[Season Finale] Manifest 3x13 – Mayday: Part 2

Cal no melhor estilo “Dark”.

Terminamos a terceira temporada de “Manifest” sem saber muito sobre o futuro da série – e se uma quarta temporada estiver a caminho, o que podemos esperar dela? A terceira temporada da série mudou um pouco o rumo da narrativa, introduzindo temas bem místicos e religiosos à trama, deixando de lado, finalmente, os famosos “casos semanais”, mas talvez esperávamos que isso significasse um desenvolvimento maior à trama, e não foi exatamente o que aconteceu, porque continuamos sem muitas informações e, pior, sem muito material para fazer teorias. Eu não me importo com a ausência de respostas, e eu adoro “Lost” até hoje pela maneira como ela nos permitia teorizar a cada semana, mas “Manifest” não nos entrega muita coisa suficientemente concreta para isso, e eu prefiro não me empolgar muito com as cenas finais desse episódio…

Podem não significar muita coisa no retorno da série.

Parte do episódio é sobre salvar Cal que, depois de ter ido escondido e sozinho para a Eureka e de não conseguir impedir que os experimentos continuassem, tocou a cauda do avião e desapareceu. Não é a primeira vez que a ação final da temporada tem a ver com salvar a vida de Cal, mas o movimento que isso faz com os personagens acaba entregando um bom episódio. Vemos a Dra. Gupta parecendo humana pela primeira vez e falando sobre a morte de sua avó, vemos o Vance se dispondo a ajudar Ben, mesmo que isso seja contra as ordens que ele está respondendo, e vemos Grace e Olive trabalhando juntas, e isso é sensacional – fico muito orgulhoso do personagem que Olive se tornou durante essa temporada. O grupo precisa desvendar um quebra-cabeças para descobrir onde a cauda do avião deve ser devolvido no oceano, e Ben e Saanvi precisam fazer isso.

Em paralelo, o filho de Vance acaba correndo perigo quando Eagan e outros passageiros que foram presos recentemente vão atrás dele, e essa até seria uma trama interessante paralela à de Ben tentando salvar seu próprio filho, mas é deprimente como “Manifest” tenta transformar isso tudo em “uma história de Michaela e Jared”. Eu realmente não sei o que os fãs em geral pensam em relação a esse “casal”, mas eu, particularmente, acho essa história insuportável – eu acho que o personagem de Jared já está expirado, e ele estava bastante chato durante esse Season Finale, fazendo cobranças, dizendo que está cansado e, pior, falando a Michaela sobre como “o Zeke devia estar morto, e foi só porque acreditava que ele morreria naquele dia que conseguiu ficar assistindo enquanto ele se casava com o amor da sua vida”. Impossível não revirar os olhos, que cara chato, que história chata.

Mil vezes o Zeke. Mas ele também merece uma trama independente!

Com o Cal ainda desaparecido, Ben e Saanvi tomam a iniciativa para devolver a cauda do avião ao fundo do mar – mais ou menos como Saanvi fez sozinha ao colocar o pedaço da Arca de Noé na rachadura do chão. É claro que Ben acredita que isso vai imediatamente trazer o Cal de volta, e é claro que eles enfrentam várias dificuldades para conseguirem cumprir a missão, mas quando parece que o barco vai dar meia-volta e eles não vão devolver a cauda do avião ao mar, Saanvi toma a iniciativa e por mais que isso quase custe a sua vida, ela consegue cortar o que prende a cauda do avião, cumprindo, enfim, a missão que os Callings mandaram… isso, infelizmente, não traz o Cal de volta, mas quando Ben tem um novo Calling, de volta ao avião onde tudo começou, Saanvi está com ele dessa vez – o que quer dizer que, de certa maneira, ela está redimida.

Feliz por Saanvi voltar a ter Callings!

O Calling final da temporada, no entanto, é desesperador… vemos Ben, Saanvi e Michaela no avião, e eles encontram um livro religioso ensanguentado na poltrona que fora ocupada por Angelina – na “vida real”, ela está agindo loucamente e é desesperador. Há muito tempo que sabemos que Angelina não presta e que ela traria algum tipo de desgraça à família Stone ou até mesmo a todos os passageiros do voo 828, mas ainda assim é revoltante vê-la em ação – e eu não sei qual era a proposta da personagem, na verdade, porque ela acaba parecendo uma personagem bastante forçada e sem carisma, o que é um perigo para alguém tão chato como a Angelina. É diferente do Eagan, por exemplo, que também é um personagem chato, que também tem várias atitudes extremamente questionáveis e erradas, mas que tem certo apelo com o público.

De todo modo, Angelina invade a casa dos Stone para sequestrar Eden, seu “anjo da guarda”, e é desesperador. Eu já estava angustiado com as falas de Angelina, com aqueles “rituais” dela e com o fato de ela estar correndo embora com a Eden nos braços, mas é ainda mais desesperador quando descobrimos o que ela fez para conseguir sequestrar a bebê: ela deu uma facada em Grace. Eu não acredito que a Grace vai morrer por causa da filha da p*ta da Angelina! E então, no melhor estilo “Dark”, temos uma pequena surpresa no fim do episódio: Cal reaparece para segurar a mãe à beira da morte em seus braços e para dizer que “sabe o que eles têm que fazer agora”, mas não é qualquer Cal, não é o Cal que acabou de desaparecer… é um Cal alguns anos mais velhos. Respostas? Talvez na próxima temporada. Se essa cena nos lembra “Dark”, temos uma no melhor estilo “Lost”, com o piloto desaparecido na primeira temporada reaparecendo brevemente…

…e desaparecendo novamente. Levando os restos do 828 com ele.

 

Para mais postagens de Manifest, clique aqui.

 

Comentários