Olympo 1x04 – Es Mejor que te Detengas Aquí

Exame antidoping.

Amaia parece ser a única pessoa no Centro de Alto Rendimento Esportivo Pirineos a perceber que algo está acontecendo… ou talvez ela seja a única pessoa que se importa. Diferente do que todo mundo acredita, Amaia se importa com Núria de verdade, e é por isso que ela está em busca de saber o que aconteceu com ela – onde ela está, como ela está e por que ela desmaiou. Não é um mero caso de alguém que se esforça além do seu limite e passa mal: é o caso de alguém que foi dopada e, agora, o caso está sendo abafado. Porque existe culpa envolvida. Então, Amaia faz o que julga certo no momento em que tem uma confirmação de que pessoas do C.A.R. Pirineos estão recebendo doping: ela faz uma denúncia. E, agora, assistimos às consequências.

A equipe antidoping aparece no C.A.R. exatamente como tem que ser: de surpresa, impedindo que as pessoas escapem. Todos passarão por testes e quem quer que tenha doping detectado está imediatamente fora. Eu gosto da tensão que se cria no Centro nesse momento, e de como existe a dicotomia entre as pessoas que estão tranquilíssimas porque sabem que estão limpas e aquelas que estão visivelmente apavoradas. Zoe, por exemplo, faz de tudo para escapar do exame antidoping, e a verdade é que ela é uma corredora extremamente ágil, trilhando o caminho para se tornar uma recordista mundial, o que quer dizer que quando ela corre, é difícil chegar até ela. No fim, ela tem sorte, e a detecção no seu corpo está “dentro do permitido” ou algo assim.

É nesse episódio que Cristian retorna… e ele retorna muito diferente da pessoa que ele era quando foi embora. O seu corpo é completamente novo, o que todos sabem que não é natural dentro de um prazo de tão poucos dias (!), e sua atitude se torna mais arrogante, além de ele estar o tempo todo na defensiva, porque ele sabe que atingiu esses resultados pelo “caminho mais fácil”. Tanto Amaia quanto Roque sabem que é impossível que Cristian tenha passado 10 ou 12 horas por dia treinando e que essa desculpa não cola, mas ele não vai admitir. E quando o seu resultado sai limpo, o que talvez pegue até ele mesmo de surpresa, ele fala de maneira grosseira com Amaia por o ter “acusado” de ter tomado algo, querendo que ela peça perdão na frente de todos.

Posso dizer? Estou 100% com Amaia.

Talvez Amaia tenha seus defeitos, e eu não os ignorarei… mas ela não está errada na sua denúncia, e é revoltante ver drogas aparecendo na sua bolsa para incriminá-la, ainda mais sabendo que foram plantadas por pessoas responsáveis pelo C.A.R. que encobriam e ministravam doping e que, agora, querem se safar. É desesperador a cena em que ela diz que isso tudo é coisa da Isabel, a diretora do C.A.R., e que ela está tentando encobrir ela mesma e o que quer que tenha acontecido com Núria. Pensar que a carreira esportiva de Amaia pode chegar ao fim apenas porque ela ousou denunciar um crime e quer saber sobre a melhor amiga é ultrajante, e é por isso que, mesmo que tenha seus defeitos, eu seguirei defendendo a Amaia.

Enquanto isso, Roque é escolhido como o segundo patrocinado da Olympo… o que acaba por me dividir. Eu AMO o Roque e gostaria demais de dizer que ele está recebendo esse apoio em reconhecimento de quão bom atleta ele é. Ele mereceria esse patrocínio sem sombra de dúvidas, e provou isso em campo recentemente, mas a verdade é que a Olympo não está fazendo isso para reconhecer o seu talento e o seu potencial… a Olympo está fazendo isso como uma maneira de limpar a sua própria imagem depois da entrevista que ele deu falando de homofobia no meio esportivo. Quando Amaia tenta apontar isso da pior maneira possível, fica parecendo que ela não acha que Roque merece ou que está com inveja dele, e isso estremece a amizade.

Talvez em parte ela esteja. Mas que existem outros motivos por trás da escolha da Olympo, existem.

 

Para mais postagens de “Olympo”, clique aqui.

 

Comentários