Love, Victor 2x06 – Sincerely, Rahim

“Hey, you know, it’s kinda like you’re this kid’s Simon”

Então é isso… Rahim mal apareceu e eu estou apaixonado. “Sincerely, Rahim”, o sexto episódio da segunda temporada de “Love, Victor”, é um dos episódios mais intensos da série, e tem vários momentos extremamente importantes… dentre eles, vemos Izabel talvez começando a se abrir para se tornar uma pessoa melhor, vemos o Benji sendo bem babaca com o Victor em relação a isso tudo (eu esperava bem mais dele nesse quesito, porque ele devia entender melhor o Victor se passou por algo parecido – ele mesmo disse que os pais não aceitaram bem sua homossexualidade lá no começo!), e isso coincide com a introdução de um novo personagem, Rahim, que esbanjou carisma nos poucos minutos em que apareceu! Além disso, ainda temos mais um pouco da história de Felix, e eu preciso dizer o que venho dizendo há muito tempo: eu não queria vê-lo sofrer.

O episódio começa com foco em Rahim, e é uma apresentação excelente que conseguiu nos mostrar quem é o personagem e qual é a sua história em poucos minutos, enquanto ele escrevia uma mensagem a Victor pedindo conselhos, da mesma maneira como Victor fez (e ainda faz) com Simon na temporada passada – “Hey, you know, it’s kinda like you’re this kid’s Simon”. Achei, já em um primeiro momento, Rahim interessantíssimo, e certamente é um personagem que tem muito a contar e que vai ascender ao cargo de protagonista em breve! E olha, eu preciso fazer uns comentários sobre o Rahim: ele é lindo, adorei o seu visual, suas roupas, suas unhas, seus comentários sobre “Wicked”, e a sua voz, que eu achei extremamente sexy… ele começou a falar e eu me derreti todo, podia continuar o ouvindo por muito tempo. E gosto de como Rahim é um personagem diferente dos personagens gays que já conhecemos em “Love, Victor”.

Bem… e eu me apaixonei, é isso.

Rahim é tão carismático e interessante que ele faz com que Izabel meio que se encante por ele quando Pilar e Victor o recebem em casa, e o jantar que tinha tudo para dar errado acaba sendo um máximo, com direito ao Rahim elogiando a Izabel e dizendo que “os pais dele não vão ser tão legais assim quando ele se assumir”. Aqui, Izabel tem a oportunidade de mostrar algum início de evolução e ela o faz, perguntando se ele não acha que eles entenderiam, e completando: “Well, I hope they surprise you”. Depois, ela fala com Rahim um monte de coisas, mas é, na verdade, para Victor – e eu vou dizer que, apesar de toda a raiva que Izabel me fez passar nessa temporada, aquela cena foi emocionante. Ela aconselha Rahim e diz que mesmo que os pais não reajam bem, ela quer que ele saiba que eles o amam muito, e que achavam que sabiam tudo sobre ele e de repente descobrem que não sabem.

A cena é emocionante e Izabel termina colocando a mão no ombro de Victor. O sorriso dele!

Aqui, Benji foi um tremendo babaca pela primeira vez, mas eu confesso que eu o teria perdoado se ele não tivesse insistido nisso mais tarde… Victor está animado com os indícios de mudança da mãe, e conversa com Benji sobre isso por telefone, e ele solta um ácido “I’m glad she was nice… to Rahim”, e você percebe que é algo carregado de rancor e não era necessário naquele momento. Ok, talvez Benji tivesse razão, talvez não fosse nada demais e Victor não devesse colocar suas esperanças lá em cima “por causa de uma noite boa”, mas pedir cautela e dizer isso poderia ter sido feito de maneiras diferentes, e Benji escolhe o ataque e é cruel… mas eu vou falar mais disso daqui a pouco. Depois de falar com Benji, Victor aceita um convite da mãe para almoçar com ela e conversar, e diz que vai à igreja no dia seguinte para vê-la cantar, como ela convidara…

O problema é que com um padre nojento e preconceituoso como aquele, era melhor o Victor não ter ido mesmo. Entramos, aqui, em terreno polêmico, mas eu preciso dizer: a igreja pode ser um ambiente bastante tóxico, infelizmente. O que mais encontramos na igreja são pessoas como aquele padre que julga Victor, acha que ele está errado e tem que mudar e “voltar a se aproximar de Deus”, quando ele não deixa de ser a pessoa que sempre foi por ser gay… eu fui um adolescente que frequentava muito a igreja, que fez parte de grupos de jovens, e eu vi de perto todo o preconceito enraizado na instituição – e como não é algo de que as pessoas querem se livrar. É doloroso, e por isso eu admiro o esforço de Izabel, que ainda tem muito a melhorar, é verdade, mas que está disposta a fazê-lo, apesar de ela ter crescido em um ambiente homofóbico.

