Power Rangers Time Force – The Legend of the Clock Tower

“De Volta Para o Futuro”

PODIA FACILMENTE TER SIDO UM TWO-PARTER. Acho que como uma temporada sobre viagem no tempo, “Time Force” podia ter apostado em mais episódios como esse, porque “The Legend of the Clock Tower” é uma delícia! Com um quê de “De Volta Para o Futuro I” e “III”, eu acho que a temporada podia ter explorado outras possibilidades se tivéssemos trabalhado a história em 40 minutos… eu adorei, porque eu amo um romancezinho, uma troca de cenário que nos leva para o passado, mas as coisas pareceram um pouco corridas, Katie não teve tempo de estranhar, reconhecer e se acostumar com coisas do passado (lembrando que ela é do ano 3000!), e toda a sequência de luta dos Power Rangers contra um monstro que, depois de derrotado, fica gigante, dura mais ou menos 2 minutos e não parece ter relação nenhuma com a trama.

O episódio, exibido em 26 de maio de 2001, é um dos meus favoritos. Katie e Trip estão tentando arrumar o Relógio da Torre (que, por si só, já me parece uma grande referência a “De Volta Para o Futuro”), quando Wes conta para Katie a história de Walter Brown, um homem que viveu uma vida solitária naquela torre há muitos anos, porque nunca teve a coragem de enfrentar as pessoas e lutar pela mulher que ama – dizem que até hoje o seu fantasma assombra o lugar. Durante a noite, então, Katie escuta um barulho, se levanta e acaba encontrando o fantasma de Walter Brown na torre e, enquanto dá passos cautelosos para trás, acaba caindo da escada o que, de alguma maneira, acaba a transportando para o passado – de volta para uma versão de Silver Hills na era colonial, e tudo é muito legal… só seria melhor se todos os Rangers tivessem ido.

E tivessem se caracterizado como pessoas daquela época, para passarem despercebidos!

A história me faz lembrar muito “De Volta Para o Futuro I”, com o bully Drake sendo um equivalente a Biff Tannen e o covarde Walter Brown que não tem coragem de enfrentá-lo sendo o George McFly – Katie, portanto, desempenhará o papel de Marty McFly. O cenário, embora não seja realmente no Velho-Oeste no caso de “Power Rangers Time Force”, me faz pensar muito em “De Volta Para o Futuro III”, com direito até ao saloon e tudo o mais… então, como vocês podem perceber, EU ADOREI! E NÃO TINHA POR QUE NÃO ADORAR! E, justamente por isso, eu gostaria de ter passado mais tempo ali… gostaria de ter visto a Katie ter que se adaptar à vida no passado e tentar passar despercebida por lá, reagindo ao que era diferente, ao que talvez não existisse mais no futuro… sem contar que dois episódios poderiam aproximar Katie e Walter Brown.

Por algum motivo, no entanto, talvez pelos óculos que me fizeram pensar em Billy (!), eu gostei bastante de Walter Brown, desde o primeiro momento… e soube que ele devia ficar com Gwen e tirar Drake de seu caminho. Conhecendo a história, reconhecendo Walter Brown e não suportando bullies, Katie acaba se aproximando dele para ajudar – para tentar fazê-lo entender que, se ele não fizer nada, Drake ou pessoas como ele sempre farão o que quiserem com ele… então, Katie ajuda Walter com o seu trabalho, utilizando sua superforça, e ainda defende o rapaz quando Drake vem provocá-lo no bar, uma sequência que inclui, inclusive, um momento de queda de braços que é uma vergonha para Drake… uma pena que, por causa disso (e por causa dos poemas que Walter talentosamente escreve para Gwen, a mulher que ama, mas está com Drake), Drake o despede e o expulsa da cidade…

E Walter Brown (cara, “Brown”! COMO O DOC BROWN!) pensa mesmo em ir embora… ele chega a arrumar as coisas, subir em um cavalo e partir, enquanto Katie fica para trás para enfrentar Drake e dizer que ela não tem medo de valentões como ele – é o que Marty faz em “De Volta Para o Futuro”, mas Marty não pode fazer tudo… George McFly precisa ter o seu momento! Assim, quando tudo vira uma confusão e toda a cidade parece estar reunida para assistir aos acontecimentos, Gwen se volta contra Drake (exatamente como a Lorraine pulando em cima do George no baile), Drake se volta contra Gwen e Walter faz o seu retorno, terminando com um soco em Drake que pode mudar a história para sempre… ou seja, é basicamente a história do primeiro “De Volta Para o Futuro” num cenário semelhante ao terceiro, contada em apenas 20 minutos.

Não me surpreende que eu tenha gostado tanto.

Então, Jen começa a chamar Katie, dizendo que Ransik está atacando, e Katie tem que deixar seu “sonho” para trás e sair para lutar como a Ranger Amarela da Força do Tempo, e aquela é toda uma sequência completamente deslocada – acho que foi colocada por se tratar, afinal de contas, de “Power Rangers”, e eles não queriam que o episódio ficasse sem isso… de qualquer maneira, o monstro da semana ou o plano de Ransik não têm nenhuma importância, a luta contra o monstro pequeno não dura quase nada e vemos a luta de Megazords mais rápida da temporada… Eric nem faz uma aparição, porque não temos tempo para isso. Não sei exatamente o que eu pensava sobre isso quando era criança e assistia “Power Rangers Força do Tempo”, mas, atualmente, eu teria facilmente deixado essa parte de lado para ter um pouquinho mais da trama no passado…

O que importa de fato é a conversa de Katie com Wes no fim do episódio… ela conta animada sobre o seu sonho com Walter Brown e como, no seu sonho, ele enfrentou Drake e ficou com Gwen – então, descobrimos que, de uma maneira ou de outra (não explicada), a viagem de Katie ao passado não pode ter sido um sonho… ela aconteceu de verdade e mudou a história para sempre. Sem que Katie entenda, Wes diz que Walter Brown se casou com Gwen e eles viveram felizes para sempre. E, como ela foi a agente da viagem no tempo, apenas ela se lembra da outra realidade na qual Walter viveu uma vida de solidão e supostamente assombra a Torre do Relógio até hoje… mas é legal como ela fica feliz em ver não apenas que fez a diferença, mas que Walter Brown foi feliz ao lado da mulher que ama – o quadro que Wes mostra a ela na Torre já não é o mesmo.

Amei o episódio!

Queria mais episódios assim!

 

Para mais postagens de Power Rangers Time Force, clique aqui.

 

Comentários