Sítio do Picapau Amarelo (2012) 1x21 – A Fábula de Tia Nastácia

A Princesa Nastácia.

Exibido originalmente em 09 de junho de 2012, “A Fábula de Tia Nastácia” é o vigésimo primeiro episódio da animação do “Sítio do Picapau Amarelo”, e nasce do tédio das crianças em um dia chuvoso no Sítio de Dona Benta… sem terem muito o que fazer e impossibilitados de saírem para se divertir, as crianças ficam em volta da Tia Nastácia na cozinha enquanto ela está cozinhando, e Emília fica azucrinando a coitada com uma série de perguntas a respeito de sua “história”, e Narizinho resolve se divertir um pouco contando uma história sobre como Tia Nastácia é “uma princesa transformada em cozinheira”.

A história, inventada por Narizinho, é levada adiante eventualmente… como gostam de aprontar e como estão entediadas, as crianças resolvem “pregar uma peça na Tia Nastácia”, encenando a história se tornando realidade – segundo a história de Narizinho, Nastácia está em busca de um anel mágico na barriga de um peixe que a transformará novamente em princesa, e então ela receberá o seu Príncipe Encantado, que vai levá-la embora ou qualquer coisa assim. O que começa como uma brincadeira das crianças, no entanto, se torna perigoso quando realmente um cara misterioso aparece no sítio.

Com a chegada de um homem rico que parece um príncipe, as crianças temem que a história inventada por eles esteja se tornando verdade, e que isso signifique que ele vai acabar levando a Tia Nastácia embora – e, cada vez mais encantado com os quitutes deliciosos da cozinheira, o homem realmente faz um convite para que ela vá com ele para a cidade, onde eles podem abrir um restaurante, porque “todo mundo precisa provar essa comida deliciosa”. Então, só há uma coisa que as crianças podem fazer: e é sabotar as comidas da Tia Nastácia… só assim para que ele “a deixe em paz”.

Travessos e egoístas, as crianças fazem de tudo para que as comidas da Tia Nastácia não fiquem mais tão apetitosas assim, e o homem está prestes a ir embora correndo do Sítio do Picapau Amarelo quando a Tia Nastácia finalmente entende o que aconteceu… mas ela não consegue ficar brava com as crianças de verdade. No fim, ela mesma termina de contar a “sua” história, iniciada por Narizinho, e ela fala sobre como essa atitude, no fundo, fez com que ela percebesse o quanto ela é amada no lugar em que vive… e, por isso, ela não trocaria o Sítio por nenhum outro lugar do mundo.

E o homem, que no fim era um príncipe de verdade, vai embora, desolado.

E sem a Tia Nastácia.

 

Para mais postagens sobre a animação do “Sítio do Picapau Amarelo”, clique aqui.
Para outras versões, visite o “Sítio do Picapau Amarelo” em Cantinho de Luz

 

Comentários