Love, Victor 2x02 – Day One, Take Two

“I’m gay”. Take two.

É… parece que eu vou chorar em cada um dos episódios de “Love, Victor”. “Day One, Take Two” é lindíssimo e altamente relacionável, e a série continua fazendo um trabalho lindíssimo – eu sempre disse que “Love, Victor” é muito pessoal para mim, porque eu me vejo em muitas situações. Eu não tive um namoro na escola, eu não me assumi naquela época, e confesso que em parte eu invejo Victor e Benji por terem o que eles têm, mas tem muita coisa na série que faz com que nós, gays, nos identifiquemos. O segundo episódio traz o primeiro dia de aula desde que Victor e Benji começaram a namorar, e Victor está determinado a contar para todo mundo que eles estão juntos ao invés de esconder esse namoro, uma atitude linda, mas que demanda coragem… e quando chega o momento e a voz de Isabel ecoa em sua cabeça, Victor acaba não tendo certeza de que vai conseguir.

Eu acho que a série está trabalhando muito bem a dinâmica entre Victor e Mia… as coisas não estão realmente bem entre eles, porque existe uma mágoa, houve corações partidos, rola um certo climão, sim, mas eu acho que eles vão superar isso, e isso é muito verdade – como eu sempre digo, me vejo em Victor em vários momentos, e esse é um deles. Quando eu era adolescente, eu também namorei uma garota, como o Victor namorou a Mia, e embora ela não tenha me visto aos beijos com um garoto (eu terminei, fiz o que Victor não fez), as coisas ficaram estranhas entre a gente por um tempo… mas nós dois precisávamos de tempo para entendermos onde estávamos na nossa “relação”, e o que acontece é que, no fim, nós voltamos a ser amigos, como éramos antes, e nos tornamos muito bons amigos por muitos anos depois disso.

Então, sim, pode acontecer! E eu acho que é isso o que espera Victor e Mia.

O que eu estou achando um máximo, porque eu não estava preparado para gostar tanto de Mia nessa temporada, mas estou achando, pelo menos até agora, a história muito bem contada… no primeiro dia de aula, Victor acaba não tendo coragem de fazer o que estava decidido a fazer, seja pela conversa com Mia, seja pela fala da mãe ecoando em sua cabeça, e Benji não entende muito bem o que está acontecendo, e aqui temos duas cenas bem dicotômicas – em uma delas, Benji não parece apoiar tanto o Victor, mas passa despercebido, e eu acho que pode ser justificado pelo choque de ser pego de surpresa quando o Victor mente sobre o término com Mia e não conta na escola que é gay. Em outra cena, Benji é um fofo, ouve Victor falar sobre a mãe, fala sobre como foi difícil para o pai aceitar que ele era gay no início, e até conta uma história bizarra…

“I’m sorry for not being as brave as you are. I’m trying. Just please don’t give up on me”

Com o Victor não contando a verdade na escola, o pessoal de Creekwood é bem cruel, e começam a espalhar uma série de boatos bem maldosos contra Mia, e eu a admiro DEMAIS por ter lidado com isso não dizendo a verdade, porque eu não sei se eu teria o sangue frio que ela teve, de aguentar ataques injustos, mas respeitar o Victor porque não cabia a ela tirá-lo do armário. Naquele momento, eu não pude deixar de admirar muito a Mia, que pessoa espetacular que ela é. Victor, furioso com os ataques, acaba entrando em uma briga, e ele não está certo, mas eu também o entendo… naquele momento, foi mais fácil do que de fato dizer para todo mundo a verdade, e isso acaba ficando na cabeça dele. É algo que ele está processando e algo que ele vai conseguir fazer em breve – na verdade tão em breve que é no dia seguinte, depois de várias cenas legais.

Victor tem uma cena IMPORTANTÍSSIMA em casa com os pais. Importante, pesada, triste, mas linda – de alguma maneira, tudo ao mesmo tempo. Quando Isabel fala sobre como os adolescentes na escola podem ser cruéis, Victor responde: “You’re the only one who’s being cruel!”, e ele acusa a mãe de ter o aconselhado a não dizer na escola que era gay só porque ela não quer que ele seja gay, e quando ela tenta dizer que “ele está colocando palavras na sua boca”, ele pede que ela o corrija então, que diga que o apoia, e rola uns segundos longos de silêncio desconfortável, até que Armando (ele está um máximo, aquele comentário dele sobre a sua pesquisa no Google foi tudo… que droga que eu entendi o que ele quis dizer!) diga que eles o apoiam, sim, mas Victor já percebeu que o pai o apoia, e não é dele que ele quer ouvir isso… é da mãe.

“Not you. Her”

QUE CENA, MINHA NOSSA!

O episódio ainda traz um pouco mais de Felix, e eu preciso dizer: eu sou completamente apaixonado pelo Felix. Ele está com toda uma trama paralela, sem dinheiro para pagar o aluguel, a mãe perdeu o emprego, e ele tem uma cena incrível com Pilar quando ela o encontra fazendo a tarefa de casa do lado de fora do prédio, e fala sobre como às vezes vai ali para fora para fugir do clima da sua casa (com a separação, a maneira como a mãe está tratando o Victor…), e pergunta do que ele está fugindo, e é fofo que o Felix acabe realmente se abrindo com ela. Não tem como não amar aquele diálogo lindo, e Pilar acaba lhe oferecendo o dinheiro para que ele pague o aluguel, dizendo que é das gorjetas do seu trabalho de verão e que ela estava guardando para um show que já está esgotado de toda maneira e tudo o mais… a verdade é que o show não estava esgotado, mas ela achou mais importante ajudá-lo.

Ansioso para descobrir para onde essa história vai, ainda não sei o que pensar… só que eu amo os dois e que a cena foi linda.

Por fim, o episódio termina com uma cena que vimos uma parte no trailer, mas que é muito mais emocionante na íntegra e com contexto – e eu chorei. Victor sobe em uma cadeira, no corredor da escola, para dizer que não é culpa de Mia que eles terminaram, na verdade não é culpa de ninguém, e que ele é gay e está com Benji agora, e que não quer sentir vergonha disso, porque isso o faz muito feliz… é um dos momentos mais lindos de “Love, Victor”, e eu fico orgulhoso do garoto que ele se tornou, de toda essa coragem que ele conquistou! E é lindo ver as reações das pessoas o assistindo, e detalhes como o sorriso de Pilar, o orgulho de Felix, o sorriso de Lake ao ver o orgulho de Felix, até a Mia está contente, porque foi fofo… É UM AMOR DE CENA, EXPLODI DE FELICIDADE. “Love, Victor” entrega mais um momento intenso e muito bem-conduzido, que perfeição.

Destaque para o Victor escrevendo ao Simon e falando sobre como ele o ensinou tudo o que ele sabe sobre coragem e sobre como espera que algum dia também possa inspirar pessoas a serem elas mesmas, como Simon fez, e a câmera foca em Rahim pela primeira vez… EITA QUE ESSA TEMPORADA PROMETE!!!

 

Para mais postagens de Love, Victor, clique aqui.

 

Comentários