Maria Mercedes – O testamento de Santiago del Olmo

Se tem uma coisa que eu penso (e rio ao pensar) é que eu jamais vou ganhar nada assim como Maria Mercedes, porque não sou bom o suficiente. Sempre penso isso quando assisto X-Men, ou coisas como o mais recente “The Gifted”, do mesmo universo: se eu tivesse poderes, possivelmente seria o vilão. Do mesmo modo em “Maria Mercedes”, porque a Maria é inocente e quase boba demais, sofrendo por Jorge Luis e tudo o mais… eu mesmo já colocaria um fim nisso tudo, seria duro contra Malvina e não deixaria ninguém abusar de mim não. Quer dizer, antes de saber todo o teor do testamento de Santiago, cheio de detalhes, mas minha primeira opção já seria expulsar Malvina da casa ou fazê-la ficar pagando aluguel. Bem, que bom que isso nem passou pela cabeça de Maria Mercedes, porque ela não teria conseguido levar adiante.

Mas obrigar Maria e Malvina a dividir uma casa é MALDADE com a Maria!

Jorge Luis segue em uma de suas piores fases. Ricardo, seu melhor amigo, é muito mais sensato que ele. Ele fala que Maria não sabia do parentesco dele com Santiago, e pede que ele não a julgue sem saber, ele não sabe como as coisas aconteceram. Ele segue babaca, irredutível, diz que Maria é uma ladra, uma interesseira e diz que a despreza, A ODEIA. Ricardo, por sua vez, vai falar com Maria, e percebe a BONDADE em seu coração. Maria realmente NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA O DINHEIRO, até diz que prefere dá-lo todo a Jorge Luis, e Ricardo reconhece que ela é “uma pessoa boa”, e eu o achei muito mais sensato e humano que o Jorge Luis. Ele diz ao amigo que ela é inocente, ingênua e até ignorante, e ele acreditou. Viu no fundo de seus olhos que ela dizia a verdade quando mostrava desinteresse em relação ao dinheiro!

A vizinhança, no entanto, começa a espalhar uma série de comentários maldosos a respeito de Maria Mercedes, e é cruel. A responsável pelo aluguel da casa da família, inclusive, a julga, chama-a de “sem-vergonha”, e não para de dizer que ela está andando “maus passos”. Até o Andrezinho é atormentado por isso na saída da escola, e ele chega em casa com a cabeça sagrando, a roupa toda suja, que dó! Assim, Meche e a família são EXPULSOS da vizinhança, com acusações de que ela não é “decente” o suficiente para morar ali, e é tão triste ver a Maria chorando por causa disso tudo. Mas devo dizer que me arrepiou quando ela acusa o pai que chega a desconfiar dela: “Porque você não cuida dos seus filhos!” Ele chega a dizer que “ela se converteu em uma sem-vergonha como a mãe”. Quem diria que tanto dinheiro traria tanto problema?

Maria Mercedes vai à leitura do testamento com uma maquiagem exagerada que, no fim, é fofa, porque ela acha que está se arrumando, ela se prepara porque “é um evento importante”. Roupas velhas, rasgadas, sujas, mas o rosto todo pintado e um chiclete que ela masca de nervoso. A leitura do testamento é UM CAOS. Malvina está furiosa e inconformada, Maria está cansada dessa palhaçada toda, bocejando depois de uma longa leitura. Impaciente e, como a Marimar, quase “selvagem”. Mas as coisas só fazem sentido MESMO quando o vídeo de Santiago é colocado. E é confuso, eu tive uma avalanche de emoções conflituosas, mas no fim acho que compreendi. Existem algumas condições para Maria ser a herdeira, como manter suas características pessoais, porque foi por isso que ele a escolheu, então ela tem que seguir sendo mal-vestida e desbocada, por exemplo.

Ela pode morar na casa, trazer família e amigos, se quiser, mas deve dividir a casa com Malvina durante 10 anos, para fazê-los sofrer. Ela também está livre para se casar, mas perde o direito à herança, a não ser que se case com Jorge Luis, outra maneira de atormentar a Malvina. Demorei a entender isso de “perder tudo”, mas eu acho que Santiago pode ter sido inteligente, enfim. Ele estava protegendo, pós-morte, Maria de qualquer interesseiro que pudesse querer se aproveitar dela. Ah, e Malvina não é obrigada a ficar na casa com a Maria, mas se ela sair, perde qualquer direito a qualquer coisa. HA! Mas Jorge Luis diz à mãe que eles não estão tão mal. Santiago pisoteou a dignidade deles e tal, mas eles não estão tão mal. Tem metade da casa, compartindo-o e 10% para seus gastos. Por ele, se não fosse a mãe, eles iam embora.

Ah, ele até diz que queria odiar Maria, mas não consegue!

 

Para mais postagens de Maria Mercedes, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários