Maria Mercedes – Maria conhece Santiago del Olmo

“Te esperaré todos los días, María Mercedes”

A trama de Maria Mercedes é muito interessante e nos intriga – na verdade, ela é comumente tida como a mais “simples” da Trilogia das Marias, e é justo, tendo em vista que é a primeira, mas o conceito básico de Inés Rodena é bem instigante. Santiago del Olmo, um homem rico que está prestes a morrer, não quer deixar a sua fortuna para a ambiciosa e malvada tia Malvina, que espera ansiosamente o dia de sua morte… e por isso, ele precisa escolher alguém com quem se casar, para que essa pessoa possa desfrutar de toda a sua herança, enquanto Santiago completa a sua maior vingança de todas, mesmo depois de morto. De alguma maneira, parece, as histórias de Inés Rodena têm uma paixão pelo tema da “vingança”, mas eu acho bem-feito! Não via a hora de ver a “Malvada Malvina e seus Malvaditos” sofrendo.

Maria Mercedes é um doce de pessoa. Aos 17 anos, ela sustenta a família vendendo bilhetes de loteria e flores, além de algumas outras coisas – é assim que ela conhece Santiago del Olmo, certo dia, oferecendo-lhe bilhetes de loteria do portão de sua casa, enquanto ele está sentado no jardim. Ele é bastante grosseiro e a manda embora, dizendo que “não compra loteria”, mas Maria Mercedes é insistente e inabalável, pelo menos em situações como essa. Se ele não quer comprar bilhetes, ela diz, então tudo bem, mas eles podem conversar, e solta um fofo e irresistível “Hola, ¿cómo estás?” Assim começa a andar o plano de Santiago… ele continua sendo grosseiro e estressado, e ela é hilária dizendo para ele parar de ser assim, ou então vai ficar todo velho e enrugado. Santiago continua irredutível, e lhe concede 30 segundos para “sumir da sua frente”.

É peculiar a maneira como ele se encanta por ela, mas não podemos questioná-lo. Ela é doce, astuta e sua impertinência a torna ainda mais interessante. Primeiro ela diz que “ele não precisa ser um ogro”, e quando ele passa mal, ela tem a pachorra de dizer que isso “deve ser castigo de Deus, pela maneira como ele trata os pobres”. Muita coragem, e essa característica que amamos nas Marias, de sempre dizer o que lhe vem à cabeça. No fim desse primeiro dia, ele já se deu conta de que é alguém como ela que ele precisa para a sua vingança. Por isso, quando ela reaparece ao portão, ele pergunta se, caso ele a oferecesse muito dinheiro, ela se casaria com ele. Ela acha a situação divertida, chama ele de louco, diz que ele só diz disparates. Mas ele insiste… não é uma brincadeira, ele está realmente propondo-lhe casamento e muito dinheiro.

“¿Se casarías conmigo por dinero? ¿Por muchísimo dinero?”

Ela diz que não, com impressionante veemência… ela só se casaria por amor. Ainda comenta a sua personalidade difícil, sua grosseria, e oferece-lhe mais bilhetes de loteria. Mas isso deixa Santiago del Olmo pensativo, e ele ameniza sua personalidade, tenta se tornar uma pessoa melhor nos seus últimos dias de vida. E forja uma bonita e verdadeira amizade com Maria, enquanto espera ansiosamente por sua visita, por suas conversas. Maria é uma alma boa, alguém que o faz rir, que não se interessa apenas pelo seu dinheiro… ele quer sempre vê-la e estar perto dela. Mas quando ele diz que “está se apaixonando”, ela ri e não acredita, afinal “não faz sentido ele se apaixonar por alguém como ela”. E ele é bem “sedutor” (ironia on) ao dizer que ela é “pobre, desalinhada e sem educação, mas o amor não se importa com isso”.

É quando Santiago conta toda a verdade a Maria. Diz que ele está condenado à morte, e ela chora, sentida, com a notícia. Ela realmente gosta dele e se importa com ele, eles são amigos, e ela não queria que ele morresse. Então ela faz a promessa de que vai passar todos os dias ali para conversar com ele, e ela é uma fofa despedindo-se dele, beijando-lhe a cabeça, e voltando sempre, para conversas infindáveis sentada ao seu lado no jardim, falando e falando e falando. E fazendo-o rir. Ele se sente bem quando está com ela, porque sabe que ela não gosta dele por interesse. Mas ela não tem nenhum tipo de envolvimento romântico com ele. Ela é clara e paciente, diz que não está apaixonada por ele, mas ele continua querendo se casar, porque o carinho inocente que ela tem por ele o fascina. Ele promete felicidade, um futuro brilhante, riqueza.

Mas ela ainda não pode aceitar a proposta.

De todo modo, Santiago prepara tudo o que é necessário para o caso de Maria Mercedes aceitar se casar com ele… ele liga para o seu advogada e lhe informa que quer se casar, e que vai deixar TODA A SUA FORTUNA à sua futura esposa. E ele ainda diz mais, tudo parte de seu plano de vingança contra Malvina: ele vai se casar, com a condição de que Maria não mude. Afinal de contas, seria lamentável que ela perdesse o seu jeito doce e inocente, que é o que o fez escolhê-la como sua herdeira. Mas essa intenção de Santiago, expressa muito claramente, tem mais motivos do que sentimentais: com o jeito pobre e maltrapilho de Maria, Malvina certamente será muito mais infernizada por ter que dividir a casa com ela, por exemplo, ou saber que ela é a grande herdeira de Santiago del Olmo, da fortuna que ela tanto desejou.

Malvina merece essa vingança de Santiago!

 

Para mais postagens de Maria Mercedes, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários