101 Dálmatas (One Hundred and One Dalmatians, 1961)

“Puppies everywhere!”

Um dos maiores clássicos da Disney (o 17º filme animado do estúdio), “101 Dálmatas” tem dois elementos que certamente garantem o seu sucesso: filhotinhos fofos e uma vilã icônica. Quer dizer, tem como não se apaixonar pelo pequeno Lucky, por exemplo, ou por cada um daqueles pequenos filhotes de dálmata que adoram assistir TV e pedir por comida? E também não tem como não se encantar pela cruel vilã Cruella De Vil, uma mulher rica e de aspecto cadavérico que quer aumentar a sua coleção de casacos de pele – agora, no entanto, ela tem uma ideia inusitado e perversa: ela quer matar filhotinhos de dálmatas para fazer um casaco de pele “exclusivo”. Pesado, não? Baseado no livro homônimo de Dodie Smith, lançado em 1956, o filme foi um sucesso que mais tarde geraria uma sequência, dois live-actions, musical, e mais um filme ainda a ser lançado…

Gosto muito do início de “101 Dálmatas”, e de como conhecemos Pongo, um dálmata alto e charmoso, e Roger Radcliffe, seu dono, que é um compositor talentoso, e Pongo está meio cansado dessa vida de “solteiro” – não é tão glamorosa e divertida quanto as pessoas dizem. Então, ele começa a procurar por uma parceira para Roger, e é um comecinho de filme tão gostoso! Normalmente, eu não gosto de filme em que cachorro fala, mas aqui nós temos uma animação, então essas restrições já não existem, e eu adoro ouvir os pensamentos de Pongo, seja sobre como “seu humano até que não é feio para padrões humanos”, ou enquanto ele busca a parceira ideal para o Roger, e vemos uma série de mulheres com seus cachorros andando pela rua… na verdade, antes de escolher Anita, o Pongo escolheu a Prenda… a linda dálmata em quem ele bate os olhos.

Então, o Pongo É UMA GRAÇA. Ele muda o horário do relógio só para obrigar o Roger a sair para passear com ele, e então o carrega pela cidade em busca daquela linda dálmata e sua dona, e as encontra no parque – Anita está lendo. A sequência é divertida. Anita e Prenda são elegantes e sérias, Pongo e Roger podem ser desastrados, mas o resultado é uma parceria e tanto, e só é possível com a ajuda de Pongo, juntando os dois com a guia ou os derrubando na água… tudo bem, essa parte foi um acidente. E, assim, começa a história de “101 Dálmatas”. Alguns meses depois, depois do casamento de Anita e Roger, descobrimos que Prenda está grávida, e não só isso: ELA PARE 15 FILHOTINHOS DE DÁLMATAS. 15 lindos filhotinhos sem pintas, que terão as suas pintas dentro de um mês aproximadamente… e eles são tão lindinhos, não são?

Também conhecemos a perversa Cruella De Vil, a perturbada “amiga de infância” de Anita que quer “comprar” os 15 filhotinhos de Pongo e Prenda para fazer seu casaco de pele, mas Roger e Anita não estão dispostos a vendê-los… então, decidida a ter o seu casaco, Cruella acaba ROUBANDO os filhotinhos, e é uma tristeza sem tamanho. Roger, Anita e Nana ficam inconsoláveis, as matérias tomam todos os jornais, e os 15 filhotinhos se juntam a outros 84 filhotinhos de dálmatas que Cruella De Vil já sequestrou… são 99 cachorrinhos prestes a virarem um casaco de pele. Uma das minhas partes favoritas é o Pongo propondo o “Latido ao Luar”, que é quando ele pede a ajuda de todos os outros cachorros de Londres, e aquela rede de comunicação dos cachorros é EXCELENTE. E, felizmente, dá resultado, porque os filhotinhos são encontrados.

Agora, Pongo e Prenda, acompanhados de seus novos amigos, Coronel e Sargento Tibbs, precisam trazer os filhotinhos de volta para casa em segurança, e essa é uma grande e deliciosa parte do filme… os pobrezinhos precisam enfrentar o frio da noite embaixo de uma nevasca, dormem em um estábulo onde são alimentadas por vacas bem maternais, e usam um “disfarce” (eu achei tão fofinha a parte dos cachorros rolando na fuligem para “deixarem de ser dálmatas”) para escapar de Cruella e seus capangas bem embaixo do seu nariz… ainda temos uma eletrizante corrida de carros (feitas com carros 3D antes de usarem computadores!), que é onde Cruella finalmente fica para trás e Pongo e Prenda, junto com os 99 filhotinhos, podem voltar para casa, para se tornarem os “101 dálmatas” do título do filme… a alegria dos humanos ao reencontrá-los.

QUE FILME FOFINHO!

<3

 

Para reviews de outros FILMES, clique aqui.

 

Comentários