Turma da Mônica Jovem (2ª Série, Edição Nº 44) – Amnésia

2039.

SIM, ERA ESSE TIPO DE EDIÇÃO QUE EU ESTAVA ESPERANDO! Com algumas exceções, a 2ª Série da “Turma da Mônica Jovem” tem uma dificuldade imensa para trazer aventuras, e embora provavelmente não seja a melhor edição da história da revista, “Amnésia” consegue quebrar o ritmo que vinha cansativo das últimas edições e apresentar uma história diferente, que joga os personagens desmemoriados em um futuro desolado do Bairro do Limoeiro. Mônica, Cebola, Magali e Cascão sem saber quem são ou onde estão em 2039, depois de o lugar que eles moraram na infância e na adolescência ter se transformado em um verdadeiro cenário de filme pós-apocalíptico. Em algum momento da história, alguma coisa deu muito errado, e agora os personagens precisam lembrar-se de quem são e o que estão fazendo ali para que possam, quem sabe, arrumar o futuro.

Gostei bastante da interação entre os quatro protagonistas sem memória, e das piadas que o roteiro conseguiu trazer com isso… vemos o Cascão se tornar o “Capitão Supremo”, porque é o nome que ele escolhe para se apresentar quando não se lembra do seu nome verdadeiro, ou o Cebola debochando do próprio nome e dizendo que “ele não deve ser o Cebola porque não namoraria nenhuma daquelas duas garotas”. Destaque, é claro, para quando o Cebola fala sobre a imagem que vem à sua cabeça representando perigo e/ou medo: um coelho azul. A edição é divertida e bem cheia, diferente de algumas outras edições que pareciam não ter muita história para contar… assim, as ilustrações de “Amnésia” dificilmente tomam a página toda, e temos vários balões de diálogos para contar, em 120 páginas, a história do futuro desolador do Limoeiro.

Aos poucos, a turma acaba se juntando e confiando um no outro, embora não saibam quem são e não se lembrem, de verdade, da amizade que os une desde a infância… uma das minhas partes favoritas foi encontrar uma versão futurística do Dudu e da Maria Cebolinha – agora apenas “Maria” –, que são, ao lado de Fabinho, os “rebeldes” que representam a resistência contra quem quer que tenha tomado conta daquele lugar, no melhor estilo “Star Wars”. Aparentemente, as coisas deram errado no Bairro do Limoeiro com a chegada de uma empresa ironicamente chamada de “Lemon Tree”, responsável pela produção de uma tal “ferramenta digital muito poderosa”. Por trás de tudo, um antigo vilão que a turma enfrenta (embora nesse momento não se lembrem) desde a infância, mas nunca em uma magnitude dessas: o Doutor Spam.

Quem os enviou para 2039 foi o Blog, que eles conheciam como “Bloguinho”, e ao que tudo indica a memória deles foi apagada como um efeito colateral da viagem no tempo, mas a missão deles é clara: eles precisam descobrir o que foi que possibilitou a ascensão ao poder do Doutor Spam para que, de volta a 2020, eles possam impedi-lo antes que aquele futuro se concretize. A edição ainda consegue brincar com toda a questão de futuro, consegue falar mais um pouquinho sobre o casamento de Cebola e Mônica, por exemplo, mas se destaca mesmo pela participação dos pequenos, agora crescidos, como a Maria Cebolinha… é legal vê-la grande, é legal ver a sua relação com o Cebola, embora exista uma certa amargura ali contra Cebola e Mônica por eles terem ido embora do Limoeiro para criar os filhos em algum outro lugar quando as coisas começaram a dar errado.

A turma acaba se separando e precisando enfrentar diferentes problemas, mas acabam se unindo no final para um pouquinho de ação contra androides que caçam os invasores, e eles conseguem destruir o Doutor Spam… destruí-lo no futuro, no entanto, não é o suficiente, porque aquele é apenas um futuro possível, e ele pode voltar a acontecer se eles não fizerem nada no presente para impedi-lo. Por isso, quando a turminha retorna para 2020, eles conseguem distrair o Professor Spada para deter uma pesquisa dele que vai possibilitar que o Doutor Spam ganhe um corpo, mas isso provavelmente não será o suficiente – o Doutor Spam ainda deve voltar a incomodar a Turma da Mônica, porque o computador avisa que “Spamia resistirá”. De qualquer maneira, a Turma está preparada para lidar contra qualquer supervilão que tentar destruir o Limoeiro novamente!

 

Para mais postagens da Turma da Mônica Jovem, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários