deixa PERFEITA para ouvirmos aquele icônico “Oh. My. God” da Janice, e Maggie Wheeler aparece brevemente para uma participação… vários atores aparecem para pequenas participações, e infelizmente não temos tempo de ficar muito tempo com cada um deles.

(Na verdade, eu adoraria ver esse especial em uma série documental. Podia manter exatamente o mesmo formato, mas em, sei lá, 10 episódios, um por semana. Seria incrível de se acompanhar)

Gostei também de o James ter perguntado se Rachel e Ross estavam ou não em uma pausa, e todo o elenco, a começar por Jennifer, CONCORDOU QUE SIM! PORQUE ELES ESTAVAM, POXA! E, é claro, aquele desfile com figurinos icônicos da série… Cara Delevingne vem usando o vestido de dama de honra que Rachel usou, com direito ao rabo preso e tudo. Cindy Crawford, por sua vez, vem usando a calça de couro de Ross, que é um dos ícones de “Friends”. Justin Bieber vem usando a fantasia de tatu que Ross usou para falar sobre Hannukah com o Ben. Mas o melhor momento do desfile, é claro, fica para o final, com quem? O PRÓPRIO MATT LEBLANC, RECRIANDO UMA DAS MELHORES CENAS DE “FRIENDS”, DE UM DOS MELHORES EPISÓDIOS: Matt vem usando todas as roupas de Chandler, exatamente como o Joey fez no episódio… e não podia ser ninguém mais… tinha que ser ele.

“Could he be wearing any more clothes?”

Quando percebemos que “Friends: The Reunion” está chegando ao final, começamos a ficar melancólicos, queremos voltar ao começo do especial ou então à série e rever todas as 10 temporadas. Eles comentam sobre o perfeito Finale, e sobre como foi pensado com carinho sobre o final de cada personagem, e realmente é um final lindo, mas sempre melancólico… eu acho difícil assistir à 10ª temporada, por exemplo. Eles choram lá, nós choramos aqui, e rever trechos do último episódio, ver a reação da plateia, ver os bastidores com os atores se despedindo de algo que fez parte da vida deles por 10 anos… é tudo muito forte, tudo muito intenso, mas foi tudo muito lindo. Mais uma vez nos despedimos de “Friends”, mas a verdade é que nunca de fato nos despedimos de “Friends” – eles estão a apenas um play de distância, a qualquer momento.

“Friends” é algo grandioso demais. Há 27 anos, quando a série estreou, acho que ninguém tinha noção do que ela se tornaria. Agora, mesmo tantos anos depois de sua conclusão, ela continua sendo uma das séries mais amadas de todos os tempos, e os fãs continuam rindo e se emocionando a cada episódio. “Friends: The Reunion” é um evento único e lindo, feito com todo o cuidado e com todo o carinho para nós, os fãs. É a oportunidade de reviver, de se emocionar, de descobrir alguns novos detalhes, de revisitar esses sets ao lado desses atores… se você é fã de “Friends”, prepare-se para muitas gargalhadas, mas também para muitas lágrimas, e para um desejo enorme de voltar ao início da série e poder reviver, com a mesma emoção de sempre e um sorriso no rosto, a emoção desses 236 excelentes episódios que a série tem a oferecer.

“Should we get some coffee?”

“Sure… where?”

 

Para mais postagens de Friends, clique aqui.

 

Comentários