Turma da Mônica Jovem (2ª Série, Edição Nº 46) – O Segredo dos Frufrus

Perfeita para a foto.

A “Turma da Mônica Jovem” tem muitos personagens secundários interessantes e que poderiam ser melhor explorados durante as edições… alguns deles assumiram papeis já bem definidos e não com muito futuro, como o Xaveco, que é divertido e carismático, mas cuja função basicamente é servir de apoio para outros personagens e para piadas justamente sobre como ele é um personagem secundário e comumente deixado de lado. Nessa edição, a “Turma da Mônica Jovem” tenta trazer um foco para Carmem Frufru, e não é uma edição profunda e tão bem-escrita como “Diário de Viagem”, protagonizada pelo Jeremias (ainda uma das melhores edições da 2ª Série da revista), mas é uma edição legal, talvez porque no fundo eu goste da “Carminha Frufru”. “O Segredo dos Frufrus” é bem previsível e cheia de lugares-comuns, mas é um recomeço para a personagem?

Denise está há dias procurando por Carmem, que não atende quando ela vai à sua casa, não responde às mensagens, não posta nada em suas redes sociais e não aparece na escola desde o início da semana… eventualmente, quando Denise e Mônica já estão pensando em chamar a polícia ou qualquer coisa assim, Carmem Frufru reaparece na escola, bastante silenciosa e um tanto abatida, e embora ela diga que “não é nada”, Denise não aguenta ficar na curiosidade e a segue depois da aula para saber o que realmente está acontecendo – porque ela não comprou aquela ideia de que “a casa estava sendo dedetizada” e tudo o mais. Então, Denise e Mônica descobrem que Carmem está morando em uma casa bem mais simples que a dela e andando a pé, e quando Denise a confronta em relação a isso, ela descobre que os Frufrus estão passando por problemas financeiros.

Mônica e Denise acabam guardando o segredo de Carmem, enquanto várias pessoas na escola parecem ter comentários bem maldosos a fazer sobre a nova “aparência” de Carmem – eles criticam seu cabelo, suas unhas, e embora a Carmem tenha sido insuportável por muito tempo e tenha mesmo debochado de várias pessoas, é chato o que estão fazendo com ela… algumas pessoas, no entanto, dão uma maneirada na “zoeira” quando sai uma matéria no jornal falando sobre como os bens dos Frufrus foram todos congelados, o que quer dizer que eles não estão “passando por problemas financeiros” apenas, mas estão realmente sem dinheiro algum – pelo menos até que o que quer que tenha acontecido seja resolvido. É interessante notar que essa edição vem logo depois de uma edição na qual a turma é convidada para uma festa de aniversário em um iate pela Carmem!

Carmem aos poucos tem que aprender a se virar nessa nova realidade… precisa aprender a pegar ônibus, a arrumar os cabelos sozinhas e, quem sabe, a vender algumas das peças de roupas que ela tem e não pretende mais usar para arrecadar algum dinheiro – ela até dá uma titubeada e “retorna” à sua vida antiga com as vendas dos primeiros vestidos, mas percebe que a situação é muito séria quando Casquinha, o seu cachorro, fica doente e a família não tem como pagar um veterinário para ele… felizmente, uma amiga de Carmem acaba a guiando até uma ONG onde ela descobre que o Casquinha estava com dor de ouvido e ele é tratado, e então Carmem começa a se envolver com essa ONG – afinal de contas, toda a turma é voluntária em alguma coisa, e talvez Carmem possa ajudar quem está precisando mais do que ela, como aqueles cachorros…

É um crescimento importante para a Carmem. Um pouco rápido? Talvez, mas interessante. Ela passa muito tempo com Mônica, Magali e os demais, e vai aprendendo aos poucos o que é a amizade e tudo o que ela ainda pode fazer, mesmo sem dinheiro, como sair para passear no parque com a galera ou assistir um filme no sábado à noite – sei lá, achei bacana de ver as cenas da Carmem com a turma, e ver que ela pode ser muito mais do que a garota esnobe e chata que normalmente vemos. É bom ver uma nova faceta para a personagem! Ela até acaba se envolvendo na organização de um evento para arrecadação de fundos na ONG na qual agora está trabalhando como voluntária, e deixa de ir a uma festança dos seus “amigos VIPs” porque se comprometeu com aquele evento. Por quanto tempo será que essa mudança da Carmem se sustentará?

 

Para mais postagens da Turma da Mônica Jovem, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários