Sítio do Picapau Amarelo (2012) 1x19 – A Marquesa de Rabicó



“— É o ilustre senhor Visconde de Sabugosa que vem fazer uma visita à senhora condessa de Três Estrelinhas e pedi-la em casamento para o seu ilustre filho, o senhor marquês de Rabicó.

— Esperem um minutinho que já abro — respondeu a menina.

E voltando-se para a boneca:

— Vê, Emília? Além de príncipe, ele ainda é marquês. De modo que se você casar-se com ele começa já a ser marquesa e um dia virará princesa. Não pode haver futuro mais bonito para uma coitadinha que nasceu na roça e nem em escola esteve. Você vai ser a Gata Borralheira das bonecas!”

(Trecho de Reinações de Narizinho)

 

Exibido originalmente em 19 de maio de 2012, “A Marquesa de Rabicó” é o décimo nono episódio da animação do “Sítio do Picapau Amarelo”, e é o episódio responsável por apresentar A MARQUESA DE RABICÓ. Em “Reinações de Narizinho”, o casamento de Emília, até então “Condessa de Três Estrelinhas”, com o ilustre “Marquês de Rabicó” acontece por causa de uma travessura orquestrada por Pedrinho e Narizinho, que querem enganar a boneca para celebrar o casamento, a convencendo de que o leitão é um príncipe que busca um anel encantado na barriga de uma minhoca…

Na animação, o motivo do casamento, que nem chega a acontecer, na verdade, é completamente diferente. Aqui, Emília fica sabendo, em um de seus passeios ao Reino das Águas Claras, de um grandioso Baile Real para o qual ela não pode ser convidada – a não ser que ela seja uma figura ilustre da realeza ou algo assim. Então, Emília inventa uma história sobre ser casada com o Marquês de Rabicó, achando que isso lhe garantirá imediatamente um convite, mas os súditos do Príncipe Escamado resolvem “reparar o seu erro” levando pessoalmente o convite para ela e para o Marquês.

O QUE É UM PROBLEMÃO!

Afinal de contas, como o Rabicó poderia se passar por um Marquês? Onde Emília estava com a cabeça?! Desesperada, a bonequinha pede a ajuda do Visconde de Sabugosa (interessante que o Visconde desempenha, também, um papel importantíssimo no tal “casamento” em “Reinações de Narizinho”), que faz de tudo para treinar o Marquês a como se comportar… como ser cavalheiro, como conduzir a sua dama em uma valsa e como se comportar à mesa – e o Rabicó se sai péssimo em todas as lições, o que parece acabar com o sonho de Emília de ir ao Baile Real.

Ao ver a bonequinha realmente triste porque o seu sonho não vai se realizar, no entanto, o Rabicó resolve dar o seu melhor, e é assim que ele retorna todo bonitinho e arrumadinho como o Marquês de Rabicó, sendo um exemplo de cavalheirismo e educação, para a surpresa de Emília, que finalmente consegue o seu convite! É uma atitude bem fofa a do Rabicó, de realmente se esforçar para poder conseguir o convite para a bonequinha, e é muito irônico (E EU AMEI!) o fato de, no fim das contas, o Rabicó poder entrar no Baile Real, mas a Emília não, porque eles descobrem que eles não são casados

Bem, faltou cobrir essa parte da mentira, né?

 

Para mais postagens sobre a animação do “Sítio do Picapau Amarelo”, clique aqui.
Para outras versões, visite o “Sítio do Picapau Amarelo” em Cantinho de Luz

 

Comentários