Por um momento, parece que as coisas não vão dar certo… a “conversa” de Victor com o padre (na verdade foi um ataque asqueroso do padre) levanta uma série de dúvidas, e depois ele enfrenta a mãe sobre ela estar rezando para que ele vire hétero ou qualquer coisa assim, e eu adoro como o Victor se impõe, fala sobre como ele está lutando para ter orgulho de ser quem é, mas como isso é difícil quando a própria mãe não o aceita. A conversa é ótima e brilhantemente escrita, e termina com Izabel se abrindo, falando sobre uma tia lésbica, sobre como foi criada em um ambiente conservador e preconceituoso, mas isso não é desculpa para ela ser homofóbica, e ela finalmente está se livrando dessas amarras – está percebendo que isso tudo não faz sentido. Então ela promete que, da próxima vez que Benji for à casa, ela vai fazer com que ele se sinta bem-vindo, e eles vão contar a verdade a Adrian.

Já era hora, eu acho que o Adrian é gay também e já disse isso mil vezes.

É revoltante como o Benji não aceita as pequenas conquistas de Victor, como ele quer que tudo seja perfeito e seja rápido, o que me faz pensar que ele é insensível e nada empático. No dia seguinte, Benji pede desculpas a Victor por ter agido daquela maneira quando ele estava animado com a mãe e tal, e quando o Victor começa a falar da conversa que teve naquele dia com a mãe e como ela parece estar evoluindo, Benji continua sendo babaca, dá um sorriso debochado e age com ceticismo, e tipo… PRA QUÊ?! Quer dizer, Izabel é difícil, sim, mas Victor tem esperanças porque é sua mãe, e Benji não parece capaz de entender ou aceitar isso – e em outro episódio ele mesmo disse a Victor que também não foi fácil para os pais dele (o pai o levou a um clube de strip e tudo!), e agora ele está pressionando o Victor para que tudo seja no tempo dele, do jeito que ele quer?

Ele não parece capaz de entender que Victor está passando agora por algo que ele passou antes. E se ele não é capaz de entender isso e ter o mínimo de empatia e dar a Victor tempo e apoio… será que vale a pena manter esse namoro?

Benji se mostrando uma grande decepção, convenhamos. Mas eu adorei que o Victor soltou um “Well, that apology lasted all of ten seconds”, esfregando na cara de Benji que ele acabou de pedir desculpas por uma coisa e, um minuto depois, fez exatamente a mesma coisa de novo… a partir desse episódio, eu não vejo muito futuro para Victor e Benji não, e duvido que com o desenvolvimento da história independente de Victor e, quem sabe, de Rahim, eu vá continuar torcendo por esse casal. Não é de hoje que o Benji está sendo babaca com Victor – foi agora que o roteiro escancarou isso, sim, mas isso já foi sendo plantado desde o segundo episódio dessa temporada, no mínimo. E, para finalizar os comentários sobre essa parte da trama, eu devo dizer, novamente, que o Rahim é extremamente carismático – talvez mais carismático em um episódio que o Benji em 16.

Por fim, vamos falar de Felix, e de como sua história é TRISTE. Depois de Felix ter deixado Lake saber sobre a sua realidade, ela acabou conversando com a mãe, e agora Georgina aparece na casa trazendo peras, mas querendo mesmo saber como estão as coisas por ali, e a verdade é que eu não fiquei com raiva da Georgina – ela parece um pouco entrona e tudo o mais, mas eu acho que ela estava mesmo disposta a ajudar, mas Dawn não quis sua ajuda… e Dawn, a mãe de Felix, acaba estragando tudo quando ela invade a emissora de Georgina para pedir que se afaste deles e acusá-la de estar “tentando destruir sua família” e “tirar seu filho dela”, o que não faz sentido, mas é um surto que rende a Dawn uma internação de, no mínimo, 72 horas, e agora Felix está com medo do que pode acontecer… de como ela pode ficar lá por mais tempo e ele não sabe o que será dela.

Parece que a relação de Felix e Lake está estremecida, e Felix via à casa de Victor para pedir se pode ficar lá uns dias… ele chorando e abraçando Izabel quando ela pergunta o que está acontecendo é uma das cenas mais dolorosas do episódio, e eu chorei com ele.

Episódio excelente. Forte, triste, cheio de questões levantadas… mas excelente.

 

Para mais postagens de Love, Victor, clique aqui.

 

Comentários